12 Dicas de Cuidados com a Pele da Especialista da Sisley

12 Dicas de Cuidados com a Pele da Especialista da Sisley

Skincare é tudo que é relacionado com o cuidado da pele, como a limpeza, hidratação, esfoliação e outros tipos de tratamentos que fazemos para dar aquele brilho de saúde. No mundo do skincare encontramos uma infinidade de dicas e tipos de produtos para todas as necessidades, o que naturalmente nos geram algumas dúvidas do que seria o melhor cuidado para a nossa pele e qual marca escolher.

Por isso, pedimos ajuda para a Elaine de Oliveira, expert de beleza e treinadora especialista da Sisley Paris, marca francesa com mais de 80 anos de experiência e pesquisas inovadoras no cuidado com a pele. Tiramos a principais dúvidas sobre skincare e você confere as respostas aqui, olha só:

Tudo sobre skincare com a especialista da Sisley

1. O cuidado com a pele se tornou um assunto mais em alta na pandemia. Como podemos manter esses cuidados com regras mais flexíveis e quais produtos, de fato, são essenciais no nosso dia a dia para uma pele saudável?

Para manter a pele saudável no nosso dia a dia é necessário uma maior flexibilização das regras, já vivemos um dia a dia atarefado e cheio de preocupações, muitas das quais foram intensificadas neste período de transição do final da pandemia.

Sabemos que muito conteúdo foi criado sobre skincare com rotinas de vinte passos e com uma grande gama de produtos que muitas vezes são aplicados no rosto em um espaço muito curto de tempo. Para sabermos o que de fato é essencial, é necessário, antes de tudo, conhecer de fato a nossa pele e investir em bons produtos de cuidados básicos, aqueles que podemos implementar na nossa rotina com naturalidade, tanto quanto escovar os dentes ou beber água.

Para Sisley Paris, o básico consiste em higienizar a pele, tonificá-la, hidratá-la e protegê-la:

  • Usar bons higienizadores não alergênicos ou comedogênicos e tônicos não oleosos, porque as questões da poluição do meio ambiente, principalmente da cidade, também agridem a nossa pele e causam envelhecimento. Assim, para garantir uma boa penetração dos tratamentos, é essencial que a pele esteja bem higienizada.
  • A hidratação é um passo fundamental na prevenção do envelhecimento e do aparecimento de alergias e outros problemas de pele, um bom hidratante precisa ajudar na retenção e no equilíbrio da água assim como no controle da oleosidade.
  • E um dos passos mais importantes para prevenir não apenas o envelhecimento da pele mas outros problemas como o câncer de pele é a utilização de bons protetores, em especial o protetor solar. Sabemos que a produção de vitamina D é essencial para o bem estar do nosso corpo, mas o que não podemos esquecer é que o sol pode ser nocivo ao oxidar as células também causando o envelhecimento precoce, aparecimento de manchas.

2. As consumidoras estão mais exigentes em relação aos produtos que utilizam em sua pele. O que é essencial que os produtos ofereçam hoje, além dos ingredientes?

O que é essencial nos produtos hoje em dia, além dos ingredientes, são os resultados! Para além de formulações, ingredientes e ativos que vão de encontro com as orientações dos dermatologistas – princípios ativos inovadores, componentes modernos… –, hoje um dos maiores diferenciais de uma marca de cosméticos é a responsabilidade social.

Cientes do momento em que vivemos, a responsabilidade social vai muito além de um selo na embalagem, ela começa na proteção ao meio ambiente, da gestão dos recursos para produção dos produtos, assim como a forma como a empresa trata seus funcionários.


3. Falamos que skincare ficou em alta nos últimos anos, mas o que podemos fazer para que uma rotina de cuidados com a pele não se torne uma obsessão em busca da pele perfeita?

Nós vivemos um momento em que há um movimento, principalmente de algumas atrizes que estão mostrando o rosto sem filtro, em alguns países da Europa e do Reino Unido já é proibido você usar filtros e retoques na publicidade.

É necessário um maior amadurecimento da nossa percepção da passagem do tempo no nosso rosto, no nosso corpo, nos nossos cabelos, de entender que o aspecto jovial não é apagar as rugas, mas sim ter uma pele saudável e bonita, é o autocuidado, o auto respeito e, principalmente, colocar a saúde em primeiro lugar.


4. A Sisley tem como valor a sustentabilidade. Diante disso, o que é sustentabilidade quando falamos de skincare?

Sustentabilidade é ter uma marca que se preocupa em valorizar as questões dos ingredientes e não apenas da embalagem, é entender a importância e o cuidado necessário para manter os princípios ativos. A Sisley pensa muito em como trazer o melhor, de não só criar uma fórmula química e desenvolver no laboratório.

Não são apenas fórmulas sintetizadas, mas são produtos sustentáveis que dependem da colheita daquela matéria prima, que dependem das safras, do cuidado com a terra, com água, com a utilização da energia, porque se aquela colheita não for boa, então aquele produto não vai ter qualidade, aquela matéria prima não vai ter a qualidade que eu preciso para desenvolver um creme. E é nesse local que mora o luxo e a simplicidade ao mesmo tempo, de criar realmente o melhor produto para o nosso cliente.

São detalhes que são fundamentais para o desenvolvimento dos tratamentos, fora os anos de estudos e pesquisas de anos e anos para desenvolvimento dos produtos e das soluções de sustentabilidade aplicadas na empresa.

5. Quais outras atitudes podemos ter para sermos mais sustentáveis ao utilizar cosméticos?

Procurar produtos e cosméticos que tenham embalagens que sejam de descarte responsável, de marcas que tenham ações contra a poluição, de cuidado com o meio ambiente. Sempre procurar produtos que pensam no meio ambiente, na proteção marinha, que se preocupe com as questões de reflorestamento, de oxigenação, de produtos com origem natural, isômeros químicos.



6. Temos muitos nomes e nomenclaturas em produtos de skincare. Afinal, como saber o que vai realmente ajudar a nossa pele?

O principal objetivo é trabalhar com a adição ou subtração de produtos com base nas necessidades de cada tipo de pele, respeitando alergias, princípios ativos, formulações, texturas e o objetivo que se pretende alcançar, assim como, é claro, o que é recomendado pelo seu dermatologista.


7. Existem cuidados extras para uma rotina de skincare na gravidez?

Devido às mudanças hormonais que acontecem na gravidez, são necessários alguns cuidados específicos. A alteração hormonal pode desencadear oleosidade, acne ou mesmo ressecamento da pele, portanto, o acompanhamento do dermatologista é essencial.

Porém, há cuidados básicos que podem ajudar a passar por essa fase de forma mais tranquila, os principais, limpeza, hidratação e proteção solar. A hidratação garante que você proteja a camada da derme, tanto do rosto quanto do corpo, assim como é importante redobrar a proteção solar, uma vez que, devido às mudanças hormonais, pode ocorrer o surgimento de melasma.



8. O que é importante na construção de um novo produto de skincare? Como a comunidade dessas consumidoras ajudam nesse processo?

Falando exclusivamente de Sisley, a marca se preocupa em sempre trazer conforto e benefícios para seus clientes. A marca se preocupa com as necessidades que a mulher moderna tem e está sempre atenta a como essas necessidades mudam com o tempo.

Por exemplo, a linha Sisleya surgiu em 1999 em vista das necessidades específicas de tratamentos anti-idade que as clientes de Sisley começaram a trazer para a marca. Assim como, em 2016, a linha teve um upgrade ao entender que as mulheres de 2016 eram mulheres com outras necessidades e as mudanças levam em conta as mudanças sociais, tecnológicas, dos resultados das pesquisas desenvolvidas, sempre respeitando as necessidades de cada indivíduo, de cada cliente.


9. Como distinguir um produto de skincare ruim de um produto de qualidade?

Em primeiro lugar, a procedência da marca, ou seja, uma marca que possua uma história, um know-how, que possua credibilidade e respaldo científico e tecnológico. É necessário saber quais são os ingredientes, sua origem, quais são os processos, se eles são processos transparentes, se os produtos são hipoalergênicos, naturais, se há uma preocupação com o meio ambiente e com a sociedade e sempre seguir as recomendações do seu dermatologista.

10. Sabemos que existem vários tipos de pele. Quais são os cuidados básicos para as peles secas, oleosas e mistas?

Os cuidados básicos são quase sempre os mesmos, todas as peles precisam de limpeza, tonificação, hidratação e proteção. Os cuidados específicos vêm de entender quais são as formulações mais adequadas para cada tipo de pele:

  • Para uma pele mais seca e sensível, é mais recomendado usar produtos sem álcool, que não machuquem ou agridam, com fatores calmantes, mais nutritivos, com ingredientes mais leves e afins.
  • Para uma pele mista a oleosa, é necessário produtos que regulam e ajudem a controlar a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, trabalhando a texturização da pele, ou seja, sabonetes, espumas, gel de limpeza, esfoliantes, produtos com ácido salicílico, que é um agente que ajuda no controle da oleosidade, e hidratantes oil free, matificantes e calmantes.

11. Como podemos montar uma boa rotina de skincare em casa, no dia a dia?

O primeiro passo é compreender de que forma é possível incorporar à sua rotina o tempo necessário para o cuidado com seu tipo específico de pele, sempre lembrando que temos quatro passos básicos: limpeza, tonificação, hidratação e proteção solar. Toda pele precisa desse ritual básico, pela manhã e pela noite, o que pode ser incorporado a essa rotina são tratamentos específicos para o dia ou para noite a depender das necessidades da pele de cada indivíduo e da forma como esse tratamento pode ser incorporado no dia a dia de cada um.

12. Qual é o maior diferencial da Sisley quando falamos de skincare?

Quando falamos de Sisley, falamos de uma linha que se diferencia de todas as que existem atualmente no mercado. É uma linha que visa saúde, que atende as necessidades sensoriais, que aguça os sentidos, uma linha que transmite veracidade na ação dos seus produtos, é uma linha que traz resultados reais para os clientes.

São produtos que contam com muita pesquisa, com muita tecnologia, com desenvolvimento, com a produção e colheita de matéria-prima de alta qualidade, que busca o que há de melhor na natureza para desenvolver seus tratamentos. É uma linha que se inspira e se especializa em pele para compreender e atender as necessidades, criando produtos exclusivos para cada necessidade.

É uma linha completa que conta com tratamento facial, tratamento corporal, maquiagens que também agem como auxiliares no tratamento e skincare, com fragrâncias que são inspiradas na arte e na família. E o lançamento, a linha de haircare, que trata não apenas os fios mas também do couro cabeludo e que visa o cuidado e o tratamento dos principais problemas dos cabelos. A Sisley é uma marca que busca trazer saúde e bem-estar para seus clientes.

Conheça todos os produtos incríveis de skincare da Sisley na AMARO!