As Melhores Plantas Para Ter Dentro de Casa

As Melhores Plantas Para Ter Dentro de Casa

Se antes a gente já sonhava com uma casa cheia das plantas, imagina agora que estamos passando mais tempo dentro do que fora. Os planos de varandas e janelas verdinhas e as pastas de inspiração do Pinterest já estão até prontas, mas aí batem as dúvidas: Quais são as melhores plantas para ter em apartamento? E as plantas para ter dentro de casa? Quais não precisam de sol?

Para nos ajudar nessa missão, convidamos os experts da @selvvva para dar dicas de plantas resistentes, lindas e fáceis de cuidar dentro de casa. E, de quebra, ainda fizemos um match das plantas com looks que a gente ama - assim você pode descobrir qual delas combina mais com seu estilo. Vem ver:

MELHORES PLANTAS PARA TER EM CASA

Confira a seguir a lista da Selvva das melhores plantas para ter em casa (ou apartamento) - com direito a dicas de rega e de quais gostam mais ou menos de sol. Confira:

JIBOIA

Em efeito cascata ou subindo pelas paredes, a jiboia pede pouco em troca da sua cabeleira. Versátil, empresta a sua exuberância aos lugares de meia-sombra ou luz difusa e tem a capacidade de absorver substâncias químicas, purificando o ar contaminado por alguns gases e poluentes.

Pouco tolerante às baixas temperaturas, é uma planta que gosta de umidade e pode crescer cheia de vida nos banheiros com boa ventilação e luz natural.

Rega: de 2 a 3 vezes por semana

SE ESSA PLANTA FOSSE UM LOOK

Seria um look monocromático com jaqueta impermeável - para estar pronta para os dias de frio e garoa sem perder a elegância.

MARANTA PAVÃO

Essas folhas delicadas vão te surpreender. Durante a noite, elas ficam erguidas. Quando o dia amanhece, se movimentam para baixo em busca da luz do sol, exibindo desenhos que parecem desenhados à mão.

Um cantinho dentro de casa, à meia sombra, aproveitando a luz amena entre as 7h e 9h, ou no fim da tarde, das 17h às 19h, é o ideal para sua maranta crescer cheia de vida.

Rega: de 2 a 3 vezes por semana.

SE ESSA PLANTA FOSSE UM LOOK

Seria um look hi-lo de jaqueta jeans com saia mídi e aquele toque de animal print - com tênis para o dia a dia e com salto para arrasar à noite.

TRAPOERABA ROXA

Essa planta pinta de roxo as ruas da cidade. Facilmente encontrada na natureza, ela desperta nos cantinhos inesperados e pede pouco pelo seu colorido. Bastam algumas horas de sol para crescer cheia de vida e emprestar o seu volume ao desenho das paisagens.

Resistente às condições menos favoráveis, como as baixas temperaturas dos dias frios, essa guerreira tem fome de descobrir novos espaços: um galhinho é suficiente para se multiplicar num piscar de olhos, sob o sol pleno ou meia-sombra.

Rega: 2 vezes por semana, sob sol pleno, ou 1 vez por semana, à meia-sombra.

SE ESSA PLANTA FOSSE UM LOOK

Seria um look com jaqueta puffer e suéter roxo, para pintar as ruas da cidade de roxo e resistir às temperaturas mais baixas do inverno.

PLANTAS QUE NÃO PRECISAM DE SOL

Algumas plantas super fáceis de cuidar em apartamento e que não precisam ficar expostas ao sol.

BAMBU DA SORTE

Sorte, prosperidade, união. Na terra ou na água, essa planta traz a tradição oriental da harmonização dos ambientes e bons fluidos. Resistente e flexível, ela remete aos encantos do bambu, mas pertence à família das dracenas.

Seja pela capacidade de purificar o ar ou pela facilidade de se multiplicar, o bambu da sorte é uma dose de carinho para homenagear o novo e presentear em nascimentos, casamentos, formaturas, entre tantas outras comemorações. Vai bem à meia-sombra, em um cantinho com luz natural afastado da janela.

Rega: de 2 a 3 vezes por semana. Dê preferência à terra fofinha, mantendo-a sempre úmida. Para os arranjos em vaso, troque a água 1x por semana e lave o recipiente com sabão, para não criar limo.

SE ESSA PLANTA FOSSE UM LOOK

Seria um look para comemorar uma data especial ou um kimono, se a ideia for aproveitar as boas energias dela em casa.

FICUS LYRATA

As folhas que lembram o formato da lira, um instrumento musical, dão o nome a uma das favoritas dos apaixonados pelo verde. A ficus lyrata ou figueira-lira traz o porte e a beleza de miniárvore para dentro de casa.

Sensível aos ventos gelados, ao ar-condicionado e ao sol direto, prefere os cantinhos à meia-sombra.

Rega: de 2 a 3 vezes por semana.

SE ESSA PLANTA FOSSE UM LOOK

Seria um look quentinho, estiloso e confortável pra ficar dentro de casa e curtir os dias de frio acompanhada de uma xícara de chá.

PACOVÁ

Aquele lugar com pouca claridade, que não recebe sol, também pode ganhar o colorido do verde. O pacová é uma das espécies que se dá bem nos ambientes pouco iluminados - é resistente e pede pouco em troca da sua exuberância.

Dono de folhas largas e caules gordinhos, ele guarda as reservas de água para os momentos de escassez.

Rega: 1 vez por semana.

SE ESSA PLANTA FOSSE UM LOOK

Seria um look com jaqueta de couro que, assim como o pacová, é resistente e garante um look sempre elegante sem esforço.

SOBRE A SELVVVA

bolinha-selvvva.png

A @selvvva resgata o prazer do contato com o verde. Cria produtos para levar o aconchego das plantas para dentro de casa e inspirar ambientes mais acolhedores, além de ajudar na escolha das espécies certas para cada cantinho e compartilhar o conhecimento sobre elas.