Tipos de Talheres para Cada Refeição

Tipos de Talheres para Cada Refeição

Em nosso guia completo de como montar uma mesa para ocasiões formais, ensinamos como combinar cada elemento e deixar suas refeições mais especiais. Hoje, vamos mostrar outra parte essencial de uma mesa posta clássica: os tipos de talheres e a refeição indicada para cada um deles. Olha só:

Você Merece Mimos na Black Friday

Novembro chegou e isso quer dizer que é tempo de Black Friday! Garanta mimos de moda, beleza e casa com os descontos e Black Friday da AMARO!

TIPOS DE TALHERES

Antes de montar aquela mesa dos sonhos, é preciso saber que é a ordem das refeições quem dita o posicionamento de cada talher. Isso porque cada tipo de alimento pede um talher específico para ajudar na hora de comer. Para conferir como é um posicionamento clássico, veja o infográfico:

TIPOS DE GARFOS

Independente do tipo de mesa posta, os garfos sempre ficam no lado esquerdo do prato. Caso seja um jantar ou almoço em que possa existir mais de uma etapa de refeição - como entrada, prato principal e sobremesa - os garfos devem ficar posicionados de acordo com a ordem das refeições, sempre de fora para dentro. Assim, o garfo de sobremesa, por exemplo, seria o mais próximo ao prato.

GARFO DE MESA

O garfo de mesa é o clássico que usamos no dia a dia. Ele tem tamanho grande e 4 dentes iguais com espaçamento normal. Para quem quer deixar a mesa mais moderna e com um ar diferente, a dica é apostar em conjuntos de garfos de mesa coloridos, como os dourados ou rosés.

GARFO DE PEIXE

Para quem quer um tipo de talher específico para cada alimento, precisa ter um garfo de peixe. Esse é um garfo um pouco menor que o garfo de mesa, tem uma base mais larga com um dente central maior que os outros. Esse formato é ideal para retirar as espinhas do peixe.

GARFO DE SALADA

Os dentes do garfo de salada são mais largos, assim fica mais fácil pegar as folhas, tomates e legumes com mais precisão.

GARFO DE SOBREMESA

O garfo de sobremesa tem um tamanho menor com três dentes para ajudar a comer aquele bolo gostoso e outras sobremesas “sólidas”. Suas pontas também são mais afiadas para poder cortar pedaços sem necessitar de uma faca.

TIPOS DE COLHERES

Os tipos de colheres variam de tamanho e são usadas em refeições líquidas ou cremosas - e até na hora de tomar bebidas específicas como chás ou cafés.

COLHER DE CAFÉ

A colher de café é a menor dentre os quatro tipos de colheres. Fica junto ao jogo de xícara e pires para acompanhar uma mesa posta de café da manhã.

COLHER DE CHÁ

Levemente menor que a colher de sobremesa, a colher de chá é usada para consumir alimentos em recipientes pequenos, como mousses ou para mexer bebidas como chá ou lattes.

COLHER DE SOPA

A colher de sopa tem o maior formato entre as colheres. Ela é arredondada e mais funda, perfeita para cremes, sopas e caldos.

COLHER DE SOBREMESA

Essa aqui não tem muito segredo, né? Com tamanho médio, ela é feita para saborear docinhos líquidos ou cremosos. Você pode explorar vários modelos diferentes, com decorações ou formatos diversos. As colheres de sobremesa com adornos são um charme para aniversários em casa ou encontros especiais. Procure combinar com o resto da sua decoração de mesa e tenha uma mesa posta totalmente instagramável.

TIPOS DE FACAS

Além do tamanho, os tipos de facas se diferenciam pelos diferentes modelos de serras. Algumas são ideais para cortar carnes - vermelhos ou brancas - e outras menores são indicadas para sobremesas.

FACA DE MESA

Assim como o garfo, a faca de mesa é o tipo clássico que usamos nas refeições principais de almoço ou jantar no dia a dia. Ela tem serras mais discretas para te ajudar a cortar e colocar a comida no garfo sem apresentar perigo de corte para quem usa.

FACA PARA CARNES

A faca de carne pode variar de tamanho no geral, porém todas possuem serras maiores e mais afiadas que permitem um corte preciso.

FACA PARA PEIXE

A faca de peixe é um pouco menor que a faca de mesa. Ideal para comer carne branca, esse tipo de faca tem uma ponta afiada sem serras. Assim, você pode retirar as espinhas sem desmanchar o alimento.

FACA PARA SOBREMESA

A faca para sobremesa não tem serras e seu tamanho é pequeno. Ela serve para dar base ao garfo de sobremesa para pegar os docinhos.

FACA PARA MANTEIGA

Por fim, a faca de manteiga tem a ponta arredondada e não tem corte. Ela é indicada para passar pastas como manteiga, geléia e patês.