Banho Sustentável com Cosméticos em Barra | Entrevista B.O.B

Banho Sustentável com Cosméticos em Barra | Entrevista B.O.B

Alguma vez você já parou para pensar no número de embalagens plásticas que temos no banheiro? Além do resíduo plástico gerar um impacto enorme, muitos cosméticos também tem agentes nocivos em sua fórmula. Mas calma, existem alternativas incríveis. Você já ouvir falar em shampoo e condicionador em barra? É uma inovação sustentável que veio para ficar e falamos diretamente com a fonte. A BOB Bars Over Bottles é pioneira em cosméticos em barra no Brasil e é amplamente reconhecida pelo seu zero uso de plástico em todo o ciclo de cada barrinha. Entrevistamos a Andreia Quercia, co-fundadora dessa marca incrível, e ela nos contou sobre a história inspiradora da BOB e ainda deu super dicas de cabelos e como ter um banho verdadeiramente sustentável. Vem ver:

Os fundadores da B.O.B

“Ouvimos muito “vocês são loucos, ninguém vai usar, isso não existe” e nós tínhamos certeza que valia tentar.”

— ANDREIA QUERCIA, CO-FUNDADORA B.O.B

A Andreia Quercia mora na Alemanha e foi lá que ela começou a presenciar um pouco mais a realidade do cuidado com o consumo e os resíduos que você produz. Já o Victor Falzoni também tinha a mesma preocupação aqui no Brasil. Os dois são amigos de longa data, estudaram juntos no colégio e se formaram juntos em Administração de Empresas no Insper. Ambos queriam empreender com consciência e fazer a diferença.

A Andreia fez MBA de empreendedorismo em Madrid - Espanha, onde criou um projeto de startup premiado com o primeiro lugar do campeonato do seu curso. A partir daí ela teve certeza que queria seguir esse caminho no setor de bens de consumo, mas com um impacto positivo no meio ambiente. O Victor tem um histórico robusto na área financeira, trabalhando em grandes consultorias de investimentos. A dinâmica dos dois é assim: ele cuida da parte executiva da B.O.B, é fenomenal nos números e operações, e ela cuida da criação, conceito e desenvolvimento. Eles se complementam e juntos criaram a B.O.B Bars Over Bottles. Olha só:

Como nasceu a B.O.B?

E em uma das minhas vindas para o Brasil no final de 2017, eu e o Vitor estávamos conversando sobre a questão do lixo. Ele estava com um projeto em que estava percebendo a quantidade de lixo que gerava em uma loja de varejo. E a gente começou a pensar em desenvolver uma marca que pudesse eliminar quase que 100% da embalagem plástica. Então, para nós foi muito crucial analisar o tanto de embalagem que é produzida no mundo hoje e como a indústria de embalagem em si é o maior consumidor de plástico. O que gera uma cadeia inteira super prejudicial para o meio ambiente em todos os aspectos: desde a extração do petróleo, o processamento químico dessas matérias até a pegada de carbono que isso gera. Tudo para fazer uma embalagem que vai voltar para o lixo - é uma conta que não fecha.

Então, a ideia foi criar uma marca que tirasse totalmente a necessidade do uso de embalagens plásticas. Nas nossas pesquisas, a gente se deparou com o fato de que mais de 80% do conteúdo de cosméticos líquidos como shampoo e condicionador é água. E a gente pensou: “é muito ineficiente você transportar isso, você está colocando a água para passear e usando plástico para isso!”.Nós conhecíamos marcas pioneiras como a Lush que já tinham cosméticos em barra, mas pensamos em como ninguém está produzindo isso em massa e batendo nessa tecla para o consumidor se dar conta de que o processo está errado, a conta não está fechando para o meio ambiente e nem para gente. Vamos pegar todos os produtos que podemos e transformar de líquidos em barra!

Começamos um processo de desenvolvimento que foi um super desafio porque no Brasil não existia uma produção de cosméticos em barras e ouvimos muito “vocês são loucos, ninguém vai usar, isso não existe” e nós tínhamos certeza que valia tentar. Desenvolvemos nossas fórmulas fora do Brasil, em lugares que já conheciam esse processo. Trouxemos as fórmulas prontas para São Paulo e encontramos um parceiro que topou o desafio de transformar esses produtos em barrinhas e fizemos um piloto em outubro de 2019. Foi aí que vimos que tinha adesão e que as pessoas queriam sim: é uma mensagem muito fácil, muito clara, muito transparente.

Quando o consumidor escuta que 80% do shampoo líquido é água, isso abre uma clareira na cabeça da pessoa: “como nunca parei para pensar nisso?”. E nós damos para ela uma alternativa tão boa quanto e muito mais concentrada, muito mais eficiente e ainda que a ajuda a reduzir o impacto no ambiente. Essa era uma das nossas principais ideias, eu e o Vitor falávamos sobre como é muito legal ser sustentável só que ninguém quer passar perrengue para isso. Você geralmente tem que querer muito e há uma barreira de mudar o hábito, o comportamento. Por isso tínhamos isso na cabeça: criar uma marca com o mínimo de embalagem possível, zerar a quantidade de plástico - que você só consegue tirando a água- e eliminando 100% o número de plástico descartado no final do ciclo.

Começamos a desdobrar a ideia e criar a marca. Assim surgiu o nome BOB - Bars Over Bottles. Eu sempre quis um nome que tivesse algum sentido por trás e essa frase é literalmente tudo o que a gente faz: substituir garrafas por barras. A BOB será uma marca que vai tirar totalmente o uso de plástico descartável do seu banheiro, vamos conscientizar as pessoas disso. É um ambiente em que passamos muito tempo do nosso dia a dia e em que queremos produtos de alta qualidade, é o ambiente do autocuidado. Não queremos ser “eco-chatos”, queremos gerar um desejo da pessoa ser sustentável nesse ambiente, com um autocuidado e um cuidado com o planeta ao mesmo tempo.

O que inspira a marca?

“Ver que estamos levantando essa consciência para muita gente, é o que nos inspira. E a nossa barrinha é a concentração do que você precisa, do essencial. ”

— ANDREIA QUERCIA - CO-FUNDADORA B.O.B

Sustentabilidade é a inspiração primária da BOB. Os outros dois pilares são o consumo consciente e o conceito da vida minimalista. Queremos simplificar a vida das pessoas com a B.O.B, ou seja, você tem 3 barrinhas no seu chuveiro e isso é tudo o que .você precisa para lavar seu cabelo e se limpar com um sabonete em barra. Temos um pipeline de desenvolvimento de produtos sempre pensando nisso. Não queremos lotar a prateleira do consumidor com mil produtos, queremos ter poucos produtos de maneira objetiva e que fique claro qual o produto ideal para ele e que tenha adesão àquele produto de forma recorrente e possa ter uma vida simplificada com consumo mais consciente. E levamos isso na nossa vida também, no escritório da BOB nós não temos quase nada, é tudo muito clean. No nosso banheiro temos uma toalha e uma barrinha. Então conseguimos desdobrar isso em tudo, hoje temos 23 pessoas no time e todos aderiram a isso de não ter consumo exacerbado e ter consciência de que tudo que consumimos gera um impacto. Isso inspira muito a gente, ver que estamos levantando essa consciência para muita gente. E a nossa barrinha é a concentração do que você precisa, do essencial.

Pensamos em facilitar o uso de produtos sustentáveis, porque a consciência está ai, nós temos muito acesso à informação. Sabemos que a poluição plástica é o principal desafio ambiental da nossa geração, estamos em um ciclo que mal sabemos os efeitos futuros. Precisamos cortar na raiz, ou seja, não usar e não gerar a necessidade do uso de plástico. Em todos os ambientes que você pode cortar isso é válido.

Você fala muito com a sua decisão de compra, acredito muito nisso. Quando você compra de uma empresa, esse consumo tem um poder: você está incentivando toda uma cadeia de produção. Nós internalizamos tudo: desenvolvimento de produtos, produção, logística. Vemos o trabalho que dá e a cada compra que sai no site é um sinal de que tem alguém nos dando uma luz verde para nós continuarmos fazendo tudo isso.

Qual o principal desafio da BOB no Brasil?

“Mas aí surge a B.O.B, criada por dois amigos, para mostrar que é possível fazer diferente e é muito legal ser essa força e o empurrãozinho para fazer todo mundo também pensar diferente.”

— ANDREIA QUERCIA - CO-FUNDADORA B.O.B

A parte de desenvolvimento foi um desafio. Tivemos dificuldade de encontrar fábricas que topassem esse conceito de desenvolver produtos sólidos. Porque a indústria de cosméticos no Brasil é muito convencional mesmo com marcas gigantescas e super competentes. Acontece que elas estão em um pensamento de produto tradicional, é difícil eles mudarem o que vêm fazendo há décadas. Mesmo que tenha inovações, não são novidades que realmente repensam a cadeia produtiva e a questão da embalagem. E mesmo fora do Brasil, não é fácil pois a maioria dos ingredientes já vêm líquido então devemos repensar o que vai na fórmula. Mas aí surge a B.O.B, criada por dois amigos, para mostrar que é possível fazer diferente e é muito legal ser essa força e o empurrãozinho para fazer todo mundo também pensar diferente.

Outro desafio é que o Brasil tem um problema de logística, de entrega. Quem compra online quer receber o quanto antes e assim temos um desafio estrutural que o País impõe.
Mas o desafio que pensamos que teríamos mas não aconteceu foi a barreira do consumidor. O consumidor brasileiro, em especial as mulheres que são 90% dos nossos clientes, são muito abertos a novidades. Achávamos que seria um desafio a educação do consumidor em relação aos produtos sódios, porém a gente sentiu muito pouco. A consumidora brasileira é aberta à inovação, aberta a novidades. As pessoas acham divertido usar a Barrinha no cabelo. É algo novo, diferente e fun.

A embalagem da B.O.B usa zero plástico. Qual a alternativa sustentável que vocês usam?

“Isso mostra cada detalhe que a gente pensou para realmente ter zero plástico de ponta a ponta.”

— ANDREIA QUERCIA - CO-FUNDADORA B.O.B

Nós pensamos na embalagem de forma que ela fosse 100% biodegradável. Nem cola nós usamos, nossas caixinhas são todas montadas pois quando se põe cola no papel ele não consegue ser reciclável. Então não pensamos apenas no produto em barra, nós pensamos em toda a cadeia. Também na caixinha do Sedex, passamos a colocar algodão cru em vez do isopor para proteger o produto.

Nós temos zero plástico em todo o delivery do cliente, o que no início era um desafio porque toda a transportadora colocava uma sacola plástica na caixa da BOB. E a gente pensava: “Meu Deus a gente tá batendo na tecla que nós somos zero plástico e nosso produto chega pro cliente com uma sacolinha da transportadora!”. Nossa solução foi colocar um envelopinho vazio com uma mensagem para transportadora dizendo “por favor nos ajude a reduzir o consumo de plástico, use o envelope” e eles começaram a usar esse envelope. Isso mostra cada detalhe que a gente pensou para realmente ter zero plástico de ponta a ponta.

Quais as vantagens de um cosmético em barra?

O cosmético em barra tem todos os ingredientes ativos super concentrados sem diluir em água. Então você pega o seu shampoo tira toda a água e coloca todos aqueles ingredientes concentrados em uma barrinha e você usa a água do chuveiro, quer dizer, é a forma mais eficiente de usar água. Esse é o principal benefício: você diminui mais de duas vezes o impacto ambiental na cadeia toda. Tem a vantagem de não precisar usar as embalagens plásticas que vão durar 450 anos no meio ambiente.

“Por isso temos a não toxicidade dos ingredientes, que é um aspecto super positivo para quem usa e para o meio ambiente. ”

— ANDREIA QUERCIA - CO-FUNDADORA B.O.B

O cosmético em barra também dura mais pois todos os ingredientes estão concentrados e você dilui com a água do chuveiro, então tem uma durabilidade maior. Para você ter uma ideia, nossa barrinha de shampoo dura 60 lavagens. Outro aspecto importante de não ter água é não precisar usar conservantes químicos fortes. Ao usar água, principalmente no Brasil que é um país quente, você tem a proliferação de fungos e bactérias em ambientes úmidos e por isso aplica-se esses conservantes que podem ser prejudiciais à saúde. Ao retirar a água você não precisa ter a adição de conservantes muito fortes e acaba usando conservantes naturais.

Na B.O.B utilizamos ingredientes 100% veganos cruelty free e componentes naturais pois nos preocupamos sobre aquilo que irá descer junto com água do chuveiro e impactar o planeta. Temos que pensar que tudo que passamos no cabelo é absorvido pelo corpo e entra no nosso organismo. Por isso temos a não toxicidade dos ingredientes, que é um aspecto super positivo para quem usa e para o meio ambiente.

Como cosméticos naturais podem melhorar a saúde do cabelo?

“São ingredientes mais caros, mas que acreditamos serem muito melhores para a saúde do cabelo, que não desbota os fios e controlam a formação de caspa. E isso é possível fazer com ingredientes naturais. ”

— ANDREIA QUERCIA - CO-FUNDADORA B.O.B

No nosso caso, além de não usarmos os conservantes químicos fortes como os petrolatos, não usamos sulfatos na nossa fórmula. O que é o sulfato? Os sulfatos são agentes de limpeza que tiram a camada de gordura natural do nosso fio. Então eles fazem uma limpeza super profunda que tira a proteção do fio, o que estimula a produção de mais sebo, mais gordura no couro cabeludo. Assim, você entra no ciclo de oleosidade e, para quem tem tintura, o cabelo fica desbotado. É ruim para quem tem um cabelo extremamente seco também.Por isso existe esse movimento do Low Poo, No Poo, que é o shampoo que não tem sulfato. A BOB tem todos os shampoos Low Poo para que todo mundo que tem essa preocupação de ir contra o sulfato pode usar os nossos produtos. Isso só é possível porque o nosso ingrediente base é um agente importado da Alemanha, já que ele não é produzido do Brasil. Usamos no lugar do sulfato convencional um agente de limpeza mais natural, é um óleo de coco processado que dá espuma e o poder de limpeza presente nas barrinhas. Então, você também está tratando com ingredientes naturais que vão tirar a sujeira e a gordura que você quer, mas só o que realmente precisa.

Tudo isso com um resultado - em termos de tecnologia - melhor do que um produto convencional. Esses ingredientes são mais caros, o que gera uma barreira de custo para desenvolver. O shampoo convencional é baratíssimo para produzir, já as nossas barrinhas não são. Acabamos ficando ali no “elas por elas” porque primeiro queremos que as pessoas virem adeptas ao conceito. São ingredientes mais caros, mas que acreditamos serem muito melhores para a saúde do cabelo, que não desbota os fios e controlam a formação de caspa. E isso é possível fazer com ingredientes naturais. Obviamente que eles têm um desempenho menos rápido do que os produtos sintéticos, precisa ser usado por um pouco mais de tempo, mas ainda assim é um investimento e uma troca que vale muito a pena.

Quais as dicas para cuidados com os cabelos da BOB?

Lavar com shampoo adequado para seu tipo de cabelo. A gente tem um quiz no nosso site que ajuda você escolher a barrinha que é mais apropriada para o seu tipo de cabelo. Escolha o B.O.B certo para o seu tipo de cabelo e para suas necessidades em termos de shampoo e combine com o condicionador certo para o seu tipo de ponta.

Também é bom evitar o uso de produtos químicos com sulfatos e silicones. O sulfato, como falamos, tira a gordura natural que protege o fio. Já o silicone encapa o fio com uma película que engana a flexibilidade e a maleabilidade do cabelo. Você acha que o fio está hidratado e macio, mas na verdade ele tá encapado com silicone e quando você usa vitaminas e nutrientes de outros produtos eles não conseguem penetrar no fio. Por fim, sempre dê preferência aos produtos os veganos e cruelty free.

Como escolher o shampoo e condicionador para o meu cabelo?

“Com essas três informações a gente consegue direcionar o produto ideal para você.”

— ANDREIA QUERCIA - CO-FUNDADORA B.O.B

É preciso pensar em alguns aspectos do cabelo. Primeiro, a estrutura do fio, ou seja, se ele é liso, cacheado, crespo ou ondulado. A grossura do fio, se ele é muito fino, mais grosso ou médio. Outro aspecto que a gente olha é se a raiz é normal ou muito oleosa e também as caraterísticas das pontas. Então basicamente no nosso quiz você responde três perguntas e a gente te dá o resultado do shampoo e condicionador ideal para você.

Por exemplo, se você tem uma raiz mais oleosa vamos te direcionar a um produto que tem o poder de limpeza um pouquinho mais forte e que trabalha com argila preta ou argila verde, que são argilas mais absorventes. Já para cabelos ressecados direcionamos produtos com argila branca ou até mesmo manteigas, que são mais nutritivas que conseguem te dar uma hidratação um pouco maior sem limpar tão profundamente, ou seja, limpando o suficiente. Resumindo, é basicamente olhar o tipo de cabelo, a raiz e as pontas. Com essas três informações a gente consegue te direcionar o produto ideal para você.

Banho relaxante e sustentabilidade combina? O que é um banho sustentável?

“Não adianta tomar um banho mais rápido para ser sustentável e descartar 20 garrafas de plástico.”

— ANDREIA QUERCIA - CO-FUNDADORA B.O.B

Honestamente o “spa em casa” não precisa de muita água. Você pode fazer uma massagem, passar óleo de coco no cabelo seco, fazer uma máscara facial. Não precisa ter um consumo exacerbado de água. Acredito que um banho sustentável é pensar no que você está usando no banho, o que isso vai fazer com seu organismo e o que vai cair pelo ralo, pois aquilo vai voltar no sistema para voltar para você de alguma forma.

O banho sustentável é pensar no seu momento de relaxar e no seu bem-estar usando produtos que tenham baixo impacto ambiental. Não adianta tomar um banho mais rápido para ser sustentável e descartar 20 garrafas de plástico. É pensar na cadeia das coisas, por onde aquilo tudo passou para você ter o seu momento de relaxamento e como isso vai voltar para o sistema de água. Aí sim você é sustentável: pensar no antes e como aquilo tá sendo liberado de volta. Assim você pode ficar com a consciência tranquila tomando banho com baixo impacto ambiental. E aí que você relaxa de verdade.

Como posso transformar o resto dos produtos do meu banheiro com o mínimo de plástico possível?

“São pequenos impactos no seu banheiro que geram consequências grandiosas nos seu dia a dia.”

— ANDREIA QUERCIA - CO-FUNDADORA B.O.B

A gente levanta muito essa bandeira do banheiro zero plástico, acreditamos que no banheiro dá para você eliminar quase 100% do uso de plástico. Usando o shampoo e o condicionador em barra; usar o sabonete corporal em barra; trocar a bucha sintética por buchas naturais; trocar as hastes flexíveis - que é uma das coisas mais encontradas hoje nas praias e nas costas - por hastes flexíveis de bambu ou de papel, pois desintegram no meio ambiente.

Preferia lâminas de barbear de metal com refil em vez daqueles barbeadores descartáveis que você usa uma vez e joga fora.Use escova de dente de bambu em vez de escova de dente de plástico. Também está começando a ter no mercado pasta de dente em barra ou em cápsula. Desodorante em barra sem utilizar embalagens plásticas ou até mesmo cremes que vem pote de vidro, porque o vidro é eternamente reciclável. Trocar os absorventes menstruais por copinhos e outras alternativas aos absorventes de plásticos é muito importante também.

Então, acho que dentro do hábito diário do banheiro, dá para você eliminar totalmente o uso de plástico. São pequenos impactos no seu banheiro que geram consequências grandiosas nos seu dia a dia.

E você, O que achou?

Já conhecia a B.O.B? Já viu o Instagram da marca? Lá eles postam conteúdos para quem quer ser sustentável com pílulas de conscientização e para desmistificar o movimento ecológico. Conta para gente se você já testou cosméticos sólidos!