Não existe "coisa de menina": entenda mais sobre heteronormatividade com Rita Von Hunty e Fábio Manzoli

Não existe "coisa de menina": entenda mais sobre heteronormatividade com Rita Von Hunty e Fábio Manzoli

Se você já se questionou sobre os papéis de gênero que a sociedade exerce e nos obriga a cumprir, aqui tem um conteúdo incrível para tirar suas dúvidas. Se esse questionamento ainda não rolou do lado daí, tudo bem também - vem aprender sobre heteronormatividade e a sociedade em que vivemos com os ensinamentos da Rita Von Hunty e o palestrante Fábio Manzoli.

Você Merece Mimos na Black Friday

Novembro chegou e isso quer dizer que é tempo de Black Friday! Garanta mimos de moda, beleza e casa com os descontos de Black Friday da AMARO!

Rita Von Hunty

A Rita é professora, atriz e youtuber. Seu canal, Tempero Drag, conta com mais de 800 mil seguidores e fala, com naturalidade e descontração, sobre pautas que precisam ser aprofundadas por todos nós. Desde política à sexualidade (que não deixa de ser política), aqui você pode conferir todo conteúdo da nossa drag preferida.

Rita Von Hunty e AMARO

Fábio Manzoli

O Fábio é formado em administração de empresas pela FGV, mas hoje é palestrante sobre masculinidade saudável e roda o mundo trazendo homens para dentro de pautas tão importantes. Aqui você pode acessar o perfil dele com conteúdos essenciais para o nosso dia a dia.

Fábio Manzoli e AMARO

O que é heteronormatividade?

A heteronormatividade nada mais é do que uma imposição social para ser ou se comportar de acordo com os papéis de cada gênero. Sofremos com a heteronormatividade uma vez que entendemos que existe uma norma, uma imposição, para que todos se comportem (e sejam) como heterossexuais. Dessa forma, quem não se encaixa com o “padrão” acaba sofrendo bullying, sendo marginalizado ou ignorado.

Significado heteronormatividade

Quando surgiu a heteronormatividade?

A Rita nos explicou que existe algo que não podemos ver ou tocar, mas que move nossas vidas desde o momento do nosso nascimento: a norma social - ou seja, a forma como somos criados e que deu origem à heteronormatividade.

A heterossexualidade é uma abstração teórica <...> a cis hétero norma é construída em um contexto social, em sociedades e tempos específicos.

Rita Von Hunty

É por conta da norma social heteronormativa que nos encontramos em um cenário ao qual nós, mulheres, precisamos nos depilar para sermos aceitas socialmente. Mas também é por conta dessas normas sociais que os homens sentem a necessidade de se provar fortes, corajosos e patriarcas.

Fomos criados para sermos héteros. E onde começa essa criação? Onde começa essa separação interna e essa visão misógina e homofóbica? Ela começa na infância <...> fazemos o menino achar que ser homem é ser superior e que ser gay é não ser homem <...> criamos os filhos homens para serem pessoas tóxicas e violentas.

Fábio Manzoli

A negação da norma social, por sua vez, faz com que sejamos marginalizados pela mesma sociedade que nos obriga agirmos de certa forma. Se uma mulher não se depila, ela é “largada”. Se um homem não gosta de futebol, ele é gay. Não existe meio termo para as normas sociais heteronormativas e o preconceito adjacente. Mas hoje já existe liberdade suficiente para questionarmos esses comportamentos.

A cis heteronormatividade é a ideia de uma construção de uma sociedade onde a norma é que todos os corpos se desenvolvam para se tornarem cis genêro e heterossexuais. Nenhum corpo de homem, por assim dizer, se desvie dos atributos que aquela sociedade desempenhou para a masculinidade.

Rita Von Hunty

O que são papéis de gênero?

O termo "papéis de gênero" refere-se ao conjunto de padrões e comportamentos que são esperados dos gêneros binários (masculino e feminino). Assim, ao convivermos em sociedade, crescemos e criamos dentro de nós uma identidade baseada nestes papéis de gênero e o que significa ser "macho ou fêmea". Os papéis de gêneros podem mudar de cultura para cultura, mas existe algo em comum entre todos eles: a reprodução desses comportamentos é coletiva e nunca individual.

Gênero é uma posição no mundo, uma construção social.

Rita Von Hunty

E as pessoas não-binárias?

Por falar em questionar comportamentos heteronormativos, os mais corajosos não apenas questionam como entendem os papéis de gênero impostos pela sociedade e não se identificam com eles.

As pessoas não bináries são as pessoas que questionaram papéis de gênero e se entenderam como nem um, nem outro. São pessoas que não sofreram o mesmo que todos nós em relação às normas sociais, às regras heteronormativas de comportamento, mas disseram “chega” para esses limites binários.

A Sociedade Heteronormativa e Nossas Vivências

Por isso, quando entendemos que existe uma lógica binária (ou seja, masculina e feminina) que está diretamente conectada à heteronormatividade (padrão de relacionamentos héteros), precisamos nos questionar sobre a nossa vivência e o nosso papel. Será que não estamos repercutindo um discurso heteronormativo porque nunca nos questionamos sobre isso antes? Por que existe “coisa de menino” e “coisa de menina”? O que eu estou fazendo para diminuir a repercussão dessa mentalidade limitada?