Como Desinfetar Roupas e Sapatos ao Chegar em Casa

Como Desinfetar Roupas e Sapatos ao Chegar em Casa

Estamos em um momento delicado em que precisamos nos prevenir com cuidado. Mas, mesmo em períodos de normalidade, saber higienizar bem suas roupas e sapatos ao chegar em casa continua sendo muito importante para garantir um lar limpo e evitar contaminações. Fizemos a nossa pesquisa e vamos contar para você como desinfetar suas roupas e sapatos de um de um jeito fácil e eficaz. Olha só:

POR QUE DESINFETAR ROUPAS E SAPATOS?

Quando temos que sair de casa por necessidade, temos risco de contaminação. Por isso, os médicos e profissionais da saúde recomendam retirar e limpar os sapatos antes de entrar em casa e desinfetar as roupas usadas na rua. Assim como lavar máscaras de pano usadas fora de casa é essencial, desinfetar as roupas é uma medida de segurança importante e que deve ser adotada sempre que chegar em casa.

TIRE CASACOS E SAPATOS ANTES DE ENTRAR EM CASA

Separe um lugar perto da porta de entrada da sua casa para você colocar o sapato usado na rua. Antes de entrar, lembre-se sempre de retirar o sapato e o casaco, já que são peças que mais estiveram expostas enquanto você estava fora. Procure separar no seu armário as roupas para usar em casa e roupas para sair de casa, quando necessário.

DEIXE AS PEÇAS VENTILAREM AO SOL

Não deixe suas roupas no cesto de roupa suja junto com as suas roupas de casa. Caso não possa lavar a roupa usada fora assim que chegar em casa, separe as peças preferencialmente em um lugar arejado e com sol até o momento da lavagem. Se a sua casa não oferecer um espaço adequado para isso, embrulhe as roupas em um saco plástico até o momento da lavagem.

LAVAGEM

A lavagem é uma etapa crucial para você saber como desinfetar roupas contaminadas. Nesse processo, utilize um pouco mais de sabão para remover os resíduos nas peças. Além disso, é importante lavar bem as mãos após manusear as roupas na lavagem. Veja outras dicas essenciais:

PRESTE ATENÇÃO NAS ETIQUETAS

As etiquetas das roupas servem como um pequeno manual de instruções para a lavagem e cuidado com nossas roupas - por isso entender as etiquetas é tão importante. Na hora de desinfetar suas roupas, lembre-se de consultar as informações de cada peça.

CONTROLE A TEMPERATURA

Caso a peça permita, lave suas roupas com a água em uma temperatura acima de 60ºC. A alta temperatura ajuda a intensificar o processo de limpeza. Para as peças que não podem ser lavadas nessas temperaturas, opte por passá-las com ferro assim que secarem.

QUANTIDADE DE SABÃO OU ALVEJANTES

Para garantir uma limpeza eficaz, use uma quantidade de sabão maior do que a de costume. Se a etiqueta da roupa não proibir, acrescente na lavagem uma boa quantidade de alvejante também.

SECAGEM

As altas temperaturas durante o processo de secagem também ajudam a desinfetar as roupas. Caso não tenha o secador em máquina, deixe as roupas expostas no varal com bastante incidência de sol.

FREQUÊNCIA DE LAVAGENS

As roupas usadas fora de casa devem ser lavadas assim que retiradas do corpo, seguindo as instruções acima. Lembre-se de lavá-las separadamente das demais para evitar que possíveis resíduos se espalhem.

COMO LIMPAR SAPATOS

Coloque os sapatos que usar na rua em um local específico ao lado da porta de entrada e evite levá-los para dentro de casa. Você pode realizar a higienização deles nesse mesmo local. Basta misturar 25 ml de água sanitária com um litro de água e usar essa solução para limpá-los.

LIMPE BEM AS SOLAS

Dê uma atenção especial às solas dos sapatos quando for realizar esse processo, uma vez que elas são o maior ponto de contato com resíduos e sujeiras na rua.

SEGURANÇA SEMPRE

Todas essas medidas de segurança ajudam você a manter seu lar e as pessoas que moram nele mais seguros. Evite sair de casa e, se precisar, lembre-se de sempre usar máscara e seguir as instruções corretas de higienização ao retornar.