12 Tipos de Manga de Blusa | Dicas e Inspirações
|
|
Tempo de leitura: 4 min
|
|
Tempo de leitura: 4 min
Lembra daquela foto dos anos 80 do vestido de noiva com mangas bufantes da sua mãe? É impossível negar o quão memorável essas mangas foram e o impacto que geraram.
Seja a sua preferida a bufante, de sino, ¾, balão ou com babado, a manga é uma das primeiras coisas a serem notadas no look. Por fazerem parte da peça de cima e estarem na altura dos nossos olhos, elas ganham grande destaque no visual. Agora, com as vídeo-chamadas de home office, mais ainda.
Algumas tendências vão e vêm, mas uma coisa é certa: mangas precisam ser confortáveis e te dar liberdade de movimento. Para você descobrir qual o tipo que mais combina com você e pode te deixar estilosa nos calls, dá uma olhada no que separamos:
As mangas de uma peça têm a função de serem funcionais e ao mesmo tempo estilosas. Capazes de influenciarem um look inteirinho, podem ser justas ou soltas e são encontradas em diversos tecidos e comprimentos - longo, médio e curto.
Apesar de existir muita variedade, todas recebem uma característica em comum: a costura começando nos ombros e uma abertura na extremidade para passar as mãos e os braços. Se uma peça termina antes do ombro, ela é considerada sem manga.
Dá uma olhada nos tipos de manga de blusa que separamos pra você:
A nossa preferida para os looks de outono e inverno, pode ser usada tanto como primeira peça, quanto terceira. Encontrada em diversos tecidos e em vários tipos de manga, ficam perfeitas com uma blusa segunda pele, debaixo de um casaco bem quentinho ou um com um blazer fashionista.
Olha essa inspiração de blusa manga longa:
A manga curta é indispensável no armário. Pode ser usada em todo o tipo de clima - no verão, com camisetas e em tecidos leves, ou no inverno, acompanhada de casacos e jaquetas.
Presente em bodys e nas clássicas t-shirts, faz parte daquele look básico que combina com tudo. Se você quer uma peça que vai bem com tudo, invista em uma t-shirt de manga curta branca. Ela pode fazer parte de um look casual com uma simples calça jeans ou ser o plano de fundo para uma terceira peça elegante.
Justa nos ombros e larga nos pulsos, a manga é chamada assim por se parecer com o formato de um sino. Esse estilo um pouco mais largo traz movimento e alonga os braços, ao mesmo tempo que tem um aspecto de fluidez. É a combinação perfeita de conforto e elegância! Se você quer ter uma peça statement e simples, a blusa boca de sino é sua aposta.
É a manga perfeita para a meia estação. Indo até um pouco depois dos cotovelos, é encontrada em vários tecidos, franzida, com elásticos embutidos na extremidade e outros detalhes. A manga ¾ faz parte dos looks mais formais até os mais casuais, olha essa inspiração:
A manga flutuante geralmente é encontrada em comprimento curto, é larga e cai livremente sobre o ombro e braço. Por ter esse aspecto de leveza, ela marca presença em peças de verão.
Dica: se você gosta de deixar as axilas mais livres no calor, essa é a manga perfeita para você.
A manga bufante tem muita história pra contar. Surgiu lá na Era Renascentista, virou tendência nos anos 80, foi usada no vestido de noiva da Lady Di e depois de sumir durante um breve período, voltou a bombar atualmente. Hoje é encontrada em mangas de vestido, camisas, camisetas, moletons e muitas outras peças.
A blusa com manga bufante é marcada por se alargar a partir do ombro e ter volume até o fim da sua extensão, onde o tecido é firmemente franzido.
Em conjunto com um tecido florido ou estampado, a manga se torna característica da estética cottagecore. Se você tem um estilo clássico e romântico, essa manga com certeza é a sua cara. Olha esses looks com blusa manga bufante:
A manga puff é conhecida por ser a manga princesa. Bem franzida no ombro, traz bastante volume e tem aparência de puff como resultado das suas dobras. Ela lembra bastante a manga bufante, mas a nossa dica para diferenciar as duas é lembrar do vestido da Branca de Neve, que tem suas mangas mais “cheinhas”, sabe?.
Como é uma peça statement e chama a atenção para os ombros, para combinar a blusa manga princesa de maneira rápida e fácil, nossa aposta é usar com uma parte de baixo mais básica e neutra.
Parecida com o formato de um balão, essa manga costuma ser longa, justa no ombro, com volume no comprimento do braço e depois justa novamente nos pulsos, fazendo os braços parecerem “cheios”. Hoje é comum vermos esse tipo de manga em cardigans e outros tipos de terceira peça. Olha como a manga balão faz a diferença nesse look:
Os babados aos poucos voltam a marcar presença nos lookinhos por aí. Nas mangas, são um clássico. Caracterizados pela sobreposição dos recidos, essa manga pode ter vários comprimentos e geralmente são encontrados em tecidos leves, como o chiffon.
A blusa com babados traz um ar dramático, volumoso e podem fazer parte de um look para o trabalho ou um almoço com as amigas (vacinades).
Queridinha da vez, a muscle tee é um clássico que ganhou o coração de quem ama um básico diferenciado. Sua manga, acompanhada de ombreiras ou enchimento interno, não ultrapassa muito o ombro e pode dar aquele up que você estava procurando ao se vestir. Sem dúvida, faz a diferença em qualquer look casual.
A blusa manga vazada ou manga com fenda é aquela que possui detalhes em recortes em seu comprimento, expondo uma parte do braço. Essa é uma boa opção para looks casuais no verão e meia estação.
A manga raglan se estende da gola da blusa, diferente de outros tipos de manga que iniciam sua costura nos ombros. Por conta disso ela é extremamente confortável e é encontrada em modelos de moletom e blusas ¾. Se você procura conforto em um look casual, ela é pra você.