Tipos de Casacos: Os Principais Estilos de Casacos Femininos

Tipos de Casacos: Os Principais Estilos de Casacos Femininos

Chegamos na época do ano das sobreposições estilosas, botas queridinhas e - lógico - dos casacos de frio, que são as estrelas dos looks de inverno. Uma roupa básica muda totalmente de estilo quando combinada com o casaco certo, cada modelo tem o poder de dar um toque diferente a sua produção.

Além disso, na hora de escolher o casaco ideal é importante saber reconhecer o estilo que você está buscando e - por que não - saber o nome daquele modelo de casaco. Fizemos uma “colinha” com os principais tipos de casacos femininos e ainda acrescentamos alguns modelos extras para você ter a lista completa para escolher o melhor look de inverno para cada ocasião. Olha só:

Você Merece Mimos na Black Friday

Novembro chegou e isso quer dizer que é tempo de Black Friday! Garanta mimos de moda, beleza e casa com os descontos e Black Friday da AMARO!

PRINCIPAIS TIPOS DE CASACOS

Tipos de casacos - Infográfico com ilustrações e descrições
- Sobretudo: também conhecido como trench coat; clássico da estação; modelagem alongado, próximo ao joelho.
- Parka: inspirada em uniforme militar; esportivo causal; modelagem alongada, pode ter capuz com acabamento de pelo sintético.
- Caban: também conhecido como pea coat; vintage elegante; abotoamento duplo e comprimento curto.
- Doudone: também conhecido como jaqueta puffer; ideal para temperatudas baixas; super acolchoado, pode ter capuz.
- Cropped: modelagem curta, na altura da cintura; casual e estiloso; comum em jeans ou couro e similares.
- Teddy: feito de pelo sintético, similar ao de ursinhos de pelúcia (teddy bear); peça it de toda fashionista; geralmente usado aberto, pode ser na versão longa ou curta.

OUTROS MODELOS

JAQUETA

Essencial da moda inverno, a jaqueta é uma peça totalmente atemporal. Pode ser feita de diversos materiais, sendo os mais clássicos o couro e similares - como o p.u. - e o jeans.

PRODUTOS: Jaqueta couro com fivelas, Jaqueta leather renda, jaqueta jeans elástico barra.

A jaqueta preta é o curinga que funciona em qualquer look e dá um toque rock-chic a produção. As variantes da jaqueta de couro com renda, por exemplo, cumprem a função de peça essencial e ainda adicionam um toque extra - perfeita para compor um look para sair com releitura de uma peça clássica.

Por outro lado, as jaquetas jeans são as queridinhas dos looks casuais. Ótimas para “quebrar” produções mais elegantes com seu estilo despojado, perfeito para criar uma composição hi-lo. A jaqueta jeans com modelagem oversized, por exemplo, é um vintage que voltou com tudo e já virou item essencial no look do dia a dia.

SOBRETUDO

O sobretudo é o clássico dos clássicos do inverno. Ele dá um tom elegante para qualquer look e se chama “sobretudo” exatamente por isso: você usa sobre tudo. Com uma modelagem alongada até a altura dos joelhos e caimento pesado, existem diversas variações ideais para cada tipo de ocasião.

PRODUTOS: Casaco alfaiataria gola alta, Casaco fit longo, Parka com bolsos e capuz.

O sobretudo de alfaiataria é a peça favorita para usar no trabalho e outras composições mais formais. Fica também muito elegante para usar por cima dos vestidos de festa na chegada e saída de eventos. Os modelos de abotoamento duplo dão um ar mais sóbrio ao look e também são queridinhos para acompanhar os looks de trabalho - aposte em cores neutras para combinar com qualquer roupa do seu armário.

Algumas variações de sobretudo, em especial as que cruzam com os estilos da parka, além de práticas, são perfeitas para um look mais despojado. Experimente usar com peças básicas para um look casual ou até com peças mais formais para quebrar a seriedade. Para deixar ainda mais estiloso, escolha modelos em cores diferentes que irão se destacar no look.

JAQUETA BOMBER

A jaqueta bomber explodiu depois do filme Top Gun e virou a peça ícone dos anos 80. De volta às tendências de moda em novas variações de seu modelo clássico, a bomber ganha posto de protagonista em qualquer look, com seu estilo unissex cheio de personalidade.

PRODUTOS: Jaqueta moletom bomber matelassê, Jaqueta bomber colete, Jaqueta utilitária alfaiatada.

De modelagem naturalmente oversized, a jaqueta bomber é caracterizada pelas mangas mais bufantes e fechamento frontal por zíper ou botões. Conhecida inicialmente como um item de “bad boy”, a jaqueta bomber prova que vai muito além desse estereótipo quando combinada com blusa de tricô e bota ou sapato de salto ou até com saias e vestidos - peça incrível para montar produções de estilo hi-lo.

Uma variante da jaqueta bomber que está em alta acompanha looks casuais com uma pegada street style. Às vezes com capuz, esse tipo de bomber geralmente é encontrado em cores vibrantes - como o lima - e dá uma pega utilitária para essa peça clássica.

MATELASSÊ

O matelassê vem do francês “matelasser” e significa colcha. Os casacos de matelassê são acolchoados com enchimento e costumam ser os favoritos dos dias de inverno rigoroso.

PRODUTOS: Jaqueta puffer curta de nylon, Jaqueta nylon detalhe rebana punho, Jaqueta de nylon fitted.

As peças de matelassê também são chamadas de puffer, justamente pela característica de colcha com efeito de enchimento, e estão muito associadas aos looks urbanos casuais de inverno. Peça perfeita para incrementar o seu look com cardigã e ficar mais quentinha.

As modelagens mais curtas ficam muito bem com calças skinny e equilibram o look. Já as versões estampadas servem para fugir um pouco da concepção de peça básica de inverno e transformá-la em item fashionista, trazendo uma pegada diferente para o seu look. As variantes com animal print ou cores vibrantes, por exemplo, são ótimas ideias para alcançar esse efeito, aposte!

TWEED

No outro oposto da jaqueta bomber e os casacos de matelessê estão as peças de tweed. Um vintage por excelência, o casaco de tweed foi incorporado pela primeira vez ao guarda-roupa feminino por ninguém mais, ninguém menos, que Coco Chanel. Desde sua estreia em 1954, o casaco de tweed virou símbolo de elegância e, como tudo na moda, já ganhou diversas versões diferentes, estilizadas e incríveis.

PRODUTOS: Casaco pied pule botões, Casaco tweed com paddle nos ombros e hood, Casaco longo duplo abotoamento.

O casaco de tweed pode ser feito com uma mistura de fibras com padrões coloridos ou no clássico preto e branco. Variando em versões cropped ou alongadas, é uma peça que acompanha muito bem looks de trabalho e eventos formais durante o inverno. Geralmente tem um recorte mais reto e acrescenta um toque clássico à produção.

Da mesma forma que Coco Chanel reinventou a peça - que fazia parte do guarda-roupa masculino - e a transformou em ícone de moda feminina, hoje é possível encontrar diversas releituras modernas do tipo de tecido. Modelos com capuz e detalhes de outros materiais transformam o clássico tweed em uma peça moderna despojada de inverno.

E aí, qual desses modelos de casacos faz mais o seu estilo? Conta pra gente!