O Que Você Precisa Saber Sobre Os Coletores Menstruais

O Que Você Precisa Saber Sobre Os Coletores Menstruais

A menstruação faz parte da vida das mulheres, mas, mesmo acontecendo todos os meses, é difícil acostumar-se com alguns desconfortos que ela provoca. Por isso, é interessante buscar formas de passar por esse período com mais tranquilidade e sentindo-se segura. Essa é a promessa dos coletores menstruais.

Eles são uma alternativa aos absorventes, e muitas mulheres já aderiram a essa forma de lidar com a menstruação. Porém, apesar de o coletor existir há algumas décadas, muitas mulheres ainda têm dúvidas sobre esse assunto. Então, a gente preparou este post para esclarecer as principais. Vem com a gente!

O que é coletor menstrual?

O coletor menstrual é uma espécie de copinho indicado exclusivamente para coletar o sangue da menstruação. Deve ser inserido no canal vaginal para coletar todo o sangue do fluxo menstrual e retirado a cada 12 horas para ser esvaziado.

O coletor fica imperceptível, ou seja você não sente que ele está ali, porque ele é confeccionado em material flexível, como látex, silicone e borracha cirúrgica. Assim, ele se adapta à anatomia do corpo e armazena o sangue de forma temporária, facilitando os cuidados íntimos.

Quando usado corretamente, o coletor menstrual veda por completo o canal da vagina criando um vácuo. Por isso, não existe risco de ocorrerem vazamentos indesejados. Dá até para esquecer que você está menstruada!

O coletor menstrual foi criado na década de 30, mas tem se popularizado na última década. Ele se tornou o queridinho de muitas mulheres, por ser hipoalergênico, prático, seguro e econômico. O empoderamento feminino e a consciência ambiental, também contribuíram para que o copinho ganhasse cada vez mais adeptas.

Quais são os principais formatos de coletores menstruais?

Existem no formato cônico arredondado, que parece um tipo de sino. Na base dele existe uma alça ou uma pequena haste para facilitar a retirada na hora de esvaziar. Esse é o modelo mais convencional, mas não é o único.

O Coletor em formato de disco é um pouco diferente, ele é mais achatado e não possui a Haste de retirada na Base Esse modelo costuma ser mais fácil para retirar pois ele não cria vácuo no canal vaginal.

Algo que pode variar bastante de marca para marca é o tamanho do coletor . Ele pode ser maior ou menor em diâmetro e comprimento, já que cada mulher tem uma altura de colo do útero.

Geralmente, existem dois tamanhos, que recebem nomes diferentes dependendo da marca – por exemplo, tipo 1 e tipo 2, pequeno ou grande, tamanho 1 e tamanho 2.

Você consegue encontrar no mercado coletores bem pequenos, com 3,8 cm de diâmetro e, em média, 4 cm de comprimento. Mas existem os maiores, com mais de 4 cm de diâmetro e mais de 5 cm de comprimento. Por isso, o volume de fluxo que eles comportam também é diferente. Pode variar, por exemplo, de 21 ml até 42 ml.

Qualquer mulher pode usar coletor menstrual?

Uma das grandes vantagens dos coletores menstruais é que as contraindicações são poucas. Mas eles não costumam ser recomendados para as mulheres que estão fazendo algum tratamento ginecológico, para infecções ou na fase de puerpério.

Mulheres com alterações anatômicas do útero ou septos vaginais, podem sentir dor ou desconforto ao colocar o coletor. Nesses casos, é interessante conversar com o ginecologista para tirar todas as dúvidas e verificar se o coletor é realmente indicado.

Geralmente, os copinhos são fabricados em silicone hipoalergênico, mas alguns podem levar outros materiais na composição. Por isso, no caso de mulheres alérgicas ao látex é importante verificar as especificações do produto e optar por coletores feitos somente de silicone.

De modo geral, qualquer mulher pode usar o coletor menstrual. Ele é indicado tanto para aquelas que já tiveram filhos quanto para quem ainda não passou pelo parto. Até mesmo mulheres que não iniciaram a vida sexual podem usar os coletores menstruais, contudo, é preciso saber que o hímen pode romper durante a colocação.

Mulheres que usam o Dispositivo Intrauterino (DIU) também podem usar os coletores menstruais. Mas é importante ter um pouco mais de atenção para que o fio do DIU não seja puxado na hora de tirar o copinho.

Como escolher o coletor menstrual mais adequado?

Como existem tamanhos diferentes tamanhos de copinho, você deve levar duas coisas em consideração: o volume do seu fluxo e o comprimento do canal vaginal.

Você pode conhecer o seu fluxo pela quantidade de sangue expelido e pela frequência de troca dos absorventes. Em relação ao comprimento do canal vaginal, é necessário medir, mas você mesma pode fazer isso.

O ideal é que essa medição aconteça durante o período menstrual porque, nessa hora, o colo do útero costuma ficar mais baixo, o que vai influenciar no comprimento do canal vaginal. Como você vai usar o copinho nessas condições, ele precisa adequar-se ao seu corpo durante o período.

Como medir o comprimento do canal vaginal

Para medir é simples. Higienize muito bem as suas mãos e permaneça em uma posição confortável. Insira com cuidado o dedo médio no canal vaginal até sentir o colo do útero. Como você vai estar menstruada, seu dedo ficará marcado pelo sangue, e você vai usar as articulações dele para medir.

Se você olhar para o seu dedo, vai perceber que existem três dobras: uma na ponta, uma no meio e a outra na base do dedo, perto da mão.

Caso a marca de sangue menstrual esteja na ponta do dedo chegando até a primeira dobra, você tem o colo do útero mais baixo. Se o sangue chegar até a segunda dobra, bem no meio do dedo, significa que você tem uma altura média de colo de útero. Mas, se a marca passar da dobra do meio, significa que o colo do útero está mais alto.

A lógica é: quanto mais baixa a altura do seu colo do útero, menor deve ser o copinho. Quanto mais alto estiver o colo do útero, maior deve ser o copinho para que ele consiga se acomodar bem no seu corpo.

Como se adaptar mais rápido ao coletor?

Talvez você já tenha visto mulheres dizendo que não usam os coletores menstruais porque não funcionam para elas. Muitas vezes, o que acontece é que algumas mulheres têm um pouco mais de dificuldade para se adaptar.

O copinho funciona de um jeito bem diferente dos absorventes e existem alguns fatores que podem influenciar no resultado dessa experiência. Por isso preparamos algumas dicas para você conseguir passar por esse processo de adaptação com mais tranquilidade. Veja só:

  • Não tenha pressa. Dê tempo a você mesma e ao seu corpo.
  • Não deixe de medir o canal vaginal para escolher o copinho do tamanho correto para você.
  • Nos primeiros dias, prefira usar o coletor menstrual com um absorvente externo para o caso de eventuais vazamentos.
  • Quando for colocar o copinho, relaxe para que a musculatura da pelve fique mais solta.
  • Experimente diferentes posições para colocar o coletor menstrual: de cócoras, sentada, em pé ou deitada, e escolha a mais fácil para você.
  • Na primeira vez, prefira usar o coletor quando estiver em casa para ter um melhor controle da situação.
  • Use um pouco de óleo de coco virgem ou lubrificante íntimo na hora de colocar o coletor para facilitar a inserção.
  • Nos primeiros meses, esvazie o copinho com mais frequência para evitar vazamentos e conhecer o tempo ideal para você.
  • Quando o fluxo terminar, higienize, esterilize em água quente e guarde o seu coletor menstrual dentro de um recipiente ou saquinho apropriado. Isso é fundamental para evitar contaminações.

Quais são as vantagens de usar coletor menstrual?

Os coletores oferecem muitas vantagens, por isso possuem tantas adeptas. Essas são só algumas delas:

Produtos: Korui Coletor Menstrual Normal
  • mais conforto durante a menstruação;
  • nada de cheiro ruim ou sensação de estar molhada;
  • liberdade para praticar esportes, nadar, ir à academia e fazer o que você quiser sem se preocupar com vazamentos;
  • mais econômicos do que absorventes. Você não vai precisar comprar sempre;
  • maior cuidado com a pele da região íntima, pela prevenção de irritações e alergias;
  • menos trocas diárias, em comparação com absorventes comuns;
  • baixo risco de vazamento, em comparação com os absorventes.

Além de tudo isso, os coletores menstruais podem durar por até 10 anos. Olha só a economia, gente! Sem falar que é um produto ecologicamente correto, já que não vamos gerar aquele grande volume de lixo que os absorventes geram todos os meses.

Quando o coletor menstrual estiver em uso, você pode higienizar com água e sabão entre as trocas. E quando a menstruação terminar, o indicado é higienizar conforme instruções de cada fabricante, para eliminar qualquer resíduo e evitar a proliferação de bactérias ou fungos.

O risco que os coletores menstruais oferecem ocorre apenas quando o copinho não é higienizado do jeito certo, ou se for armazenado de modo incorreto. Nesses casos, pode haver infecções por causa dos micro-organismos. Algumas marcas oferecem acessórios para ajudar na esterilização e no armazenamento correto dos copinhos.

Se você também quiser experimentar, os coletores menstruais são muito fáceis de achar. Na AMARO, você encontra várias opções para todas as intensidades de fluxo. Mas não se esqueça de cuidar bem do copinho para que ele não sofra contaminações e você possa aproveitar só o que tem de bom!

Gostou de saber mais sobre coletores menstruais? Então compartilha esse artigo para ajudar outras mulheres.