Como Fazer Um Diário: O Que é Journaling e Como Criar Um Diário Pessoal
Se engana quem acha que os tempos de diários ficaram na adolescência. Guardador de todos os segredos de um filme teen, o diário na verdade pode ser muito mais poderoso na vida adulta. Afinal, um momento de autorreflexão e organização é sempre bem-vindo. Um journal também é um ótimo lugar para guardar e depois revisitar memórias. Vem com a gente para aprender como fazer seu próprio diário:
Tipos de Diário
O tipo de diário clássico é aquele cronológico. Todo dia você escreve sobre seu dia, pensamentos sobre os acontecimentos e confidencias, detalhes que quer guardar para si. No entanto, existem diversos tipos de diários mais flexíveis que o modelo padrão. Você pode estabelecer um journaling no qual você apenas escreva reflexões momentâneas e frases inspiradoras. Outra opção é seguir uma lista de “temas” ou perguntas, em que você escreve sobre seu filme favorito ou uma memória de infância.
O Que é Journaling
Journaling é um hábito de registro em diário para organizar seus pensamentos, refletir sobre a vida, registrar memórias e exercitar a criatividade. Você pode ter um journal do jeito que preferir. Algumas ideias interessantes são:
- Escrever todos os dias 5 coisas pelas quais você é grata, fazendo um diário de gratidão.
- Focar em escrever sobre suas aspirações e o seu processo diário para alcançá-las.
- Registrar os seus sonhos da noite anterior e até mesmo tentar especular o significado deles.
- Fazer um journaling das sessões de terapia para perceber sua evolução e resultados.
- Responder perguntas pré-definidas diariamente (ex: hoje estou feliz porque _ ; hoje estou triste com _ ; para amanhã eu desejo _).
Por Que Escrever Um Diário?
Existem diversos motivos para escrever um diário. A verdade é que com o ritmo do dia a dia cada vez mais frenético e a necessidade de mostrar uma vida idealizada nas redes sociais, ter um lugar de sinceridade em que ninguém irá nos julgar pode fazer muito bem. Além disso, é uma ótima forma de extravasar os pensamentos e refletir sobre nós mesmos.
Para quem procura um registro de memórias, escrever um diário nos permite rever nossos pensamentos e ver como mudamos. Imagina poder ver como você está diferente ao ler algo que escreveu anos atrás? Poder dar risada de si mesmo ou até mesmo lembrar que já passou por momentos difíceis antes, então não há por que pensar que não vai superar os problemas atuais.
Benefícios de Escrever
Escrever pode ser considerado quase uma meditação. Ao passar os pensamentos para o papel, você diminui a ansiedade, descobre como resolver problemas, exercita a memória e se conhece mais profundamente. Com o tempo, você descobre como escrever um diário pessoal que funcione para as suas necessidades específicas. O importante é experimentar e se permitir ter esse momento de registro para você.
Como Começar a Escrever Um Diário?
Para começar a escrever um diário, a primeira coisa que você precisa é um caderno. Você pode escolher um diário pautado - com linhas - para guiar a escrita. Ou optar por um caderno sem pauta para poder escrever e desenhar em diversos formatos. Depois decida qual formato mais te agrada para começar. Nada impede de mudar sempre que quiser, mas ter uma ideia do que irá seguir pode ajudar a guiar a escrita no início. Por último, programe dentro da sua rotina um momento tranquilo para se recolher e registrar seu diário. Prefira um local calmo e que você não seja facilmente distraído.
O Que Não Pode Faltar Em Um Diário?
No seu diário não pode faltar sua personalidade e sua essência. Deixe a vergonha de lado e não julgue a forma como você irá escrever. Espontaneidade é chave. Apenas escreva sem hesitar, não se preocupe com erros ou em se arrepender. Esse é o lugar seguro para você ser seu próprio confidente. Divirta-se em todo o processo!
- Tags: Estilo de Vida