Cosméticos Veganos | Dra. Mona Nunes Tira Nossas Dúvidas

Cosméticos Veganos | Dra. Mona Nunes Tira Nossas Dúvidas

Todo produto natural é vegano? Produto vegano e cruelty free é a mesma coisa? Produtos veganos são eficientes? No post de hoje a médica dermatologista Dra. Monalisa Nunes tira todas as nossas dúvidas sobre produtos de beleza veganos e indica alguns produtos que ela ama pra incluir na rotina de skincare. Confira:

O QUE SÃO PRODUTOS VEGANOS?

Oi pessoal, tudo bem? Mona aqui! O post de hoje é sobre um assunto que sou completamente apaixonada: cuidados com a pele veganos, naturais, cruelty free e orgânicos. O curioso é que apesar de muitas vezes esses termos aparecerem em conjunto numa mesma frase, eles NÃO são a mesma coisa, então vamos para as definições:

PRODUTO VEGANO

Produto de marca que não testa em animais e que não possui ingredientes de origem animal em sua composição e embalagem. Poder ser produzido à base de plantas ou conter componentes de origem sintética em sua fórmula.

PRODUTO NATURAL

Produto com mais de 95% da fórmula composta por ingredientes naturais e que não possuem fragrâncias ou corantes sintéticos. Não são testados em animais porém não são necessariamente veganos, podendo conter ingredientes de origem animal.

PRODUTO ORG NICO

É um produto natural onde mais de 95% da fórmula é oriunda de ingredientes orgânicos. Toda a cadeia de produção é rastreada.

PRODUTO CRUELTY FREE

Ao pé da letra é um produto livre de crueldade, ou seja, não testado em animais. Mas o produto cruelty free pode não ser vegano por conter ingredientes de origem animal em sua composição como por exemplo cera de abelha, mel, colchonilha, colágeno e lanolina.

Entenderam? É basicamente isso pessoal, então podemos ter produtos naturais que não são veganos, nem todo produto vegano é natural e nem todo produto natural é orgânico. Uma dica importante é sempre ler os rótulos e ingredientes.

COSMÉTICOS E DERMOCOSMÉTICOS VEGANOS

Importante lembrar que o mercado de cosméticos e dermocosméticos veganos é bem amplo e nem todo produto vegano é de qualidade ou natural. Por isso a importância de quebrar estereótipos limitantes e entender que o veganismo é um estilo de vida muito amplo e que temos produtos para literalmente todos os gostos e bolsos. Hoje existem marcas veganas incríveis com produtos de alta performance como Biossance, Quintal Dermocosméticos, Orna Fórmula, Feito Brasil, Simple Organic, Almanati, Beauts, Bergamia, entre outras. É muita opção incrível que facilita muito na hora de montar uma rotina de cuidados com a pele vegana.

SKINCARE VEGANO

Se você ainda tem duvidas sobre rotina de skincare e ordem do uso de produtos, nesse post aqui você consegue ver um passo a passo de rotina de cuidados com a pele 100% vegana e bem completa. Nada melhor do que cuidar da pele e do planeta ao mesmo tempo, não é mesmo? Confira a seguir a minha seleção especial de produtos veganos que amo:

SOBRE A MONALISA

Monalisa Nunes é médica pós-graduanda em Dermatologia, apaixonada por estética natural, saúde da pele negra e beleza vegana/cruelty free. Produz conteúdo para a internet desde 2014, quando estava ainda na faculdade de medicina, por acreditar que conhecimento em saúde deve ser acessível e para todos. Hoje é referência em dermatologia vegana através do IG @monadermavegan - página dedicada exclusivamente ao assunto - e dá palestras por todo o Brasil sobre dermatologia da pele negra e sua história de vida.