Cozinha Sustentável: 13 Dicas Para Testar Já

Cozinha Sustentável: 13 Dicas Para Testar Já

A preocupação com o meio ambiente não é novidade por aqui. Já falamos sobre a importância da ecobeauty e da moda sustentável. Mas, e a nossa casa? Já parou para pensar no impacto do lixo que geramos nos nossos lares e para onde ele vai? Um simples cômodo como a cozinha pode gerar mais lixo que o necessário e contribuir com a contaminação da água com produtos químicos de limpeza. Que tal repensar algumas práticas e transformar o seu ambiente em uma cozinha sustentável? Veja só algumas dicas super simples que separamos para vocês:

Por que ter uma casa sustentável?

O impacto que apenas uma casa pode ter no meio ambiente pode parecer pequeno quando comparado aos números das grandes indústrias. No entanto, nossa casa não está isolada, né? Multiplique o impacto de uma única casa pela quantidade de lares em uma cidade inteira e logo verá que a nossa responsabilidade é grande. A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) estima que cada brasileiro produz 1,5 kg de lixo por dia. Uma outra pesquisa, esta do IBGE, concluiu que 64% dos municípios brasileiros descartam o lixo de forma inadequada, sem nenhum controle ambiental ou sanitário.

Ter uma casa sustentável, reduzir e reciclar a quantidade de lixo que geramos pode contribuir - e muito - para que o impacto ambiental em nossa própria cidade diminua muito. Vamos começar por um dos cômodos que mais gera resíduos?

O QUE É UMA COZINHA SUSTENTÁVEL?

Uma cozinha sustentável é consciente do lixo que gera. Ou seja, procura ser zero plástico e zero desperdício. Tudo nela é pensado para reduzir sua própria pegada ecológica. Embalagens desnecessárias e mil sacolinhas não têm espaço ali. Nesse lugar só entram coisas que fazem bem para nós e para o planeta. De lá, saem comidas deliciosas e descartes recicláveis ou orgânicos.

COMO TER UMA COZINHA SUSTENTÁVEL?

Para ter uma cozinha sustentável é preciso pensar em três momentos importantes: a organização, o preparo de alimentos e a limpeza. Em todas as fases nós temos oportunidades de deixar a prática mais sustentável. Olha só:

ORGANIZAÇÃO DE COZINHA SUSTENTÁVEL

1- Garrafas de vidro

Vamos começar com o básico. Tá mais que na hora de abolir as garrafinhas plásticas. Escolha garrafas de vidro que podem ser reutilizadas para sempre. Além de sustentável, você pode usar para outras bebidas, já que não fica cheiro nem gosto quando bem lavadas.

2- Xô, potinhos de plástico

Sim, nós amamos um potinho. Mas aquele armário com mil potes - muitos com tampas eternamente perdidas - poderia ser zero plástico, né? Os potes de vidro são mais sustentáveis, pois dificilmente serão descartados - já que não deixam cheiro ou sabor - e podem ser infinitamente reciclados (por você ou pela indústria).

3- Precisa mesmo de sacolinhas de plástico?

As sacolinhas plásticas devem ser reduzidas ao máximo também. O plástico demora cerca de 500 anos para se decompor e nem sempre pode ser reciclado na indústria. Faça coleta seletiva e separe o lixo seco em uma caixa de papelão. O lixo orgânico pode ser todo colocado em uma única sacola grande de lixo - melhor uma enorme do que 30 sacolinhas de supermercado, né?

4- Evite deixar a geladeira próxima do fogão

Parece nada a ver, mas isso faz diferença na sua economia de energia. O calor do fogão faz sua geladeira trabalhar bem mais e puxar mais energia para se manter resfriada. Se for possível, deixe o seu fogão longe da geladeira e veja a diferença na sua conta de luz.

CULINÁRIA SUSTENTÁVEL

1- Compre a granel

Para cada compra, uma embalagem que será descartada. Mesmo que você guarde tudo em potinhos de vidro, se você comprar o produto já embalado você estará gerando lixo plástico. A solução é levar seus potinhos ou sacolas de pano para comprar a granel. Além de pagar pelo que de fato irá consumir, você faz o processo com zero lixo.

2- Prefira produtos orgânicos de pequenos produtores

Dá sim para ter alimentos orgânicos e sustentáveis sem pagar uma fortuna por isso. Não é sonho, você pode ter acesso a alimentos mais saudáveis e ainda contribuir com pequenos produtores agrícolas. Procure a feirinha orgânica mais próxima de você para garantir um alimento ecologicamente correto dentro do seu lar.

3- Leve sua sacola

Tá indo pra onde só com a carteira na mão? Leve sua sacola para a feira ou mercado. Assim, as sacolinhas plásticas ficam bem longe da sua cozinha.

4- Descongele naturalmente

Descongelar alimentos no microondas ou com água corrente é um grande desperdício. Lógico, tem dia que a gente se perde na agenda e ficamos sem muita opção. Mas coloque um alarme no seu celular para te lembrar de descongelar seus alimentos naturalmente.

5- Aproveite os alimentos ao máximo

Praticamente todo alimento tem mais de um uso. Até mesmo cascas e talos podem ser usados em sopas, sucos, receitinhas de skincare e, por fim, como adubo. Use seus alimentos integralmente e evite o desperdício . Isso é parte essencial de uma cozinha sustentável e consciente.

LIMPEZA SUSTENTÁVEL

INSIGHT ESCOVA DE LIMPEZA NATURE ; OIKOS HIGIENIZADOR DE MICROONDAS A VAPOR

1- Produtos de limpeza naturais

Os produtos de limpeza industriais podem ser extremamente tóxicos quando descem pelo ralo, o que contribui para a contaminação das águas. Você pode usar produtos de limpeza e desengordurantes naturais biodegradáveis e até mesmo feitos em casa. Existem várias receitas fáceis e se você pedir nos comentários, podemos preparar um conteúdo de como fazer.

2- Não descarte óleo na pia


De jeito nenhum descarte o óleo na pia. Isso polui a água e o solo. Separe seu óleo para levar às empresas e ONGs que fazem o reaproveitamento ou descarte correto.

3- Economize água pra lavar louça

É a mesma história de escovar os dentes com a pia ligada. Enquanto ensaboa os seus utensílios, deixa a água desligada para não desperdiçar. Deixar pratos, panelas e formas de molho também ajudam a diminuir a quantidade de água usada na hora de limpar.

4- Use buchas vegetais

A bucha tradicional é feita com derivados de petróleo. Use buchas vegetais biodegradáveis que podem ser reutilizadas - basta ferver na água - e são mais sustentáveis na hora de serem descartadas.

5- Recicle, sempre

Nem precisa falar muito aqui, né? Reciclar é o básico do básico. Faça coleta seletiva, separe lixo seco do orgânico. Muito importante lavar as embalagens antes de descartar - ninguém merece separar seu lixo todo melecado, né?