Looks de Trabalho: 4 Dicas para Arrasar
Você já parou para pensar que o que é considerado “se vestir bem” varia bastante de acordo com cada pessoa ou lugar? E quando o assunto é um ambiente profissional, se vestir de forma adequada pode ser bem importante. Seja para causar uma boa impressão em uma entrevista de emprego e conquistar aquela vaga dos sonhos, ou simplesmente para adotar uma postura mais formal no dia a dia corporativo, as roupas que você escolhe muitas vezes são suas melhores aliadas.
Por isso, aqui vão algumas dicas para você levar em conta antes de montar um look executivo que seja a sua cara. Vem com a gente!
Conheça a cultura da empresa
Conhecer a cultura da empresa é um dos passos mais importantes na hora de escolher uma roupa para trabalhar. Dependendo da sua área, é necessário seguir um dress code mais rígido, como um conjunto de blazer e calça de alfaiataria, ou um com mais liberdade, como calça jeans e camiseta ou até mesmo um vestido mídi. Por isso é sempre bom pesquisar referências de pessoas que tem a mesma profissão que você e perguntar para a área de Recursos Humanos da sua empresa o que é esperado como códigos de vestimenta.
Depois de conferir se o dress code possui exigências quanto ao tipo de roupa para trabalhar, você pode escolher peças que estejam dentro do esperado e também se alinhem com seu estilo pessoal. Se a empresa exige roupas formais, e você gosta de usar cores em suas combinações, pode optar por um look esporte fino para trabalho, combinando uma camisa social de cor clara com uma calça reta colorida. Essa escolha combina o formal com o casual, resultando em looks sofisticados e ainda assim adequados para o ambiente corporativo.
Invista em peças básicas
Investir em peças simples, é uma boa ideia. Um guarda-roupa inteligente é composto, principalmente, por peças básicas. Na grande parte das vezes, essas roupas são essenciais para montar um monte de looks, podem ser combinadas entre si com muita facilidade. Para as mulheres, peças coringas são ótimas para a composição de um look executivo moderno, por exemplo.
Leia também: Guarda-roupa Inteligente: Como Montar um Armário Cápsula
Já a qualidade é outro fator a se considerar. As roupas de melhor qualidade são reconhecidas por sua durabilidade e resistência maiores. Elas mantêm a integridade ao longo do tempo e das lavagens, resistindo ao desgaste causado pelos produtos de limpeza, encolhimento e ao aspecto envelhecido que frequentemente afetam peças de qualidade inferior depois de apenas alguns usos. Alguns exemplos de peças básicas que valem a pena investir são:
Blazer bege, preto ou off-white
Calça slim, como branco ou azul
Blusa de gola alta e manga longa
Calça jeans de corte reto ou wide
Camisas de botão em várias tonalidades, mas com diferentes decotes
Ou seja: invista em roupas básicas de qualidade para criar um guarda-roupa versátil e durável. Essas peças curingas podem ser combinadas com mais facilidade para formar novos looks adequados para qualquer ambiente corporativo.
Equilibre seu estilo com o dress code
Se adaptar ao dress code da empresa pode ser um desafio se você tem um estilo mais descolado e divertido, mas trabalha em ambientes formais onde é necessário seguir um protocolo de vestimenta mais rígido. É importante priorizar seu estilo pessoal mas na dose certa! E você sabia que ainda assim existem muitas alternativas para que você continue dentro do seu estilo, mesmo quando estiver trabalhando?
O primeiro passo é entender que cada profissão demanda uma postura e vestimenta específicas. Se o dress code é diferente do que você está acostumada, uma dica que vale ouro é observar o que as outras pessoas estão vestindo. Fazendo isso, você pode ter insights sobre o estilo mais comum no seu ambiente profissional — dessa forma, pode encontrar um equilíbrio entre a cultura da empresa e o que você já tem no seu guarda-roupa.
Se você gosta de roupas coloridas, pode usar um conjunto de blazer ou colete com uma calça de alfaiataria colorida - como rosa claro, verde escuro ou outra opção monocromática que combine com você. Outra opção é misturar uma parte de cima estruturada e formal com a parte de baixo mais solta e casual, ou vice-versa - e para essa sugestão uma combinação de saia midi com camiseta pode cair bem.
O segundo passo consiste em incorporar elementos do seu estilo pessoal de forma mais discreta. Por exemplo, se o seu estilo for maximalista, cheio de cores vibrantes, uma alternativa é incorporar acessórios coloridos em um visual majoritariamente mais sóbrio — garantindo, assim, um quê de personalidade. Outras opções de acessórios são lenços coloridos, colares e brincos de maior comprimento, ou bolsas em tons fortes ou vibrantes, capazes de proporcionar um ponto de foco interessante ao visual, mas sem comprometer a formalidade.
Além do look: imagem pessoal
Dar aquele check na aparência pessoal também vale uns minutinhos do seu dia. Afinal, não é só a roupa que importa, não é mesmo? Cuidar da imagem também inclui o cabelo, maquiagem e até mesmo unhas — e no ambiente profissional, aquele velho ditado ainda se faz presente em muitas empresas: a primeira impressão é a que fica. Por isso, é legal cuidar da forma como você está sendo vista no ambiente profissional, principalmente pois quando nos cuidamos, ficamos mais confiantes e seguras.
Se você gosta de usar maquiagem e diferentes penteados, aproveite para experimentar novas formas de usar o cabelo, cores de maquiagem ou esmaltes que você nunca testou. Mas se você não gosta tanto de variar as cores ou prefere sair sem make, que tal incluir um acessório para compor o visual? Independente do seu estilo, lembre-se de usar protetor solar e ter uma rotina de skincare para cuidar da pele.
Leia também: Autocuidado | Saiba Como Cuidar de Si
Encontrar sintonia entre o estilo pessoal e as exigências do mundo corporativo é muito importante, pois as roupas e acessórios comunicam muito sobre quem somos.
Lembre-se: a chave está em encontrar a harmonia entre ser você mesma e nos adaptar às expectativas do ambiente profissional. Conte com a AMARO para encontrar roupas para o trabalho, seja para um estilo casual, formal, chic ou descontraído!