Como Organizar O Armário De Cozinha? Confira 9 Dicas!
Saber como organizar armário de cozinha pode simplificar bastante suas tarefas no dia a dia. Com cada coisa em seu lugar, eliminamos a bagunça e fica mais fácil encontrar os itens que serão utilizados.
Podemos usar diferentes tipos de organizadores de cozinha para fazer uma boa arrumação. O uso de potes, caixas e a aplicação de mais algumas estratégias podem deixar o seu armário impecável, sem nada empilhado.
Gostou da ideia? Então vem com a gente e confira as dicas que separamos para você!
1. Faça uma boa limpeza antes de tudo
Antes de começar a organizar o armário da cozinha, precisamos entender o espaço disponível. Por isso, a primeira coisa a se fazer é uma boa limpeza para descartar os utensílios que você não usa mais.
Às vezes acabamos colecionando muitos potes, talheres desfalcados, peças avulsas e outros itens que só ocupam lugar no armário. Então comece esvaziando as portas e gavetas para separar aquilo que ainda deseja guardar e o que já não tem mais serventia. Assim, pode voltar para o seu armário somente o que você usa de verdade, economizando um bom espaço.
2. Separe os itens por categorias
A intenção dessa grande faxina é organizar o armário de cozinha seguindo um padrão ou uma lógica que faça mais sentido para você. Agora que tudo já está fora dos armários e das gavetas, separe os seus itens por categoria.
Coloque as panelas todas juntas, assim como os copos, os pratos, os potes, os panos de prato e tudo mais que tiver que guardar de novo. Assim você vai conseguir ver com mais facilidade quantas categorias de itens precisam voltar para o armário, e também a quantidade de peças que cada uma delas tem.
Isso vai ajudar a estabelecer o melhor espaço para cada categoria e definir onde vai cada coisa, separando uma gaveta ou uma porta para categorias específicas.
Procure deixar os talheres todos juntos, porém, separados por tipo. Você pode utilizar um organizador de talher para ficar mais fácil fazer a separação. Também dobre muito bem as toalhas de mesa, os panos de prato e os guardanapos para que eles ocupem menos espaço. Prefira guardar cada um em sua pilha ou em sua gaveta para não fazer bagunça quando tiver que pegar uma peça.
Quando separamos os itens por categorias e colocamos cada coisa em seu lugar, tudo se encaixa no espaço com mais facilidade. Além disso, fica fácil de encontrar no dia a dia e guardar de novo depois de usar.
3. Utilize caixas organizadoras
As caixas organizadoras são uma boa opção para você guardar itens menores. Assim, em vez de eles ficarem soltos dentro de uma gaveta, ou então todos empilhados, podem ser separados também por tipos ou categorias, cada qual dentro da sua própria caixa.
Você pode usar, por exemplo, para guardar os utensílios maiores, como conchas, espátulas e colheres de pau. Também é interessante para guardar potinhos de sobremesa, frascos de tempero e condimentos, pacotes abertos, caixinhas de chá, e tudo mais que você quiser.
Algumas caixas vêm com tampa, o que é uma boa alternativa para você colocar uma sobre as outras nas partes maiores do armário. Se fizer a arrumação desse jeito, vale colocar etiquetas de identificação nas caixas para que você saiba qual é o conteúdo delas sem precisar abrir uma por uma.
4. Use potes herméticos e padronizados
Os potes herméticos são ideais para guardar mantimentos porque eles impedem a troca de ar entre o meio interno e o externo. Os alimentos se conservam por mais tempo. Você pode guardar produtos de cesta básica, bolachas, biscoitos, entre outros perecíveis.
Fica mais fácil organizar o armário de cozinha usando potes do que manter os produtos em suas embalagens originais. Isso porque podemos usar recipientes padronizados para que eles se acomodem com mais facilidade dentro do espaço disponível.
Deixar na própria embalagem pode fazer aquela bagunça de pacotes. Sem falar do maior risco de contaminação dos alimentos por causa da vedação insuficiente. Você também pode nomear os seus potes de acordo com o conteúdo.
Essa prática também vale para os temperos e especiarias. É interessante investir em kits de potes para que você possa separar esses temperos e armazenar de um jeito mais eficiente. Assim vai manter o cheiro e o sabor, além de evitar a bagunça que aquele monte de saquinhos pode fazer. Sem falar que previne o excesso de odor dentro do armário, que compromete o cheiro e o sabor dos outros alimentos.
5. Deixe os itens mais usados à mão
A melhor forma de organizar armário de cozinha é pensar na praticidade para o dia a dia. Quando você for definir o espaço para cada categoria, procure escolher aqueles mais acessíveis para colocar os itens que usa com mais frequência.
É importante que eles estejam à mão para que não seja necessário revirar o armário inteiro quando você precisar encontrar. Isso evita bagunçar aquilo que está arrumado e também vai fazer com que suas tarefas sejam mais ágeis. Ganhamos tempo com esse tipo de organização.
Então, reserve um lugar especial para suas peças preferidas e as mais usadas, deixando nas partes mais altas ou mais ao fundo do armário os itens que não são usados com tanta frequência.
6. Coloque os copos em fileiras
Copos e taças também precisam de um espaço especial para eles, separados de todo o restante. Mas ainda assim é preciso ter cuidado na hora de organizar para que você possa pegar as peças com facilidade.
Uma boa alternativa é manter os copos em fileiras. Se você tiver mais de um modelo, pode fazer uma fileira para cada um deles. Organizando dessa forma, conseguimos visualizar as opções disponíveis e também podemos pegar sem correr o risco de bater a mão ou o braço em outra peça. Aqui vale aquela técnica de deixar em fácil acesso os copos mais usados no dia a dia.
7. Aposte no uso de ganchos
Nem tudo aquilo que você usa na cozinha precisa ficar guardado dentro do armário. Algumas peças e utensílios podem ficar para fora desse móvel, o que vai ajudar a economizar espaço e também trazer praticidade para as tarefas rotineiras.
Você pode apostar em ganchos para fazer esse tipo de organização. Eles são ideais para pendurar espátulas, escumadeiras, colheres de pau, conchas e outros utensílios maiores. Você também pode pendurar o avental, o pano de prato em uso ou a sua luva térmica.
Se preferir, pode fazer a instalação de alguns ganchos no próprio armário, também para pendurar alguns desses utensílios, ou então canecas e xícaras, por exemplo. Não existe uma regra. O mais importante é usar os ganchos como aliados para organizar o armário da cozinha de uma forma que seja prática para você.
Tem muita gente que instala os ganchos também pensando na decoração. Isso porque, dependendo da forma como você instalar esses itens e no tipo de utensílio que ficará neles, também pode conquistar um visual diferenciado para o seu ambiente.
Os utensílios e outros objetos usados na cozinha, além de serem funcionais, servem como peças de decoração. Hoje em dia, eles têm um design diferenciado e cores mais vivas, o que é pensado justamente para ajudar a valorizar o visual do espaço.
8. Coloque divisórias nas gavetas
Um dos grandes problemas na hora de organizar armário de cozinha é a bagunça que acaba se formando nas gavetas. Isso acontece principalmente com aquelas que usamos para guardar talheres e outros utensílios, mas é fácil colocar tudo em ordem.
Em vez de deixar as peças soltas nas gavetas, prefira colocar divisórias ou então usar um porta talheres específico para gavetas. Assim pode separar seus talheres por tipo. Se você tiver um conjunto para ocasiões especiais, vale guardar em uma gaveta diferente, também com organizadores, para que as peças não fiquem misturadas com aquelas de rotina.
Desse jeito vai ficar muito mais prático encontrar os talheres que você precisa, e também evitar danos nas peças, causados pelo atrito de umas com as outras quando reviramos a gaveta para achar alguma coisa.
Vale separar as facas dos demais talheres, principalmente aquelas que usamos para cozinhar, porque elas têm um corte mais afiado e, muitas vezes, também têm ponta. Assim, você evita se machucar quando estiver mexendo na gaveta.
9. Invista em prateleiras extras
Existem alguns armários que, mesmo sendo grandes, têm um espaço muito pequeno. Isso acontece por conta da pouca quantidade de prateleiras, que nem sempre atendem às nossas necessidades de organização.
A solução para esse problema é criar mais espaço. Você pode fazer isso investindo em prateleiras extras, que são específicas para armários. Elas ajudam a dividir melhor os espaços para separar as suas peças e utensílios de uma forma mais organizada.
Além das prateleiras, existem também alguns nichos, os ganchos que já citamos e outros organizadores que você pode instalar para ter mais opções na hora de guardar as coisas.
Se preferir, pode também fazer a instalação de prateleiras fora do armário. Nelas, podemos guardar os potes de mantimentos, de temperos, eletrodomésticos, tigelas, ou qualquer outra peça que você quiser. Vai depender da sua lógica de arrumação e daquilo que combina melhor com o estilo da sua cozinha.
Além de organizar o armário da cozinha, você precisa manter cada coisa em seu lugar. Então não se esqueça de guardar os itens sempre no espaço certo. Assim a bagunça vai ficar bem longe.
E aí, curtiu o post? Então, aproveite para compartilhá-lo com as amigas!
- Tags: Casa Inspiração