10 Dicas para Organizar as Gavetas do Closet e Mantê-las Arrumadas
Você também já perdeu uma blusinha ou um acessório dentro do seu próprio closet ou armário? Não se preocupe porque é muito comum acontecer, ainda mais quando estamos com pressa. Por isso é tão importante saber como organizar gavetas de uma forma estratégica.
Quando as gavetas estão bem organizadas, fica muito mais fácil encontrar as peças que você quer usar. Tudo segue uma lógica, cada coisa tem o seu lugar, e o dia a dia fica mais fácil porque você sempre vai saber onde está cada peça.
Assim, também não precisa fazer aquela bagunça para pegar o que está lá no fundo. Sem falar que com um armário organizado fica bem mais fácil montar looks e escolher o que vestir no dia a dia.
Sabia que não tem nenhum segredo para fazer esse tipo de arrumação? Com algumas mudanças simples, já dá para melhorar bastante. A gente separou algumas dicas para que você consiga arrumar de vez as suas gavetas e dar adeus à bagunça. Olha só!
1. Tire o que não usa mais
O primeiro passo para começar a organizar um armário ou uma gaveta é tirar tudo do lugar. Assim vamos partir do zero, tendo uma visão melhor do espaço disponível para guardar cada coisa de volta.
Ao esvaziar tudo, também fica mais simples planejar onde as peças devem ser guardadas para garantir mais praticidade para o seu dia a dia, mas esse não é o único objetivo. Esvazie as gavetas para que você confira tudo que está guardado nelas e faça aquela limpeza caprichada.
Geralmente, tem muitas peças que já não estamos usando mais, e você não precisa voltar com tudo isso para dentro das suas gavetas. O ideal é separar essas peças para doar, vender ou descartar.
Essa primeira etapa é muito importante para que você tire das suas gavetas tudo aquilo que está entulhando. Tem coisas que a gente até esquece que tem! Assim, vai liberar muito mais espaço, evitar a bagunça e facilitar a localização daquilo que você usa de verdade.
2. Prefira organizar gavetas por categorias
Agora que você já separou tudo que vai guardar, pode separar as peças por categorias. Fazendo dessa forma, você consegue seguir uma lógica para sua arrumação e vai evitar que as peças fiquem todas misturadas. Pode-se separar uma gaveta para moda praia e moda fitness, por exemplo.
Pode deixar outra para lingeries, outra ainda para as blusas e os shorts. E também pode fazer essa separação por roupas para cada ocasião, por exemplo, separar em uma gaveta as peças que você usa para o trabalho, outra específica para pijamas, suas roupas preferidas para ficar em casa, e assim por diante.
Aqui não existe uma regra que vale para todo mundo. O interessante é organizar as gavetas de acordo com o que faz mais sentido para você e para o seu dia a dia. Pense na sua própria praticidade.
Depois, para você não se confundir, pode usar etiquetas ou então alguns adesivos para ilustrar melhor o conteúdo de cada gaveta e, de quebra, ainda decorar o móvel.
3. Utilize os organizadores dobráveis
Os organizadores dobráveis são grandes aliados para manter cada coisa em seu lugar dentro da gaveta. Eles fazem aquelas divisões em nichos, o que evita que as peças fiquem sobrepostas ou todas misturadas.
Para organizar uma gaveta de meias, por exemplo, você pode colocar cada uma delas em uma divisão. O mesmo é feito com as calcinhas e os sutiãs. E eles também são ótimos para organizar cosméticos e makes na gaveta, cada coisa no seu lugar.
Alguns organizadores são um pouco maiores, ideais para colocar peças grandes na mesma gaveta das peças menores. Mais uma vez, o tipo de organizador usado vai depender dos itens que você deseja arrumar.
4. Disponha as roupas em rolinhos
Sabe quando você quer usar aquela blusinha que está no fim da pilha? Na hora de pegar, parece que a gaveta vira no avesso de tanta bagunça. Mas você pode evitar que isso aconteça, arrumando as suas roupas em rolinhos.
Não tem segredo. Basta dobrar da forma tradicional e, em vez de fazer pilhas com as peças, enrolar cada uma delas para que sejam organizadas em sequência dentro da gaveta. Pode ser da ponta para o fundo, ou da esquerda para direita, como você achar mais prático.
Os rolinhos ajudam a ganhar espaço, evitam que as peças fiquem sobrepostas e ainda facilitam a visualização das suas opções. você pode dividir a mesma gaveta com peças para trabalho e passeio, por exemplo, separando cada conjunto em sequências de rolinhos.
Desse modo, você consegue alcançar cada uma delas com facilidade e sem bagunçar as demais. Dá para caprichar na arrumação, separando por cores, por exemplo, para formar um gradiente.
5. Aproveite a facilidade dos ganchos
Às vezes, o melhor jeito de organizar gavetas é tirar algumas peças de dentro delas. Tem certos itens que não precisam ficar em uma gaveta, já que podem ser guardados de uma forma mais fácil e sem fazer bagunça. É o que acontece, por exemplo, com os cintos.
Você pode instalar alguns ganchos no seu armário ou no closet para pendurar essas peças. O mesmo vale para os itens que são utilizados no dia a dia, como a sua bolsa preferida e as chaves de casa ou do carro.
Assim, além de você eliminar volume e bagunça de dentro das suas gavetas, ainda vai visualizar melhor suas peças, para encontrar com mais facilidade quando precisar usar.
6. Aposte em caixas com divisórias para as joias e bijuterias
Apostar em caixas é a melhor alternativa para guardar suas semijoias e bijuterias de uma maneira organizada. Melhor ainda se você optar por uma caixa com divisórias, para que cada uma das peças tenha o seu cantinho específico. Assim elas não vão ficar enroscadas, você vai encontrar com mais facilidade e evitar danos.
Para preservar ainda mais esse tipo de acessório, você pode investir em saquinhos de veludo ou de organza para guardar as peças mais delicadas. Outra alternativa é revestir o fundo da sua caixa organizadora com um tecido. Essa segunda opção facilita visualizar suas peças e traz mais praticidade na hora de escolher, já que ficam à mão.
7. Dobre tudo corretamente
Sabia que, muitas vezes, a bagunça das gavetas é causada pelo modo como dobramos as peças de roupa? Dependendo da maneira como elas são dobradas, acabam ocupando muito espaço e não permitem uma boa disposição dentro da gaveta.
Na hora de dobrar, prefira as técnicas que permitem diminuir ao máximo o volume das peças e faça a mesma dobra para cada um dos tipos de roupa. Por exemplo, se você for organizar blusas ou camisetas, dobre todas elas do mesmo jeito. Assim você mantém um padrão que deixa o visual mais bonito, além de economizar espaço.
Sem falar que dobrar as peças do jeito certo também é uma forma de fazer com que elas durem mais. De quebra, vai evitar que amassem dentro da gaveta, ficando sempre prontas para pegar e usar.
8. Arrume as bolsas e os acessórios
Acessórios, como lenços e cachecóis, podem ficar dentro das gavetas, dobrados ou separados em organizadores dobráveis. Mas, se você quiser, pode fazer como os cintos e guardar fora da gaveta para deixar mais espaço para outras peças.
Os cabides podem ser utilizados nesse caso, tanto para os acessórios quanto para organizar as suas bolsas. Existem, até mesmo, cabides multifuncionais, que facilitam ainda mais a organização e ajudam a economizar espaço, porque você pode colocar diversas peças em um cabide só, que fica dentro do seu armário.
9. Organize os sapatos
Alguns modelos de sapatos também podem ficar guardados dentro de gavetas. Nesse caso, são aqueles que ocupam menos espaço, como as sapatilhas, as rasteirinhas, os tênis e as sandálias com saltos mais baixos.
É interessante organizar as gavetas da mesma forma como você fez com as peças de roupa. Prefira colocar os sapatos separados por categorias, pois isso facilita encontrar depois e ajuda a ganhar espaço, já que eles vão encaixar com mais facilidade.
Os organizadores dobráveis podem ser utilizados nesse caso também, porque, assim, cada par fica dentro do seu nicho específico, o que vai evitar a bagunça e os danos nas peças.
10. Deixe à mão o que usa mais
Quando for organizar as gavetas, independentemente do que vai colocar dentro delas, pense sempre naquilo que você usa mais. É interessante deixar as peças preferidas e aquelas do dia a dia em um lugar mais fácil, por exemplo, na parte da frente da gaveta, deixando no fundo os itens que usa menos.
Você também pode colocar as peças e os acessórios que usa com mais frequência nas gavetas mais altas ou naquelas mais acessíveis. Assim, quando estiver se arrumando, conseguirá alcançar com rapidez.
Manter cada coisa em seu lugar ajuda muito na hora de montar os looks porque se consegue ter uma visão de todas as alternativas. Isso evita ficar repetindo as peças só porque está mais fácil de encontrar.
Uma boa arrumação também evita o estresse que a bagunça traz e ajuda a prevenir danos em roupas, sapatos e acessórios. Ou seja, organizar gavetas de uma forma estratégica pensando em praticidade pode facilitar bastante seus dias, além de manter o visual do armário ou closet muito melhor.
Gostou das dicas? A gente tem muito mais para compartilhar com você! Aproveite para curtir a página da AMARO no Facebook para não perder nada!
- Tags: Casa