6 Tipos de Taças E Receitas de Drinks para Brindar com os Amigos!

6 Tipos de Taças E Receitas de Drinks para Brindar com os Amigos!

Na hora de receber os amigos em casa ou até mesmo durante um date especial, pensamos em diversos detalhes: na playlist ideal, nas comidinhas e, claro, em quais serão os drinks da noite! Mas, para quem deseja servir em grande estilo, escolher o tipo de taça certa para a bebida escolhida faz toda a diferença. E não estamos falando apenas da apresentação estética do drink, mas, sim, do próprio sabor e do aroma!

Os diversos modelos de taças não só marcam presença na mesa posta, mas têm as suas particularidades e essas características melhoram a experiência de degustação. Por isso, neste post, vamos listar 6 tipos de taças e, como um plus, trazer 5 receitas de drinks que não podem faltar na sua social com os amigos no fim de semana. Vem ver!

Os 6 tipos de taças

Para falar sobre cada um dos tipos de taças, vamos falar da estrutura geral delas. Quais são as características e partes que devemos observar ao escolher uma taça? Vem ver:

  • base — essa parte, por exemplo, serve para manter todo o conjunto de pé;
  • haste — é aquele ponto da estrutura em que a gente segura a taça e é muito mais importante do que se pode imaginar, já que evita o contato entre o calor da mão e o bojo;
  • bojo — é onde a bebida é depositada, evitando alterações na sua temperatura;
  • aro — por fim, é ele que regula a dispersão e a concentração do aroma.

1. Taças de água

A taça de água é a mais fácil de escolher, já que, com ela, não tem erro. Como a água não corre o risco de perder as suas características, como o sabor ou o aroma, a taça ideal para ela não tem limitações de tamanho ou de cor. Ou seja, a taça de água pode ter haste ou não e pode ser usada para outros tipos de bebidas. Aproveite para apostar em modelos de taças diferentes e coloridos para deixar a sua recepção mais interessante!

2. Taças para cerveja

As taças para cerveja podem ser de quatro tipos: Lager, Pokal, Weizen e Snifter. A Lager é a mais popular, sendo bastante indicada para bebidas tipo Pilsen, que têm um lúpulo acentuado no sabor e no aroma e uma tonalidade brilhante em cor dourada.

A sua estrutura é incrível para regular a temperatura da cerveja e deixa que as bolhas presentes sejam mais bem apreciadas.

A Pokal já tem o aro mais estreito e uma haste curtinha, ajudando na percepção do aroma da bebida e na conservação da espuma. Esse tipo, inclusive, é o mais versátil e pode ser uma boa pedida para vários estilos de cerveja — mas é especialmente interessante para as carbonatadas, que passam por um "fenômeno" provocado por reações químicas que as tornam gaseificadas.

A Weizen tem um formato mais alongado (que vai se tornando mais estreito na sua base) e um aro grande. Ela é mais indicada para o consumo de cervejas à base de trigo. Por fim, a Snifter já é mais robusta, com um aro estreito e um formato mais curto. Como ela facilita a apreciação dos aromas, a dica é utilizá-la ao apostar em cervejas mais fortes e marcantes.

3. Taças para vinho tinto

As taças para vinho tinto têm hastes e formatos mais longos, que são bem importantes para o bom direcionamento do sabor e do aroma das bebidas para pontos superespecíficos do nosso olfato e também do paladar. Aliás, um fator altamente marcante é a falta de coloração — elas são transparentes —, ou seja, a gente consegue observar a cor do vinho.

A Bordeaux, por exemplo, tem um bojo maior e um aro mais fechado, já que a ideia é concentrar melhor o aroma sem dispersá-lo, o que, inclusive, realça a degustação. É aquela típica taça para quem gosta de "bancar a fina" na hora de degustar um bom vinho!

Esse tipo foi desenvolvido especialmente para que o vinho seja levado à ponta da língua. Assim, é possível sentir primeiro o sabor frutado (sabor ou aroma de frutas) antes de sentir os taninos (que são características mais secas e encorpadas).

Já a Borgonha tem o bojo mais largo e um formato arredondado para que a bebida tenha um contato maior com o ar e libere o seu aroma mais rapidamente. Ao utilizá-la, conseguimos apreciar mais o vinho por meio do olfato, o que é muito válido para opções mais concentradas e complexas, como um Pinot Noir.

4. Taças para vinho branco e rosé

As taças usadas para os vinhos branco e rosé têm uma haste mais alongada e um bojo menor. Isso ajuda a manter a temperatura ideal das bebidas e o seu formato facilita a boa distribuição (de maneira mais uniforme, sabe?) do líquido pela boca.

5. Taças para champanhes e espumantes

As mais populares são as Flutê e essas taças têm um formato mais alongado e estreito. A propósito, esse é o detalhe que amplia o frescor da bebida e direciona o seu aroma até o nosso olfato. Superinteressante, né?

6. Taças para drinks

As taças para drinks têm um visual mais diferenciado — bem "instagramável", sabe? —, principalmente para favorecer a aparência (quem não ama aquelas decorações que dão um up no drink?) e a degustação das bebidas. A Coupette, por exemplo, tem o seu bojo "dividido" em duas partes, com parte de baixo mais estreita e a boca mais alargada logo acima. Normalmente, essa é a opção utilizada para frozens, coquetéis de frutas e margaritas.

A Balloon, por outro lado, tem uma haste longa, um bojo largo, porém um aro mais estreito, que são peculiaridades superimportantes para a concentração do aroma. Esse tipo é o preferido para servir drinks com gelo, espumante e/ou tônica.

Já a taça Dry é muito conhecida como "taça Martini" e apresenta um aro bastante largo e uma haste fina e alongada. Esse modelo é interessante para servir drinks Cosmopolitan, Martini e Pisco Sour, por exemplo.

Por fim, vale citar também a taça Escandinava, que tem um formato mais alongado, com uma haste curtinha e um bojo estreito. Em regra, o seu uso é recomendado para drinks preparados com espumantes e que não levam muito gelo.

5 receitas de drinks para brindar com os amigos

Aqui, reunimos 5 receitas bem clássicas e práticas, que realmente "salvam" aquela reunião com os amigos no fim de semana. Inclusive, durante a preparação, vale a pena lembrar que a quantidade dos ingredientes não é uma "verdade absoluta" — e que ajuda bastante ter os acessórios ideais, é claro! —, já que varia bastante de acordo com o gosto da galera. Olha só!

1. Dry Martini

O Dry Martini é aquele drink clássico que a gente sempre vê nas séries e nos filmes! Na forma de preparo, é possível que haja variações, mas, ainda assim, uma característica indispensável tem presença garantidíssima: a azeitona verde.

Os ingredientes são:

  • 90 ml de gin;
  • 1 twist de limão — que, basicamente, é uma guarnição (aquele toque de "decoração" que dá aquele up no drink, sabe?) feita com a casca da fruta;
  • uma azeitona verde;
  • 3 gotas de vermute seco;
  • gelo.

Uma boa dica é colocar a taça para gelar enquanto você mistura o gelo, o gin e o vermute em um copo. Depois, é só mexer e passar a bebida por um coador. Ao final, acrescente a azeitona e o limão. Voilà!

2. Cosmopolitan

Um drink clássico de Sex and The City! Além do cranberry — que tem um paladar mais azedo e não é tão fácil de encontrar aqui no Brasil —, o Cosmopolitan leva outras frutas, como licor de laranja e limão. Os ingredientes são:

  • 40 ml de suco de cranberry;
  • 50 ml de vodka;
  • 10 ml de suco de limão;
  • twist de laranja ou de limão Tahiti;
  • licor de laranja.

Na preparação, utilize uma coqueteleira com gelo em cubos, acrescente todos os ingredientes e bata. Em seguida, coe duplamente para uma taça Martini — também já gelada — e finalize com laranja ou um twist de limão.

3. Sex on the Beach

Um dos drinks mais pedidos na noite, principalmente nos períodos mais quentes, o Sex on the Beach é uma opção mais frutada e adocicada (e gelada!) que, sem dúvidas, fará sucesso nas sociais com os amigos. Os ingredientes são:

  • 1 dose de vodka;
  • 1/2 dose de licor de pêssego;
  • 2 pedras de gelo;
  • 1 dose de suco de laranja;
  • 7 gotas de xarope de groselha.

Utilizando uma coqueteleira, coloque o suco de laranja, a vodka, o licor de pêssego e o gelo. Após, despeje metade da groselha em uma taça e, em seguida, a mistura da coqueteleira. Por último, acrescente o restante da groselha e decore com uma fatia de cereja e/ou de laranja.

4. Cuba libre

Você sabia que a bebida tem esse nome porque nasceu durante a independência cubana? Ao longo da guerra, um capitão americano levou Coca-Cola ao país e resolveu misturá-la ao rum cubano tradicional, acrescentando também gelo e limão. Assim, surgiu o drink. Interessante, né?!

Os ingredientes são:

  • Coca-Cola (ou Pepsi);
  • 1 dose de rum;
  • 1 limão;
  • twist de limão;
  • gelo.

Para o preparo, coloque o gelo e despeje a Coca-Cola e a dose de rum até encher a taça. Em seguida, esprema o limão. Ao final, é só decorar a borda ou colocar a rodela de limão na bebida.

5. Margarita

A Margarita é, com certeza, um dos drinks mais famosos à base de tequila e, normalmente, ela é servida em uma taça que, como a gente disse, tem o bojo dividido (com o formato de um chapéu invertido, sabe?). Os ingredientes são:

  • 1 1/2 (uma dose e meia) de tequila;
  • suco de meio limão;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 55 ml de licor de laranja;
  • gelo.

Para prepará-la, bata cerca de 60 ml de suco de limão com açúcar — a quantidade será de acordo com o seu gosto. A seguir, acrescente 120 ml de tequila e o licor de laranja. Finalize o drink molhando a borda da taça em uma vasilha que tenha água e sal e, em seguida, despejando a mistura. Prontinho!

Percebeu como os tipos de taças são praticamente parte do sabor das bebidas (além, é claro, de fazerem toda a diferença para o visual)?! Por isso, se você faz parte do time que adora uma social nos fins de semana e não dispensa uma rodada de drinks com os amigos, vale a pena ter as opções ideais para cada um!

Então, que tal visitar o site da AMARO e conferir os nossos itens para a sua mesa posta?! Vem ver!