Antioxidantes Para Pele | O Que É e Para o Que Servem

Antioxidantes Para Pele | O Que É e Para o Que Servem

“Máscara facial com antioxidante”, “esse hidratante é rico em antioxidantes”. Vemos essas descrições em produtos de skincare o tempo todo, parece ótimo, mas…. o que são? Muitas vezes não entendemos todos os benefícios e indicações dos produtinhos de beleza e saúde. Na busca por uma pele saudável e por uma rotina de autocuidado é muito importante saber - pelo menos o básico - dos agentes que estamos aplicando no rosto e como eles atuam para melhorar nossa beleza natural. Que tal finalmente aprender o que são antioxidantes e em quais produtos você pode encontrá-los? Vem ver:

O QUE SÃO ANTIOXIDANTES

Mas afinal, o que são os tão falados antioxidantes? Antioxidantes são ativos que têm como principal função o combate de radicais livres e a oxidação de outras moléculas do corpo. Em seu efeito final, eles atuam na pele como um anti-envelhecimento precoce e, quando presentes nos alimentos, ajudam a prevenir algumas doenças como a hipertensão e a diabetes.

Existem dois tipos de antioxidantes - os enzimáticos, produzidos naturalmente pelo nosso corpo, e os não enzimáticos. Os não enzimáticos podem ser produzidos naturalmente também, porém, são obtidos pelo uso de produtos na pele ou pela alimentação.

PARA QUE SERVEM OS ANTIOXIDANTES

Ok, os antioxidantes servem para inibir os efeitos dos radicais livres. Mas, o que são radicais livres? Radicais livres são aquelas moléculas instáveis que danificam a pele e podem causar o envelhecimento precoce. Eles são produzidos em grande quantidade pelo nosso corpo quando ficamos muito expostos à poluição e radiação UV, quando nos alimentamos mal, consumimos álcool em excesso e passamos por longos períodos de estresse.

ANTIOXIDANTES NO SKINCARE

É aí que os antioxidantes se tornam tão importantes no skincare - eles garantem uma pele mais saudável, suavizam as linhas de expressão e realçam sua beleza natural. Ao contrário do que se acredita, os antioxidantes não são exclusivos para peles maduras ou tratamentos anti-sinais. Apesar se serem essenciais nesses casos, são também muito importantes na rotina de cuidados com a pele de todo mundo devido aos seus efeitos contra os radicais livres - tratam os danos à pele causados pelo estresse e agentes externos como radiação UV e poluição.

PRODUTOS COM ANTIOXIDANTES

Como você viu, os antioxidantes são verdadeiros queridinhos do autocuidado e podem ser encontrados em uma variedade grande de produtos, desde óleos essenciais até máscaras de argila - sua pele agradece quando você acrescenta um desses produtos à sua rotina de skincare. Quer dicas de produtos incríveis que contém antioxidantes? Dá uma olhada na listinha que preparamos pra você:

MÁSCARA FACIAL

A máscara facial tem uso recomendado de uma a duas vezes por semana e geralmente você deve deixá-la agir no rosto de 5 a 20 minutos, dependendo do produto. Por isso ela é um queridinho no momento de autocuidado: você separa esse tempo na semana exclusivamente para cuidar de você! As máscaras antioxidantes apresentam resultados perceptíveis na primeira aplicação.

SÉRUM FACIAL

O sérum é o produto para quem preferem um cosmético com consistência leve, rápida absorção e alta concentração de agentes - como os antioxidantes. Ele é usado para aplicações diárias e é um dos queridinhos nas rotinas de skincare anti-sinais de estresse e envelhecimento.

ÓLEOS

Os óleos são muito versáteis já que podem ser aplicados diretamente no rosto ou diluídos em cremes e máscaras para potencializá-los. Essa mistura é uma ótima dica para quem quer aproveitar os efeitos poderosos de um óleo antioxidante mas não gosta da textura oleosa.

LIMPEZA

Passo obrigatório do skincare, a limpeza básica deve acontecer pela manhã e antes de dormir. Apesar de básico, este está longe de ser um passo trivial, é importante escolher um produto à base de antioxidantes para garantir um efeito rejuvenescedor todos os dias.

HIDRATANTE

Uma pele hidratada tem tudo a ver com saúde e com o combate ao envelhecimento precoce. Ajuda a acalmar os estresses diários também. Hidratantes com ácido hialurônico têm antioxidantes naturais e essenciais para a sua pele.