Bem-Estar Sexual: Tudo Sobre Saúde e Sexualidade

Bem-Estar Sexual: Tudo Sobre Saúde e Sexualidade

Sempre falamos sobre a importância do autocuidado e bem-estar por aqui. Pois bem, chegou a hora da gente ter uma conversinha sobre bem-estar sexual e seus benefícios para a saúde. Falar sobre sexo pode deixar algumas bochechas coradas, mas não há motivo para vergonha. É preciso desmistificar o tema, conversar sem medo de julgamentos e se jogar na busca de uma saúde sexual consigo mesme para depois se divertir com o parceire. Vamos lá:

O QUE É BEM-ESTAR SEXUAL?

Fazer amor, rala e rola, namorar, sassaricar, brigar pelado, transar, fazer “aquilo”... existem mil e um jeitos de chamar o sexo. Mas o bem-estar sexual não se resume apenas ao ato ou necessariamente depende de um outro alguém. A sexualidade está ligada às necessidades básicas do ser humano, ao desejo, a intimidade, ao autoamor e ao amor ao próximo. O bem-estar sexual é a capacidade de explorar livremente essa área da vida, sem culpa, preconceitos, com segurança e prazer.

Isso gera impactos essenciais na saúde emocial e física, além de ser um dos fatores para uma alta qualidade de vida . O sexo - seja sozinhe ou com alguém - libera endorfina, o “hormônio da felicidade” que é super importante para o humor, o sistema imunológico e responsável pela liberação de substâncias importantes para o bom funcionamento do organismo.

DIVERSIDADE

Lógico que não podemos deixar de dizer que sexo não se resume à heteronormatividade - homem com mulher. E é muito importante falar sobre diversidade no tema de bem-estar sexual, afinal o preconceito e a culpa podem gerar bloqueios e até mesmo sérios problemas na sexualidade de alguém. Muitas vezes, o medo do julgamento alheio impede muitas pessoas de experienciarem seus melhores momentos. Sem falar que mulheres que foram ensinadas a sentir vergonha e aprenderam que era errado explorar o próprio corpo podem ter grandes dificuldades de atingir um orgasmo.

SEXUALIDADE X GÊNERO

Já que o tópico é diversidade, vale a pena lembrar: sexualidade é diferente de gênero! Sexualidade diz respeito à toda a esfera humana de prazer, atração, busca por satisfação e vínculos humanos. Ela se manifesta de maneira única em cada indivíduo e vai muito além do ato sexual. É a partir dela que cada um nasce com sua orientação sexual. Hoje, criamos alguns identificadores para isso como heterossexualidade (atração pelo sexo oposto), homossexualidade (atração pelo mesmo sexo - gays e lésbicas), bissexualidade (atração por ambos os sexos), assexualidade (falta ou pouca atração pela atividade sexual). Essas são só algumas de várias orientações presentes hoje - comenta se você gostaria de um conteúdo explicando um pouco de cada uma!

Já o gênero, ou identidade de gênero, é a percepção que o próprio ser tem sobre si e costuma variar entre o espectro de masculinidade e feminilidade. É um processo extremamente individual e pode não corresponder ao sexo biológico com o qual a pessoa nasceu. Por exemplo, uma pessoa CIS define alguém que se identifica com o seu sexo biológico de nascimento. Por outro lado, uma pessoa transgênero denomina alguém que não se identifica com o seu sexo de nascimento e se identifica com outro gênero.

PRAZER ALÉM DO CORPO

O prazer não está só no vuco-vuco com o crush. Ele está além do corpo também. Começa desde um olhar, um cheiro que você gosta, uma boa conversa. É a busca por intimidade e carinho. Não está apenas na aparência física do outro, o prazer pode e deve ir muito além disso.

E se engana quem acha que só há prazer com o outro! Antes de se enroscar com os crushes da vida, é preciso encontrar a satisfação em si mesme. Se inicia no autocuidado, em uma automassagem, na gentileza consigo, enfim não tem limites.

SEXUALIDADE E AUTOESTIMA

Explorar o próprio corpo é extremamente importante para a autoestima. Ser capaz de sentir prazer sozinhe é essencial na busca pelo bem-estar sexual. Afinal, nada derruba quem é capaz de se dar amor.

Além disso, ter uma sexualidade bem resolvida melhora - e muito - o relacionamento com o próximo. Você torna-se capaz de dizer o que gosta e acaba se sentido mais à vontade para explorar o momento com intimidade e sem vergonha, rs.

PRODUTOS ERÓTICOS

E por falar em perder a vergonha, chega dessa história de achar que comprar produtos eróticos é coisa de outro mundo. Os óleos, vibradores, lubrificantes e todo o universo de sexual wellness está aí apenas para melhorar seu bem-estar sexual, consigo e com os outros. Afinal, você não compra produtinhos de autocuidado? Para a seção erótica não é diferente. Se você vai comprar online, os pacotes sempre são discretos (o porteiro nunca vai saber o que tá na caixa). Tá na hora de desmistificar a busca pelo autoprazer e o bem-estar sexual.