Estamos vivendo um momento no mundo do autocuidado muito especial, em que movimentos de beleza consciente e quebra de padrões estão tomando conta das tendências dentro e fora da internet. Lutar contra o ciclo natural do nosso corpo pode causar ansiedade para muitas mulheres que ficam caçando os primeiros fios brancos no espelho e depois pintam o cabelo durante anos para esconder a cor grisalha. Porém, os relatos de quem decidiu assumir as madeixas brancas contam como esse processo muda muito mais do que a aparência e pode ser libertador – uma verdadeira jornada de autodescobrimento. Para você que está em uma nova fase capilar, vem ver tudo sobre como cuidar dos cabelos brancos e se inspirar em mulheres incríveis que assumiram os grisalhos.
CABELO, AUTOESTIMA E ACEITAÇÃO
O cabelo é parte importante da nossa identidade e pode afetar nossa autoestima. Quando aprendemos que envelhecer é algo a ser combatido, escondido e evitado, tratamos os ciclos naturais das nossas madeixas como uma verdadeira guerra contra os fios brancos.
Não faltam exemplos de mulheres inspiradoras que dão um basta na ansiedade com o envelhecimento. Ao assumirem o cabelo natural, uma frase se torna frequente: “é libertador”. Aceitar e se ver linda com os diferentes tons de cinza e brancos dos cabelos é se conhecer em um nível mais profundo e dizer para si mesma que as marcas do tempo são símbolos de amor, resistência e – claro – muita elegância.

CABELO NATURAL
Os fios brancos aparecem aos poucos. Algumas mulheres já ganham mexas grisalhas antes dos 30 anos, outras têm as raízes embranquecidas com o tempo. Não há uma idade certa para que o grisalho comece, o processo é gradual e têm início entre os 35 e 45 anos.
O cabelo “perde a cor” naturalmente porque a função de uma célula responsável pela melanina das madeixas é reduzida progressivamente ao longo do tempo. Primeiro vem o grisalho e depois os fios começam a ficar embranquecidos. Os cabelos naturalmente brancos podem sofrer algumas quedas e ficam mais vulneráveis diante de químicas e colorações. Por isso mesmo que deixar o cabelo natural acaba sendo uma escolha para além da estética – mas também para a saúde duradoura dos fios.
Para quem já pinta o cabelo há um tempo e quer assumir o branco, deve passar por uma transição capilar. Esse não é um período fácil, principalmente para a autoestima. Deixar a raiz crescer envolve lidar com cores diferentes no cabelo e muitas optam por cortar o máximo para acelerar a transição. A dica que muitas mulheres que já passaram por essa fase desafiadora é lembrar que é temporário e aproveitar o momento para testar – e ousar – em penteados e cortes diferentes.

COMO CUIDAR DOS CABELOS GRISALHOS E BRANCOS
O cabelo grisalho ou branco necessita de cuidados especiais para ficar com uma aparência saudável e elegante. Os fios necessitam de hidratação, fortalecimento e, principalmente, proteção térmica. Olha as principais dicas de cuidados e cortes para arrasar com as madeixas embranquecidas.

LIMPEZA
Com a redução da melanina natural do cabelo, os fios ficam mais sensíveis e quebradiços. Assim, é muito importante escolher shampoos e condicionadores sem ingredientes químicos muito fortes – quanto mais natural melhor. Prefira composições veganas, low poo e sem sal. Não lave os cabelos todos os dias e aposte nas fórmulas de nutrição e hidratação.

HIDRATAÇÃO
No cronograma capilar, o momento da hidratação tem que estar presente. Os cabelos brancos exigem uma dose extra de máscaras, séruns e cremes hidratantes. Já que o fio está sem pigmento, ele fica exposto à poluição e outros ativos que ressecam o cabelo. No dia a dia, use um óleo capilar para dar um brilho extra – ingredientes como argan, pracaxi, aloe vera e karité são ótimos.
Uma vez por semana, utilize uma máscara capilar hidratante. Deixe agir durante alguns minutos após lavar o cabelo e enxágue. Aproveite esse momento para dar um cuidado extra aos fios. Para unir 2 tratamentos em 1, escolha uma máscara violeta matificante. Assim, você tira o aspecto amarelado das madeixas e garante aquele branco incrível. Só cuidado para não deixar mais tempo que o recomendado – como o cabelo branco está sem pigmento ele pode absorver o roxo temporariamente.

CORTES FREQUENTES
Mudar a cor do cabelo e colocar o grisalho pra jogo pode ressiguinificar uma mudança total de estilo. Existem alguns cortes clássicos que ficam incríveis com os fios prateados. Olha só:
CABELO CURTO COM FRANJA
Um cabelo branco de parar o trânsito é o corte poderoso da Miranda Priestly – interpretada pela diva Meryl Streep. Inspirada na Anna Wintour – diretora da revista VOGUE – tudo nesta personagem grita estilo, elegância e poder. O corte valoriza o rosto e dá um toque glamoroso para os cabelos brancos. Combina com brincos extravagantes ou pequenos e é ótimo para cabelos lisos ou ondulados.

CACHOS DE PRATA
O long bob para cabelos cacheados não tem erro. Valoriza o volume dos cachos, emoldura o rosto e ainda dá um efeito especial para o misto de tons de branco e cinza. Aposte em acessórios como tiaras e bandanas para dar o toque final no dia a dia.

“JOÃOZINHO” FEMININO
Já podemos problematizar o nome do corte “joãozinho”? Cortes curtinhos não são exclusivos para homens. O modelo bem curto deixa o rosto mais delicado e é um clássico para os cabelos brancos. Além disso, é uma ótima opção para a fase de transição capilar.

CHANEL
O corte channel é outro clássico. Incrível para os cabelos bem lisos, esse modelo emoldura perfeitamente rostos redondos, ovais e triangulares invertidos. Para dar um ar mais moderno, faça um chanel com bico e franja em diagonal.

Longo
O cabelo longo grisalho é um diferencial. Os diferentes tons naturais do cabelo dão um efeito de camadas e deixam o look poderoso. Ótimo para rostos quadrados ou ovais, esse corte oferece várias opções de penteados e com certeza chamará muita atenção positiva!

PROTEÇÃO SOLAR
Para finalizar seu kit de tratamento capilar para cabelos brancos, não esqueça o protetor térmico. Com os fios brancos mais expostos aos efeitos danosos dos raios ultravioleta, um spray de protetor solar tem que estar nos seus cuidados diários. Assim, você mantém o efeito saudável e evita o amarelamento dos fios. Para dar um toque extra, acrescente um ativador de brilho antifrizz.

PESSOAS PARA SEGUIR
No processo de autoaceitação é preciso inspiração e força de mulheres que trilharam o mesmo caminho. Existem histórias incríveis de mulheres poderosas que compartilham no Instagram suas jornadas de transição capilar, dicas de cuidados com cabelos brancos e fotos maravilhosas. Vem ver:
@greceghanem
A modelo e influenciadora começou a utilizar os cabelos brancos com 28 anos. Hoje, aos 56 anos, ela arrasa nos looks e dicas de beleza no seu perfil e adora compartilhar dicas sobre bem-estar, exercícios físicos e autocuidado sustentável.

@thetennillelife_
Impossível não ficar de queixo caído com a beleza de Tennille Murphy. A super blogueira também é comissária de bordo e é reconhecida pelos cachos prateados e suas dicas de beleza, culinária, bem-estar, moda e sustentabilidade.

@movimentogrisalha
A Patricia Reis tem uma página no Instagram dedicada à inspirar mulheres a assumirem e esbanjarem seus cabelos brancos por aí. Com as madeixas longas, a modelo mineira oferece dicas para cabelos e bem-estar e busca construir um espaço de união entre mulheres que querem se libertar dos paradigmas de beleza.

@wladiagoes
A Wladia Góes é uma produtos de moda e figurinista e esbanja seus cachos brancos em seu perfil do instagram. Sempre com um penteado e um look mais lindo que o outro, ela é a prova de que uma vida saudável e feliz é se libertar de padrões e viver a sua melhor versão sempre.

@assumimeugrisalho
A página Assumi Meu Grisalho foi criada pela Carol Bortoletto justamente para encorajar as mulheres a mostrarem seus cabelos brancos e arrasarem no dia a dia. Com dicas para todas as fases de transição e grisalhos em todas as idades, serve de inspiração para quem está nessa jornada de autodescobrimento.

1 comment
Olá! Boa tarde!
Estou entrando pela primeira vez no site da AMARO. Gostei da proposta, mas confesso que estou um pouco perdida.
Gostaria de começar pelo HairCare, porém não sei como fazê-la corretamente. Meu cabelo é crespo, grisalho
e muito ressecado.
Vocês poderiam me dar algumas orientações sobre quais produtos comprar pra o meu HairCare.
Att.
Maria Inês