5 Cuidados Com O Cabelo No Verão Que Você Precisa Ter

5 Cuidados Com O Cabelo No Verão Que Você Precisa Ter

Sol, praia, piscina, sorvete, férias… o verão é tudo de bom! Mas durante esse período, precisamos tomar cuidados extras com algumas partes do nosso corpo. Uma delas é a pele, mas o que pouca gente sabe é que os cabelos também sofrem com os efeitos do calor.

Então, que tal aprender um pouco sobre os cuidados com os cabelos no verão? Assim, você sabe exatamente como cuidar dos seus fios e poderá mantê-los saudáveis durante o seu tão merecido descanso.

Além disso, a gente vai ensinar alguns cuidados extras que você deve ter com o seu corpo durante o verão. Confira todas as dicas a seguir!

Quais são os principais perigos do verão para os cabelos?

A gente já sabe que o sol é um dos grandes vilões para a pele. Isso acontece a partir da exposição sem proteção aos raios solares, que podem gerar mutações e problemas em nosso DNA, causando manchas, envelhecimento precoce e até mesmo questões mais sérias, como o desenvolvimento do câncer.

O que pouca gente sabe é que a falta de cuidados nessa época do ano também pode acabar prejudicando os cabelos.

Quando não cuidamos dos fios durante as épocas de altas temperaturas, é possível que problemas como opacidade (falta de brilho), alterações na textura (os fios ficam mais ásperos), desbotamento dos cabelos tingidos e ressecamento apareçam.

Como proteger o cabelo no verão?

Agora, é hora de você conferir algumas dicas para cuidar direitinho dos seus fios durante a época mais quente do ano. Olha só:

1. Reforçar a hidratação

O primeiro passo para cuidar bem dos fios durante o verão é caprichar na hidratação. Aqui, você precisa apostar em produtos que tenham, em sua composição, substâncias altamente hidratantes.

Alguns ingredientes que merecem a sua atenção são: pantenol, glicerina, aloe vera, óleos e manteigas. Eles vão ajudar na recuperação de água pelos fios e na nutrição deles, colaborando para uma textura mais sedosa.

2. Enxaguar os cabelos ao sair do mar e da piscina

Quando entramos no mar ou na piscina, nossos cabelos mudam da água para o vinho (mas não de um jeito bom). Eles ficam ressecados, sem movimento e podem até mesmo quebrar na hora de serem penteados. Isso acontece graças ao efeito do sal e do cloro nos fios.

Uma dica, então, é sempre enxaguar os cabelos assim que você voltar do seu mergulho. Ainda que não evite completamente o problema, essa técnica auxilia na remoção do excesso desses compostos.

3. Reduzir a frequência do uso do secador

O calor é um dos maiores inimigos de cabelos bonitos e saudáveis. Então, considere fazer o uso de protetores térmicos — que ajudam a selar os fios, protegendo-os do calor — e, caso vá usar um secador, o mantenha sempre afastado dos cabelos durante a secagem.

No verão, aproveite que o tempo está mais quente e deixe que seus cabelos sequem naturalmente. Uma boa dica para deixá-los mais alinhados é o uso de toucas de cetim.

4. Usar produtos com proteção solar

Além da proteção solar para o rosto e o corpo, também podemos utilizá-la em nossos cabelos! Você sabia disso?

Esse tipo de produto é essencial para evitar que os raios ultravioleta danifiquem a estrutura dos fios. Além disso, é responsável por deixar o cabelo bem brilhoso e ajudar nos tratamentos feitos nessa época, já que seguram os produtos usados no fio.

5. Não prender os cabelos molhados

Por fim, uma dica bem significativa: nada de prender os seus fios enquanto eles estão molhados! Isso é válido para todos os momentos — incluindo quando você sair do banho —, principalmente para os períodos após os mergulhos na piscina ou no mar.

Isso porque seus fios ficam fragilizados enquanto estão úmidos, além de serem mais propensos a embaraçar. Portanto, podem acabar quebrando, fazendo com que você fique com muito frizz e fios de tamanhos diferentes.

Quais são os melhores penteados para usar durante o verão?

Agora que você já aprendeu alguns cuidados essenciais para cuidar do seu cabelo, que tal descobrir alguns penteados que têm a cara do verão? Veja alternativas que são simples mas, ainda assim, elegantes e versáteis, se enquadrando nas mais diversas situações.

Rabo de cavalo

Um clássico é um clássico! O rabo de cavalo é o penteado que mais combina com o verão, unindo beleza à praticidade e deixando qualquer look bem mais fresquinho. Ele pode ser incrementado com tiaras e presilhas e, desse jeito, ficar ainda mais charmoso.

Coque

O coque é outro tipo de penteado atemporal. Ele pode ser feito em dois segundos e fica perfeito em pessoas com qualquer tipo de cabelo. Também, há a possibilidade de fazer coques bem incrementados — com presilhas, tranças embutidas e outros —, o que faz com que eles também sejam ótimos para qualquer tipo de evento no verão.

Trança

Elegante e muito interessante, a trança é outro tipo de penteado que não tem erro. E o bom é que há muitas alternativas, desde as mais simples e únicas, até embutidas, cruzadas ou no estilo "rabo de peixe". E, para deixá-las ainda mais charmosas, você pode utilizar presilhas, lenços e outros acessórios!

Cabelo meio preso

Caso você não se sinta muito à vontade com o cabelo completamente preso, saiba que o cabelo meio preso também funciona muito bem no verão. Aqui, a ideia é deixar os fios soltos na parte de trás, mas remover boa parte dos fios da frente do rosto. Dessa maneira, você fica mais fresquinha e muito elegante!

Onda

As ondas são a cara do verão. Por isso, se você tem fios mais lisos, estilizá-los com o babyliss é uma boa opção para arrasar, mas não se esqueça da proteção térmica! Outra dica é fazer uso de texturizadores capilares.

Quais são os outros cuidados que devemos ter com a saúde no verão?

Gostou dessas dicas e informações sobre os cuidados com os cabelos? Agora, é hora de descobrir outros detalhes que são importantes para manter sua saúde (e a de toda a sua família) nesse período.

Tome bastante água

Um dos principais cuidados com a saúde no verão é caprichar na ingestão de água. Isso é válido para todo o ano, mas, durante o calor, se torna algo ainda mais essencial. Por isso, multiplique o seu peso por 35 ml de água e veja qual é a quantidade diária ideal para você!

Use protetor solar

O protetor solar deve ser o seu melhor amigo durante todo o ano, especialmente no verão. E importante: não deixe de reaplicá-lo sempre que for necessário. Afinal, o seu efeito vai passando depois de certo tempo.

Evite os horários de pico do sol

Quando estamos no verão, queremos ficar expostos ao sol o tempo inteiro. Mas, se for possível, evite a exposição durante o período que vai das 10 horas da manhã até as 4 horas da tarde. Esses são os momentos de maior incidência dos raios solares e, portanto, os de maior perigo para a saúde.

Use roupas confortáveis

Outra dica muito básica envolve o uso de roupas confortáveis, que vão favorecer a transpiração. Além disso, priorize as peças de tons mais claros, que retêm menos calor. Conforto é a palavra-chave para que você possa aproveitar o seu merecido descanso!

Faça refeições leves

Durante os períodos mais quentes, é comum que a nossa digestão fique prejudicada. Isso acontece como uma reação normal do corpo, que está usando muita energia para outras atividades, inclusive a regulação da temperatura do corpo. Por isso, capriche em refeições mais leves e aposte no consumo de frutas, vegetais e outros alimentos saudáveis.

Use óculos de sol

Sua visão também fica suscetível a problemas durante a exposição ao sol, assim como nossa pele e nossos cabelos. Então, não deixe de cuidar dela com muito carinho. A dica principal é utilizar óculos de sol de boa qualidade, que tragam uma proteção comprovada para os olhos. Além disso, eles são uma ótima forma de complementar o seu look no verão!

Evite roupas molhadas por muito tempo

Após os seus mergulhos e banhos, evite ficar com o biquíni úmido por muito tempo. Sempre que possível, troque rapidamente ou fique sob o sol para que ele seque o mais rápido que der. O contato do pano úmido com a pele e as mucosas pode gerar problemas com fungos, como a candidíase.

Mantenha uma boa rotina de exercícios físicos

Por fim, é super importante que você continue se exercitando durante o verão. Para isso, priorize as atividades praticadas no comecinho da manhã ou no final da tarde, para que o sol não incomode durante a prática. E, claro, respeite sempre os seus limites.

Gostou de saber sobre os cuidados com o cabelo no verão? Agora, não deixe de implementar todas essas dicas na próxima temporada de sol. Sua saúde e a beleza dos seus fios agradecem!