Conheça os principais tipos de base para cada pele

Conheça os principais tipos de base para cada pele

É muito importante saber quais são os melhores tipos de base para cada pele para ter o acabamento ideal na maquiagem. Existem muitas opções, e cada uma delas traz uma proposta diferente.

Saber como escolher faz toda a diferença porque a base é um produto indispensável para deixar a tonalidade da pele mais uniforme, cobrir algumas manchas e imperfeições. O resultado fica melhor quando o produto é bem escolhido, por isso a gente preparou este post para você não ter mais dúvidas na hora de comprar.

Por que é tão importante escolher uma boa base?

A preparação da pele é uma etapa essencial da maquiagem. É nesse momento que conseguimos explorar as texturas, definir a iluminação e o acabamento. É por isso que é importante escolher bem os melhores tipos de base para cada pele, já que ela é a protagonista da make.

Quando esse produto não está adequado para o tipo de pele, o resultado pode não ser dos melhores. Não conseguimos alcançar o efeito desejado, a aparência pode ficar muito artificial e o que é pior, deixar o rosto com uma tonalidade completamente diferente do restante do corpo.

Outra coisa que a gente não pode esquecer é que a base também pode influenciar na saúde da nossa pele e até no aspecto dela quando estamos sem maquiagem. A fórmula precisa respeitar as suas características naturais para não acabar ressecando muito, entupindo os poros e causando acne.

Então, escolhendo bem, você consegue criar uma maquiagem arrasadora, que vai durar mais tempo na sua pele, sem prejudicar a saúde dela.

Quais são os principais tipos de base para maquiagem?

Chegou a hora de conhecer os tipos de base para cada pele e conferir as opções que geralmente encontramos no mercado. Veja quais são as características de cada uma e suas indicações:

Base líquida ou fluida

A base líquida ou fluida é o tipo mais comum que a gente encontra. Ela é uma das queridinhas, porque é fácil de aplicar de maneira uniforme e tem uma boa aderência na pele. É um tipo de base interessante para quem tem a pele mais seca ou então pele madura.

Algumas fórmulas podem conter um pouco de óleo em sua composição, por isso, é preciso ter cuidado com as peles oleosas por causa do risco de ficar com brilho excessivo. Nesse caso, vale optar por bases com efeito mate.

Base compacta

A base do tipo compacta também é muito fácil de ser encontrada. Sua embalagem é prática, inclusive para levar para lá e para cá na bolsa e fazer alguns retoques ao longo do dia. Além disso, por causa da sua textura, é mais fácil de aplicar e faz menos sujeira, o que também facilita o uso no dia a dia quando estamos fora de casa.

É uma boa alternativa para peles oleosas por não ter óleo em sua composição, e permite alcançar aquele efeito matte, que reduz o brilho da pele. Mas é preciso ter um pouco de cuidado na hora de aplicar.

Para evitar o efeito artificial e o aspecto empoeirado, vale usar, por exemplo, uma bruma finalizadora ou então uma água termal em formato spray, para ajudar o pó a fixar e assentar melhor na pele.

Base em pó

A base em pó é praticamente a mesma coisa da compacta, só que com a diferença de vir mais soltinha na embalagem, não no formato de um bloco. Geralmente é uma fórmula mineral, que também é indicada para quem tem pele oleosa ou mista.

Em comparação com a base compacta, conseguimos alcançar um efeito um pouco mais natural. Porém, a pele também pode ficar empoeirada se aplicarmos em uma quantidade muito grande.

A base em pó fica em desvantagem em comparação com a compacta quando se trata de usabilidade, pois como ela é soltinha, pode fazer um pouco mais de sujeira na hora de usar fora de casa.

Base em bastão

Essa é uma boa alternativa para quem gosta de praticidade e versatilidade, já que a base em bastão tem uma embalagem fácil de ser manuseada, que ajuda bastante na aplicação do produto.

Sua textura é mais consistente, e alguns produtos ainda vêm com o combo 3 em 1, reunindo base, corretivo e pó em um produto só. É uma boa alternativa para usar todos os dias e carregar na bolsa.

Por ser mais prática, é ótima para dar aqueles retoques e fazer acabamento. Pode facilitar na hora de fazer o contorno também. Basta usar em um tom mais escuro do que a pele. Sua textura cai muito bem para quem tem a pele mista, mas nesse caso é interessante optar por uma fórmula livre de óleo.

Base cremosa

A base cremosa é a mais comum, ideal tanto para um efeito natural quanto para quem precisa disfarçar algumas imperfeições mais expressivas.

Aquelas de cobertura alta, ajudam a criar uma make arrasadora para os eventos noturnos, e costuma ser ótima para vídeos e fotos, quando é necessário algo impactante. As peles secas e as regulares se dão muito bem com a base cremosa.

Base em mousse

As bases com textura de mousse costumam ter uma fórmula com ação emoliente, para trazer mais maciez e flexibilidade para a pele. Também são umectantes, para evitar a perda de água e manter a hidratação natural, além de conter ingredientes hidratantes. Por isso, são uma boa opção para quem tem pele extra seca ou mais madura.

Como escolher a base ideal para cada pele?

Você viu que existem vários tipos de base, e elas atendem a todos os tipos de pele, já que podemos escolher a textura para fazer a maquiagem de acordo com o efeito que queremos alcançar. Para não errar na hora de comprar a sua, confira algumas dicas que podem ajudar a descobrir aquela ideal para você.

Texturas de bases para cada tipo de pele

Procure sempre considerar o seu tipo de pele para escolher a base ideal. Você viu que cada textura se adéqua melhor a uma pele diferente, mas não é só isso que requer nossa atenção. Precisamos pensar no efeito que a base promove e nos ingredientes da sua fórmula.

As peles mais secas se dão muito bem com as formulações que trazem óleos, ingredientes emolientes e hidratantes. As peles oleosas precisam de algo que ajude a segurar o brilho e manter uma boa fixação, o efeito matte cai muito bem nesses casos.

Pessoas com peles mistas ou oleosas também podem usar texturas mais fluidas, como a base líquida. Basta observar com cuidado a composição para ver se é livre de óleo e se ela ajuda a deixar aquele efeito sequinho.

Como escolher o tom da base para cada pele

Uma boa forma de acertar na hora de escolher o tom da base é descobrir qual é o seu subtom de pele. Ele pode ser frio, quente ou neutro. Não tem segredo, é só ver quais acessórios se destacam mais em você.

Se os acessórios da cor prata se destacam e os dourados harmonizam é porque o seu subtom é quente, mas se for ao contrário, com os acessórios dourados se destacando, é porque o seu subtom é frio. Se não fizer diferença entre um e outro, é porque o seu subtom é neutro.

Quando for experimentar a base, não se esqueça de que o teste não deve ser feito no antebraço, mas sim na linha do maxilar.

Tipo de cobertura de cada base

Para escolher a base ideal também precisamos considerar o tipo de cobertura que ela oferece. Encontramos as coberturas leve ou baixa, média e alta.

  • A cobertura leve ou baixa é muito suave e deixa a aparência bem natural. É uma boa opção para o dia a dia e quando não é necessário cobrir imperfeições, como manchas e olheiras.
  • A cobertura média também pode ser usada no dia a dia porque consegue manter o aspecto natural da pele. Porém, ela cobre uma boa parte das imperfeições.
  • A cobertura alta cobre quase todas as imperfeições exigindo pouco corretivo. Geralmente esse tipo de base é mais denso, por isso, é preciso saber como usar o jeito certo para que a maquiagem não fique pesada demais.

Base para cada tipo de maquiagem

Além de escolhermos os tipos de base para cada pele, precisamos pensar na maquiagem que pretendemos criar e na ocasião em que ela será usada. Você precisa de algo para o dia a dia, com um efeito mais natural? Então a base com cobertura suave é a melhor.

Quer uma produção para arrasar nos eventos à noite, vai fazer uma sessão de fotos ou comparecer a um casamento? Então vale apostar em uma base com cobertura mais alta.

Além da produção que será feita, é preciso pensar no clima. Se for um dia muito quente, pode ser interessante uma maquiagem mais leve e com textura sequinha, para controlar o brilho.

Outro detalhe é quanto tempo a maquiagem precisa durar. Se você quiser um efeito duradouro, o ideal é optar pelas bases de longa duração e que são resistentes ao suor.

Procure usar bases de qualidade

Uma base de boa qualidade vai garantir um resultado melhor para sua maquiagem, por causa dos ingredientes de primeira linha. Ela também costuma ter uma tecnologia que ajuda a manter a maquiagem por mais tempo na pele.

Além de tudo isso, é importante optar por boas marcas para que você tenha certeza de estar aplicando na sua pele ingredientes que respeitem as características naturais dela. Isso vai evitar problemas, como ressecamento, entupimento de poros ou até reações alérgicas.

Também prefira evitar as bases que contêm ingredientes comedogênicos, que são aqueles que podem causar obstrução dos poros e favorecer a formação de cravos. Isso é importante para todas as peles, mas principalmente para quem tem a pele sensível ou acneica.

Escolher os melhores tipos de base para cada pele vai ajudar na hora de elaborar suas produções e ter uma maquiagem harmônica e homogênea. Considere usar apenas produtos indicados para o seu tipo de pele de marcas de qualidade e confiança. Assim, além de uma make incrível, você terá uma pele bem cuidada.

Gostou das nossas dicas? A gente tem muito mais informações para compartilhar com você. Assine a nossa newsletter e compartilhe o conteúdo com uma amiga!