Cama De Hotel Em Casa: 10 Dicas Para Ter A Sua

Cama De Hotel Em Casa: 10 Dicas Para Ter A Sua

Você já reparou que, quando a gente se hospeda em um hotel, as camas sempre parecem ser muito mais confortáveis do que as nossas? Não é só uma impressão, elas são mesmo mais aconchegantes — e existem alguns segredos que fazem com que elas sejam assim.

Descobrimos quais são esses segredos e vamos te contar para que você possa ter na sua casa o mesmo efeito das camas de hotel e ter todo o conforto do mundo diariamente, não só durante as férias. Então vem com a gente conferir essas dicas para montar a cama perfeita e dormir feito um bebê!

O que é uma cama de hotel e por que ter em casa?

O conceito de cama de hotel vai muito além do lugar onde dormimos quando a gente se hospeda em algum lugar. Cama de hotel remete a um conforto e a um aconchego diferentes daqueles que costumamos ter em casa.

A principal diferença entre uma cama de hotel e a cama de casa é o modo como ela é preparada e as peças utilizadas nela. Os hotéis têm um cuidado extra na hora de escolher cada item, na maneira como tratam os tecidos e em como é feita a organização e a montagem.

São vários os detalhes que formam um conjunto muito mais relaxante e apropriado para uma boa noite de sono. Ter uma cama de hotel em casa pode te fazer dormir melhor todos os dias, preservando sua saúde e aumentando a sua qualidade de vida.

Sem falar que, ao organizar todas as camas da sua casa como se fossem de hotel, as suas visitas ficarão encantadas com o aconchego do seu lar quando ficarem hospedadas aí.

Como ter uma cama de hotel?

Não existe nenhum grande segredo na cama de hotel. Apenas alguns truques e segredinhos para deixar tudo muito mais confortável, e também com um belo visual. Veja só:

1. Compre apenas peças de qualidade, como as das camas de hotel

Cada uma das peças que vai compor a sua cama de hotel precisa ser escolhida com cuidado. O segredo é prezar pela qualidade e por materiais que garantam conforto.

Na hora de escolher as roupas de cama, prefira o custo-benefício. O foco deve ser o aconchego que elas podem trazer. Quando se trata de lençóis, por exemplo, o algodão, mesmo não sendo um material sofisticado, é uma excelente alternativa, porque ele deixa a pele respirar e tem um toque mais suave.

2. Prefira peças de cama de hotel com fios naturais

Um dos segredos de conforto das camas de hotel é o tipo de fio escolhido para as peças. Os tecidos sintéticos não são uma boa alternativa porque têm uma textura mais áspera e alguns podem juntar aquelas bolinhas, que fazem a superfície ficar ainda mais desconfortável.

Por isso, para montar a sua cama em casa, é interessante dar preferência às fibras naturais. O algodão e o linho são muito confortáveis e têm uma durabilidade maior. Se você quiser caprichar na escolha, invista nas tramas com mais de 200 fios, ou então em algodões especiais, como o egípcio.

Você pode escolher peças 100% algodão, sendo Percal uma boa alternativa de tecido. Mas alguns hotéis também usam 50% algodão e 50% poliéster. A malha tem a vantagem de não amassar e a flanela é confortável nos dias frios. As fronhas podem ser compostas dos mesmos tecidos usados no lençol.

3. Invista em roupa de cama branca

Como o quarto é um espaço para descanso, é sempre importante ter cuidado com as cores que são escolhidas. O ideal é que elas transpassem tranquilidade e ajudem a estimular o sono, como o azul ou o branco.

Porém, a maioria dos hotéis adota roupas de cama brancas, então essa é uma cor interessante para você criar esse visual em sua casa. Apenas tenha o cuidado de manter tudo sempre muito limpo e, na hora de lavar, use produtos específicos para branquear sem deixar as peças amareladas.

4. Use vários travesseiros, como na cama de hotel

Quando o assunto são os travesseiros, os hotéis não costumam economizar. Essas peças ajudam a acomodar o corpo na hora de dormir, inclusive para posicionar da melhor forma braços e pernas.

Você pode usar vários na hora de compor o conjunto. Em uma cama de casal, por exemplo, é interessante ter quatro travesseiros. Mas não se esqueça de que eles também precisam ter uma boa qualidade. Alguns podem deformar bastante em pouco tempo de uso, então vale uma boa pesquisa antes de escolher.

Para ter uma cama cheirosa, vale apostar no travesseiro aromático. Existe também os travesseiros especiais, como ortopédicos, e para ter ainda mais conforto, um travesseiro bem macio, com toque de pluma, é uma ótima alternativa.

5. Aprenda técnicas de arrumação de lençol de cama de hotel

Muita gente costuma dar preferência para os lençóis com elástico porque eles ficam bem presos no colchão e são fáceis de arrumar na cama. Mas você já reparou que nos hotéis os lençóis não têm elástico e mesmo assim ficam no mesmo lugar a noite inteira? Isso acontece por causa da técnica utilizada pelas camareiras.

Elas aplicam a técnica de envelopamento dobrando o tecido para que fique preso nele mesmo. Em seguida, colocam as pontas embaixo do colchão, mantendo bem esticado. Esse é um detalhe que faz toda a diferença.

6. Mantenha os lençóis perfumados para ter uma cama de hotel

Geralmente a roupa de cama é trocada toda semana, mas a gente sabe que, após uma noite de sono, ela já pode perder aquele cheirinho de tecido lavado. A dica aqui é manter os lençóis perfumados, fazendo uma mistura especial para borrifar sobre eles ou usando produtos específicos para isso.

Para fazer a misturinha, acrescente em um borrifador 900 ml de água, 25 ml de álcool e 50 ml de amaciante da sua preferência. Misture bem e borrife sobre a roupa de cama. Assim, você vai eliminar alguns microrganismos por causa do álcool, neutralizar odores e deixar um cheirinho agradável.

Mas se você quiser algo mais prático e com um aroma mais intenso, invista nos produtos prontos. As águas perfumadas estão disponíveis no mercado com diversos cheiros e são ideais para usar na cama. O home spray deixa o ambiente todo perfumado para ficar ainda mais aconchegante.

7. Crie diferentes camadas e texturas para ficar igual à cama de hotel

Outro segredinho do aconchego da cama de hotel são as camadas de tecidos. A gente precisa de muito mais do que um lençol e um edredom para deixar tudo confortável. O ideal aqui é compor essas diferentes camadas com texturas variadas.

Começamos com as técnicas de dobragem para colocar o primeiro lençol. Depois, acrescentamos mais um lençol, logo em cima o edredom e, por fim, um cobertor. Se você quiser, pode decorar a cama com uma manta, travesseiros e almofadas. Para dar aquele toque final, borrife a misturinha que a gente ensinou a fazer ou seu home spray favorito.

8. Acrescente almofadas iguais as de cama de hotel

As almofadas não podem faltar na hora de montar uma cama de hotel em sua casa. Junto dos travesseiros, elas deixam a cama com um visual mais aconchegante. Além disso, são grandes aliadas na decoração.

Em uma cama de casal, além dos quatro travesseiros, você pode acrescentar duas almofadas para complementar o conforto.

9. Use um pillow top na sua cama de hotel

O pillow top é uma excelente opção para deixar a sua cama mais macia e aconchegante. Ele também é um tipo de colchão, só que mais leve e mais fino. Encontrado em diferentes materiais, como viscoelástico e espuma.

É usado logo acima do colchão comum para deixar o conjunto mais maleável para quem prefere ou precisa de uma cama macia. Então não é uma peça obrigatória, mas uma opção para quem tem um colchão muito firme e deseja um pouco mais de maciez. Se você prefere a firmeza, então pode deixar só o seu colchão mesmo.

10. Escolha um bom colchão para cama ter uma cama de hotel

Um bom colchão é fundamental para você ter conforto na hora de dormir. Não podemos esquecer que o nosso corpo vai ficar apoiado sobre ele durante horas, então o material não pode ser muito duro, mas também não pode ser muito maleável porque, nos dois casos, não vai acomodar bem a coluna.

O ideal é ter um colchão firme que não deforme em excesso, mas traga maciez suficiente para ser aconchegante. Os colchões que mais encontramos no mercado são aqueles de espuma, os mais populares, mas vale optar por outros tipos para ter um conforto extra.

Uma boa alternativa são os colchões de molas ensacadas. Nessa tecnologia, as molas são posicionadas de forma individual. Elas não trabalham ao mesmo tempo, por isso há uma movimentação menor na superfície.

Podemos perceber essa característica principalmente em camas de casal. Quando o colchão tem molas ensacadas, se um dos dois se mexe o outro não sente porque não há ligação direta entre as molas. A estabilidade é maior.

Viu só como você pode ter uma cama de hotel na sua casa mesmo para dormir quando você quiser? Basta investir em peças de qualidade e organizar o conjunto do jeito certo para garantir conforto e aconchego. Aqui você encontra as melhores peças para compor a sua cama de hotel.