Quais Os Benefícios E Como Criar Um Espaço Zen Em Casa?

Quais Os Benefícios E Como Criar Um Espaço Zen Em Casa?

Depois de passar quase dois anos em casa, muita gente passou a enxergar o próprio lar de maneira diferente. Passamos a entender como a nossa casa é fundamental para manter uma boa saúde física e mental e vimos que um lar vai além das necessidades básicas e precisa de cantinhos aconchegantes para recarregarmos as energias, como por exemplo, um espaço zen em casa.

O espaço zen já virou tendência no design de interiores pois é um local de autocuidado e calmaria. Quer criar um espaço desse na sua casa? Aqui nós te contamos os benefícios de ter um espaço zen e como montar o seu. Olha só:

O que é um espaço zen em casa?

O espaço zen deve ser um lugar da sua casa de tranquilidade, onde você pode mergulhar em práticas que te desprendam da correria do dia a dia e ajudem a alcançar um estado de mais leveza — isso pode incluir leitura, meditação, yoga, alongamentos, ou simplesmente sentar-se em silêncio para tomar um chá e refletir sobre a vida e suas questões.

Esse cantinho é todo seu, por isso a decoração deve transmitir o que significa calma e relaxamento para você. Por exemplo, você se sente mais tranquila em lugar com muita iluminação natural ou prefere um cantinho com pouca iluminação e meia-luz? Você gosta de relaxar ouvindo música ou meditando no silêncio?

Todas essas escolhas devem seguir o seu gosto para deixar o ambiente mais confortável para você. Mas, nós temos algumas dicas de elementos básicos que ajudam a criar a sensação de paz e calmaria para você e te inspirar na hora de criar o espaço zen.

Benefícios do espaço zen em casa

Em qualquer momento da vida, é sempre bom ter um cantinho para desligar as preocupações e praticar atividades relaxantes — e o espaço zen é o lugar ideal para isso!

Que tal começar o dia com uma meditação no seu espaço zen? Essa é uma excelente maneira de trabalhar o foco e garantir mais disposição. Meditar também ajuda a melhorar a inteligência emocional e estar mais presente nas tarefas do dia. Você pode fazer meditações guiadas para diversos objetivos, como para ter mais foco no trabalho, superar um rompimento, acalmar a ansiedade, ter mais confiança etc.

O espaço zen também pode ser perfeito para aliviar o estresse de um longo dia. Mergulhe em sua própria companhia, dedicando seu tempo a uma leitura tranquila, um bom chá, uma prática de yoga, uma playlist que te acalme ou outras atividades que sejam relaxantes para você.

O seu próprio espaço zen também pode ser o local perfeito para se conhecer melhor. Um hábito que muitas pessoas usam para isso é escrever em um diário. A ideia é escrever sobre seu dia, seus sentimentos, o que você gostaria que fosse diferente e os seus próximos passos. Isso pode ajudar você a refletir melhor sobre as questões do seu dia a dia, entender seus próprios sentimentos e saber onde é possível se aperfeiçoar.

Outro hábito de escrita que pode ser usado para melhorar seu humor e sua perspectiva sobre a vida é usando um diário da gratidão. Escolha um caderno ou journal, sente-se em seu espaço zen e tente escrever todas as coisas pelas quais você é grata. Se em algum dia você tiver dificuldade de encontrar um motivo para ser grata, você pode agradecer por seu espaço zen, sua capacidade de se acalmar e por sua própria companhia.

As práticas, a decoração, o aroma e todos os outros elementos do seu espaço zen em casa vão ajudar você a se aproximar de um estado de paz e calmaria e deixá-la bem mais relaxada para seguir com o seu dia ou para finalmente descansar.

Como criar um espaço zen em casa?

Montar o seu espaço zen não deve ser uma tarefa complicada, pelo contrário. Você pode começar trabalhando com o espaço que você tem disponível e usar essa oportunidade para se conhecer melhor e descobrir quais são os itens e as práticas que te levam ao estado de relaxamento.

Defina o local ideal

Não existe uma regra sobre onde deve ser e qual é o tamanho perfeito para um espaço zen, por isso não deixe que esses detalhes atrapalhem o seu processo.

Analise suas opções de locais dentro de casa para transformar em um espaço zen. Você pode usar um cômodo iluminado e amplo ou um pequeno canto do seu quarto ou sala. Se for possível, prefira um ambiente com pouco barulho e no qual você possa ter um pouco de privacidade. Se sua casa tiver muito barulho externo, invista em itens que vão ajudar a criar um ambiente mais relaxante, como fones com cancelamento de ruído.

A criação de um ambiente zen em casa pode ser uma excelente oportunidade de se desfazer de móveis e objetos que não são necessários. Além de abrir espaço para seu novo cantinho, isso também pode descarregar a atmosfera do ambiente e permitir que o ar flua mais livremente.

Decore seu espaço zen em casa

A melhor parte da criação do seu espaço zen provavelmente será a decoração. Este é o momento para você se perguntar o que gostaria de fazer no seu espaço zen e quais itens podem ser inseridos no seu cantinho para ajudar a evocar a calma e a paz de espírito.

A palavra chave para o seu espaço é conforto, por isso invista em almofadas, mantas, poltronas, tapetes felpudos e outros itens que ajudem a criar essa vibe aconchegante.Pense em todas as atividades que você gostaria de praticar para entender o que será necessário para criar seu espaço zen perfeito — como uma mesa e cadeira para escrever, velas e difusores de aromas para praticar aromaterapia e mais.

Cores e iluminação

As cores e luzes usadas em seu ambiente zen em casa podem ajudar a criar a atmosfera aconchegante que você deseja.

Aposte em cores claras e suaves para inspirar momentos de relaxamento e calmaria. A estética boho e as estampas orientais também estão associadas à paz de espírito e à serenidade e podem ajudar você a entrar nesse estado.

Opte por uma iluminação mais suave e amarelada para criar uma vibe relaxada e tranquilizante. Se seu espaço for usado para escrever ou ler, você pode usar uma luz branca na lâmpada principal e luzes amareladas em abajures, que são a melhor opção para práticas relaxantes, como a meditação, pois permitem que os olhos descansem.

Aromaterapia

Os nossos cinco sentidos podem nos ajudar a alcançar o estado de relaxamento. Para a visão, escolha cores e decorações que a façam se sentir mais relaxada, invista no conforto para agradar ao tato, em playlists e meditações relaxantes para a audição, chás para seu paladar e a aromaterapia para aguçar o seu olfato.

Invista em um bom difusor de aromas e escolha seus óleos essenciais favoritos para deixar seu cantinho ainda mais aconchegante e pessoal. Cada aroma cumpre uma função no corpo, e alguns deles promovem o relaxamento que você busca em seu espaço zen em casa, como a lavanda, o jasmim, o alecrim e essências cítricas, como a bergamota e o limão. Pesquise os tipos de óleos essenciais e seus principais benefícios para escolher os melhores aromas para você.As velas aromáticas também ajudam a deixar o seu cantinho ainda mais especial, pois, além do aroma terapêutico, também oferecem uma iluminação suave. A própria chama da vela pode ser um elemento importante para algumas meditações e rituais de autocuidado.

Plantas

Estar em contato com a natureza eleva nossa sensação de tranquilidade e bem-estar, mesmo que seja apenas com um vaso de plantas no canto do espaço zen.

A lavanda, o hortelã e o alecrim são plantas que prosperam dentro de casa e ajudam na liberação de óleos essenciais tranquilizantes em todo o ambiente. O crisântemo é uma linda flor que também pode ser cultivada em casa e ajuda a melhorar a qualidade do ar, removendo toxinas e liberando oxigênio. Se seu espaço não tiver muita iluminação, escolha plantas ideias para ter dentro de casa.

Se você busca uma planta que não exige muitos cuidados, a samambaia ou o lírio da paz também ajudam na circulação do ar e promovem conforto térmico, ajudando, inclusive, a equilibrar ambientes que são muito frios ou muito quentes.

Disposição dos móveis

A forma que você organiza os móveis do seu espaço zen tem um grande impacto no nível de conforto que será sentido dentro dele. Reflita sobre suas necessidades e busque ter o mínimo de móveis possível para não entulhar o seu espaço e a sua mente.

É recomendado ter pelo menos uma poltrona confortável para a leitura ou escrita, um futom ou uma rede para relaxamento, um tapete para a prática de yoga e meditação e alguns objetos de decoração de sua preferência.

Ao organizar seus móveis, você pode seguir seu próprio gosto e intuição ou adotar os ensinamentos do feng shui, uma técnica chinesa milenar que afirma usar a força energética dos móveis e suas posições para harmonizar e trazer energias positivas para os indivíduos no ambiente.

O espaço zen em casa é uma ótima solução para quem busca conquistar mais relxamento, paz e autoconhecimento em sua vida. Não importa se você tem um espaço enorme ou um cantinho especial preparado com muito carinho, o importante é ter um lugarzinho seu, onde se pode deixar todas as preocupações e estresses da porta para fora.

Agora que você já sabe como criar seu espaço zen em casa e o que fazer para aproveitar todos os benefícios dessa área, aprenda como é possível aumentar ainda mais o poder do seu espaço com os ensinamentos do feng shui, que vão ajudar a garantir a melhor harmonia do seu espaço zen em casa.