Tipos de Botas: Os Principais Estilos de Botas Femininas | Glossário Fashion

Tipos de Botas: Os Principais Estilos de Botas Femininas | Glossário Fashion

Quase toda mulher tem um espaço no guarda-roupa reservado para botas, principalmente quando as temperaturas caem. Além de práticas no frio, elas são sapatos femininos versáteis para toda ocasião. Mas você sabe como esse modelo nasceu? Separamos um pouco da história das botas, exemplos de modelos e tendências e dicas de estilo para você se inspirar!

História das Botas

O uso de botas para longas viagens e para andar a cavalo é suuper antigo. Os cavaleiros percorriam distâncias enormes e, para isso, precisavam de um calçado confortável que garantisse proteção ao frio e resistência aos diferentes tipos de solo. Mas foi nos Estados Unidos que o modelo ganhou fama e se tornou símbolo do estilo western.

Famosas no cenário do faroeste americano, artesãos fabricavam botas personalizadas feitas de couro legítimo capazes de suportar horas de cavalgada e com esporas para ajudar os caubóis. A partir dos 1930, as botas ganharam popularidade e passaram a ser fabricadas em massa – ganhando passe livre também na cidade e, finalmente, para as mulheres. Hoje, o modelo de sapato feminino é considerado um clássico e está disponível em inúmeras versões: com cano curto e longo, salto fino e grosso e nos mais diversos materiais.

Tipos de Botas

E pra te ajudar a escolher qual é a melhor opção de bota para você, aqui tem um infográfico com dados importantíssimos antes de você comprar sua mais nova bota preferida:

Bota Cano Curto

A bota de cano curto será sua maior aliada na hora de montar um look elegante e versátil. Isso porque ela combina com tudo: calças jeans, saias e vestidos, além de ter o poder de elevar o nível da sua produção.

Chelsea Bico Fino e Bota de Couro Salto Escultural

Bota Cano Médio

A bota de cano médio está ocupando cada vez mais espaço nas vitrines e as perguntas começam a surgir: “como usar?”, “larga ou justa?”, “salto fino ou bloco?”. Bom, as respostas dependem do visual que você estiver afim de usar, mas podemos te dar um spoiler: a bota de cano médio justa dá um match perfeito com saias mídi. Confia e se joga!

Bota de Couro Coturno Zíper e Bota de Cano Médio Salto Tratorado

Bota Cano Longo

Se você ainda não está sabendo da nova tendência, tenho três palavras para você: Over The Knee! As botas que chegam até o joelho estão reconquistando cada vez mais o coração das brasileiras. Para usar essas botas é fácil: se for alta, use à vontade - nada vai te atrapalhar de conquistar o mundo calçando as botas. E se você for do time das baixinhas, não se preocupe, a dica aqui é usar calças ou peças de baixo que sejam da mesma cor da bota dando a ilusão do monocromático e, portanto, alongando sua silhueta.

Bota Cano Alto Salto Fino e Bota Verniz Over The Knee

E os Saltos Das Botas?

Escolher qual é o salto mais confortável na hora de comprar sua botinha preferida pode realmente levantar dúvidas. Pra ter certeza do conforto, apenas provando e testando - inclusive, aqui você descobre qual é o Guide Shop mais próximo de você e, se sentir confortável, pode experimentar sua bota antes de comprar. Mas aqui damos a dica: salto bloco demora um pouquinho mais pra causar aquela dorzinha no pé que nós conhecemos. Por ter uma sustentação mais “larga”, o salto flat ou salto tratorado também te ajuda nessa.

Salto Fino

Aqui tem alguns modelos de salto fino para você escolher seu preferido e arrasar no quesito elegância:

Bota Cano Curto Marsala e Bota Salto Fino

Salto Bloco

Não deixe de conferir as nossas opções de salto bloco para você montar o look mais confortável possível:

Bota Cano Curto Suede e Bota Salto Encaixado

E pra não deixar o casual de lado, as botas com salto flat podem ser sua aliadas quando o assunto é versatilidade:

Bota Coturno Salto Chunky e Bota Coturno de Couro

Arrase nos Diferentes Estilos de Botas

Por fim, aqui tem algumas inspirações de botas para você conhecer (e se apaixonar). Assim, você já tem todos os modelos escolhidos na hora de montar seu look para o inverno e arrasar:

Bota Western

Bota Western e Bota Western Recorte Lateral

Bota Tratorada

Bota Cano Curto Salto Alto e Bota de Couro Cano Médio

Bota de Couro

Bota Coturno de Couro e Bota Chelsea de Couro

Bota Animal Print

Bota Salto Fino e Bota Salto Flare

Veja também como Web Story

SAIBA TUDO SOBRE TIPOS DE BOTAS | GLOSSÁRIO FASHION