Como Guardar Roupas de Inverno

Como Guardar Roupas de Inverno

Vem inverno, vai inverno e todo ano temos que realizar o rodízio de roupas no armário, colocando as peças de frio em um local mais acessível e depois guardando em algum canto no fundo do guarda-roupa. Nesse processo, quem nunca acabou percebendo que seu casaco favorito ficou com um cheiro de guardado e aquele suéter de lã ficou estragadinho e cheio de bolinha?

Além de ocuparem mais espaço, as roupas de inverno costumam ser feitas de materiais que requerem um cuidado especial para durarem mais tempo. Pensando nisso, preparamos algumas dicas de como guardar roupas de inverno de forma prática e super cuidadosa com as suas peças. Olha só:

HIGIENIZAR CORRETAMENTE

No início e ao fim da estação, a primeira coisa que você deve fazer é lavar suas roupas de inverno. Assim, você evita o cheio de guardado e deixa as peças livres de fungos, mofos e ácaros. Lave seguindo as instruções de cada etiqueta e certifique-se de que estão bem secos antes de guardar. A mesma dica vale também para os seus cobertores e edredons.

ONDE GUARDAR

O saco plástico é o inimigo das suas amadas peças na hora de guardar as roupas, evite usá-lo. Ele retém umidade e pode gerar mojo nas suas peças, além de provocar manchas amareladas. Caso precise proteger com capa, prefira os sacos de TNT. Cada tipo de roupa tem uma forma de organização ideal, veja as principais formas para facilitar sua vida:

GUARDA-ROUPA

Roupas de algodão e flanela precisam ficar em local arejado - portanto, o guarda-roupa é o melhor lugar pra organizá-las. Prefira os nichos e dobre em formato de rolinhos se quiser economizar espaço. Se espaço não for problema, pendure as peças no cabide - vale até organizar por cor.

CAIXAS

As caixas são ótimas organizadoras - se você tiver uma alma virginiana pode até etiquetar cada uma para deixar mais prático. Guarde as blusas de lã e outras peças grossas em dobras quadradas. As caixas também são ótimas para guardar tocas, luvas, cachecóis e outros acessórios de inverno. Quando o inverno acabar, é só colocá-las no maleiro do armário.

CABIDES

Não coloque peças pesadas - como as blusas de lã - nos cabides, isso pode acabar deformando a roupa. Use seus cabides para guardar os casacos de couro, calças, saias, vestidos e até cachecóis.

GAVETAS

Alguns tecidos podem ser guardados em gavetas. É um ótimo lugar para organizar, por exemplo, as blusas de tricô. As gavetas maiores também podem ser usadas para os suéteres mais grossos.

COMO GUARDAR ROUPAS DE INVERNO A VÁCUO

Guardar roupas a vácuo é a melhor opção para os tecidos que não amassam, pois reduzem o volume em até 75% e ainda deixam as peças mais protegidas. É uma ótima opção para guardar os edredons e cobertas grossas quando chegar a primavera. Apenas lembre-se de tomar cuidado com os efeitos que a embalagem de plástico pode causar em algumas roupas, como deixar o tecido branco amarelado, por exemplo.

DICAS IMPORTANTES

ATENÇÃO À UMIDADE

Peças de algodão e flanela tem uma maior tendência de proliferar fungos e bactérias quando suas fibras naturais ficam em contato com a umidade por muito tempo. Além disso, peças de lã também podem mofar quando guardadas sem que estejam completamente secas. Portanto, certifique-se sempre de que todas as suas peças de inverno estão bem secas antes de colocar no armário. Vale também acrescentar um sachê antiumidade nas gavetas e caixas do guarda-roupa.

EVITE MANTER AS PEÇAS EXPOSTAS AO SOL

Com exceção das peças que devem secar no varal - olhe a etiqueta da roupa para saber - o ideal é não deixar suas roupas de inverno expostas ao sol (isso vale também para os cobertores e edredons). Essa exposição pode contribuir para a proliferação de alguns micro-organismos. Opte por guardar as peças em capas de TNT ou de algodão - vale até usar as fronhas de travesseiro.

PEÇAS ESPECIAIS

Algumas peças requerem um cuidado extra devido ao seu material. Couro e lã, por exemplo, são tecidos que podem durar a vida toda, mas - para tal - precisam receber os devidos tratamentos. Confira a seguir as nossas dicas para manter suas peças de couro e lã com cara de novas por mais tempo:

CASACOS DE COURO

O couro é um material extremamente durável, mas precisa receber o cuidado certo. A peça precisa ser guardada em local arejado, sem incidência de luz - dentro do armário em um cabide é o ideal. Para proteção extra, você pode cobrir a peça com uma capa de TNT que deixa a roupa “respirar” por conta do material poroso.

A cada seis meses - no mínimo - é recomendado que você leve a sua peça em uma lavanderia especializada para higienização e hidratação (couro resseca!). Após usar, você pode limpar a sua roupa de couro com um pano úmido e pendurar em local bem arejado para secar.

PEÇAS DE LÃ

A lã requer alguns cuidados extras, principalmente na lavagem. É sempre melhor lavar a peça à mão, mas caso tenha que usar a máquina, coloque a roupa dentro de um saquinho para peças delicadas e selecione o ciclo mais suave para que não desfie ou estrague. Também não é recomendado o uso de água quente na lavagem para que a roupa não encolha. Na hora de enxaguar, uma dica é adicionar uma xícara de vinagre para reavivar as cores.

Na hora de secar e guardar suas peças de lã vale lembrar de mantê-las sempre na vertical para evitar que fiquem deformadas. Depois de bem secas, é só dobrar e guardar - como não amassam, as roupas de lã não precisam ser passadas. É normal também que peças de lã acumulem bolinhas e fios de cabelo ao longo do tempo, por isso, para limpar, basta usar um rolo adesivo especializado ou a parte de lixa de uma bucha comum - em movimentos leves e retos.