Como Organizar Sua Casa: 5 Dicas Infalíveis Para O Seu Dia a Dia

Como Organizar Sua Casa: 5 Dicas Infalíveis Para O Seu Dia a Dia

Na correria do dia a dia, é natural que alguns objetos sejam deixados fora do lugar. Uma bolsa ali, um blazer aqui e, de repente, a sensação é de que a casa inteira se tornou um caos, mas algumas dicas simples de organização podem facilitar — e muito — a sua vida.

E aí, quer descobrir como organizar sua casa, na prática? A gente te conta!

Por que manter a casa organizada?

Não importa se passamos o dia inteiro fora ou se pouco saímos, para a maioria das pessoas, a casa é sinônimo de refúgio; o lugar em que podemos descansar o corpo e a mente. Mas será que dá mesmo para relaxar em um espaço visualmente poluído, onde o caos se torna uma condição permanente? A resposta é "não" — daí a importância de manter a casa organizada.

Os fatores que dificultam a organização são os mais diversos, como o pouco tempo disponível, a falta de espaço e até a presença de crianças pequenas. Porém, em alguns casos, um melhor planejamento pode ser a chave para não haver mais acúmulo de serviço e, facilitar a rotina.

Quais hábitos podem ajudar na organização da casa?

Tenha em mente que a organização em si, pode se tornar um hábito que se desenvolve com o tempo a partir do momento em que você cria uma rotina onde os objetos são sempre guardados nos seus devidos locais.

Além disso, ter hábito de avaliar os itens que ainda têm utilidade e aqueles que podem ser descartados ou doados pode facilitar a sua vida, evitando acumulo, poupando seu tempo e trabalho na hora de organizar a casa!

Agora, vamos as 5 dicas que podem ser adotadas para organizar melhor a sua casa!

1. Aposte em organizadores para manter a ordem em casa

Uma boa dica é apostar em organizadores para a casa, que funcionarão como compartimentos específicos para manter um conjunto de objetos pequenos em um mesmo lugar, facilitando até mesmo a localização. Esses itens são excelentes opções para manter a ordem em todos os cômodos e é possível encontrá-los em materiais variados e tamanhos diversos.

Produtos: Oikos Caixa Organizadora com Tampa , Oikos Organizador Dobrável Linho

2. Organize um cômodo da casa por dia

Quando todos os ambientes precisam daquela geral, ir aos poucos vai te ajudar a não desanimar e nem ficar muito cansada com a arrumação. Liste todos os cômodos que precisam ser organizados e se planeje para arrumar um por dia. A nossa sugestão é começar pelos ambientes mais frequentados, que, em geral, são: cozinha; banheiro; sala, escritórios e só depois os quartos.

Produtos: Oikos Pote de Mantimentos com Tampa

Comece a organização da casa pela cozinha, pois, como ela é usada várias vezes ao dia, você terá mais rápido a sensação de que tudo está em ordem. Além disso, a organização desse ambiente facilitará a sua vida até mesmo na hora de preparar um simples lanchinho.

Apesar de parecer um lugar difícil de organizar, vai dar tudo certo na organização da sua cozinha com este checklist:

  • Arrume os armários, guardando os principais utensílios: o ideal é dispor daqueles que são mais utilizados no dia a dia, como copos, talheres, pratos, panelas, em locais mais acessíveis. Já os alimentos podem ser separados conforme a categoria, como doces, latas, grãos e conservas. Você pode armazenar os produtos já abertos em potes herméticos transparentes, que otimizam o espaço, facilitando a organização e etiquetá-los para não perderem a data de validade.
  • Setorize os itens que ficam na geladeira, optando por manter nas prateleiras de cima a manteiga, o leite, os frios e outros produtos de consumo rápido e mais perecíveis;
  • Libere espaço na bancada, mantendo à mão apenas aquilo que é realmente usado a todo momento;
  • Guarde os eletrodomésticos sempre no mesmo lugar, com exceção daqueles que são utilizados diariamente, como torradeira e liquidificador, que podem ser deixados sobre a bancada, o que vai te ajudar a poupar tempo.

3. Reserve um momento do dia para guardar os objetos que estiverem fora do lugar

A gente sabe que, na hora da pressa, é comum — mais rápido e mais "fácil" — deixar para guardar algumas coisas depois, mas, de vez em quando, esse "depois" vai ficando para outro momento e, em pouco tempo, tudo parece fora do lugar. Você já ouviu ou leu por aí que um ambiente desarrumado tende a permanecer desarrumado e vice-versa?

Parece clichê, mas essa é uma verdade. Por isso, o ideal é tentar ao máximo criar o hábito de guardar os objetos no lugar certo ao longo do dia a dia. Provavelmente, com o tempo, ao observar toda a casa em ordem, mesmo em meio à correria, isso vai se tornar natural.

4. Arrume o quarto logo ao acordar

Já percebeu que, por mais organizado que o seu quarto esteja, por exemplo, quando a cama está desarrumada, todo o espaço parece fora de ordem? Arrumá-lo logo ao acordar vai fazer toda a diferença visualmente falando, além, de gerar aquela sensação de "missão cumprida" logo no início do dia, afinal, você despertou e já concluiu uma das suas tarefas cotidianas de organização.

Produtos: Capa de Edredom 200 Fios Twill Casal

Outras excelentes práticas para manter a arrumação do seu ambiente de descanso e de relaxamento são:

  • dispor de uma área específica para guardar itens de maquiagem, dermocosméticos e outros produtos de beleza, evitando deixá-los à vista sobre a penteadeira, por exemplo;
  • descartar tudo o que já não é necessário guardar, como embalagens de produtos vencidos, anotações antigas etc.;
  • guardar os sapatos e as roupas que não estão em uso, ou apostar em ganchos para pendurar as peças do dia a dia na parede;
  • deixar à mão apenas os objetos pessoais que são realmente utilizados diariamente, como o celular e a sua leitura atual;
  • manter o guarda-roupa em ordem, sempre dobrando as peças ou usando um cabide e evitando guardar peças que precisam de ajustes, ou que já não fazem o seu estilo.
  • apostar em nichos e estantes, que, além de otimizarem o espaço aproveitando cada cantinho livre, dão aquele charme a mais à decoração do quarto;
  • utilizar caixas organizadoras para armazenar os acessórios, já que isso vai evitar perdas e aumentar a durabilidade.

5. Organize os cabos dos eletrônicos

Alguns cômodos ficam visualmente poluídos pela grande quantidade de cabos de aparelhos eletrônicos, como TV, modem, aparelho de som e outros. Além disso, essa mistura de fios ou afins pode gerar confusão na hora de desconectar ou reconectar os aparelhos, já que, em meio a um verdadeiro emaranhado, fica difícil saber qual fio corresponde a cada equipamento.

Para evitar esse problema, uma excelente medida é etiquetar os cabos eletrônicos ou apostar em organizadores próprios para esse fim, que te ajudem separar cada cabo e a mantê-los enrolados. Vale estender essas dicas aos carregadores também, principalmente quando há dois ou mais moradores sob o mesmo teto. Outra boa opção é "escondê-los", o que deixará o ambiente mais "clean".

Produtos: Oikos Pote de Mantimentos Quadrado com Tampa

Percebeu como organizar sua casa não precisa se tornar um grande e desgastante desafio? Com a mudança de pequenos hábitos no dia a dia, você pode passar a viver com mais praticidade e em um ambiente muito mais saudável, o que vai gerar reflexos diretamente em seu bem-estar.

Eai, se sentiu inspirada? Confira produtos para organizar todos os ambientes da sua casa!