Dia do Batom | Uma Homenagem Para Mulheres

Dia do Batom | Uma Homenagem Para Mulheres

Feliz Dia do Batom! Isso mesmo, tamanha é a importância deste pequeno item nos nossos necessaires que ele tem um dia reservado só pra ele. Capazes de transformar qualquer look e até dar aquela levantada no astral, os batons vêm acompanhando mulheres incríveis e guerreiras ao longo da história. Por isso, neste dia 29 de julho, Dia Internacional do Batom, queremos deixar um beijo de agradecimento para algumas das mulheres que admiramos e que fizeram tanto por nós. Que tal aproveitar o dia para mandar um beijo também para as mulheres que você admira?

Dia do batom

Mate ou efeito molhado? Nude ou vermelho? Para hidratar ou para dar aquele volume extra? Tão pequeno e ao mesmo tempo tão poderoso, o batom é aquele item essencial na vida de qualquer mulher, independente de estilo ou profissão - nem que seja só um protetor labial, todo mundo tem um pra chamar de seu. Pra comemorar o Dia do Batom, reunimos algumas curiosidades sobre a história desse item e preparamos uma homenagem especial para algumas das mulheres que nos inspiram.

História do batom

Não se sabe exatamente quando o batom foi inventado, mas ele certamente é o item de ornamentação feminina mais antigo que existe. No antigo Egito as mulheres já tinham o costume de usar corantes para decorar os lábios, assim como na Grécia - cada uma com suas próprias técnicas e corantes naturais.

Foi na Inglaterra do século XVI que o batom mais parecido como o que conhecemos hoje começou a se tornar mais popular - a moda era deixar a pele super branca e os lábios bem marcados por tons fortes. Foi em 1915 nos EUA que começaram a aparecer os primeiros batons em formato de tubinho, ganhando popularidade com a divulgação de revistas como a Vogue, promovendo o item de beleza a acessório de elegância essencial para as mulheres de classe.

Ao longo dos anos os batons foram evoluino, ganhando novas opções de cores, funcionalidades hidratantes e até de fixação maior. Das opções cheias de química, estamos voltando à tendência dos cosméticos mais naturais, como é o caso dos batons da Almanati. 100% naturais, os cosméticos Almanati são feitos com ingredientes orgânicos e biodinâmicos pensados para cuidar da saúde, da pele, da beleza e do planeta. Seus batons têm acabamento cremoso e ótima pigmentação. Além de hidratarem os lábios, são 100% naturais e veganos. Perfeitos para dar aqueles beijos. Confira as nossas cores favoritas:

Um beijo especial para mulheres importantes

Um beijo para Dandara dos Palmares

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Gabi | S T U D Y G R A M (@projetobailey) em

Por ser exemplo de força, liderança feminina e resistência, lutando contra o sistema escravocrata no século XVII.

Um beijo para Marta Vieira da Silva

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por martavsilva10 (@martavsilva10) em

Por mostrar que lugar de mulher é onde ela quiser, representando as mulheres brasileiras como principal jogadora de futebol do mundo.

Um beijo para Clarice Lispector

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Simplesmente Clarice Lispector (@claricelispector.vidas) em

Por não se deixar calar usando o poder da sua voz e o talento com a escrita para quebrar tabus sociais e de gênero.

Um beijo para Malala Yousafzai

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Malala (@malala) em

Por defender o direito á educação das mulheres e mostrar que vale a pena lutar pelas causas que acreditamos.

Um beijo para Greta Thunberg

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Greta Thunberg (@gretathunberg) em

Por ser símbolo da resistência jovem às mudanças climáticas e ensinar sobre coragem e a importância de agirmos para reverter o aquecimento global.

Um beijo para Rosa Parks

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Rosa Parks (@official.rosa.parks) em

Por nos mostrar que mesmo que pareçam pequenos, nossos atos podem ter grande influência na luta contra o preconceito e a injustiça.