Baims e Make Vegana Orgânica | Entrevista Alana Rox
O mercado da beleza pode ser muito tóxico, para o planeta e para nós, com fórmulas nada sustentáveis e constantes propagandas de padrões inalcançáveis. Mas algumas marcas decidiram revolucionar seu meio e fazer diferente. A Baims é o exemplo perfeito desse movimento. Com produtos de maquiagem veganos e orgânicos de alta qualidade, a marca conquista fãs por onde passa. A principal entusiasta da marca, de sua filosofia e produtos, é a apresentadora Alana Rox - que de tão fã, foi convidada para ser embaixadora da Baims. É ela que conta mais sobre os produtos dessa marca incrível pra gente hoje. Confira:
SOBRE A BAIMS
A Baims foi criada pela empresária Luisa Baims Albrecht em 2014. Ela viu uma oportunidade no mercado com o crescimento de produtos orgânicos e ecológicos onde morava na Alemanha. A partir disso, se apaixonou pela maquiagem orgânica e quis levar essa alternativa para o Brasil. Assim nasceu a Baims, uma marca de cosméticos com matérias-primas orgânicas, não testadas em animais e livres de ingredientes tóxicos, que busca oferecer produtos de alta tecnologia a favor da beleza, com benefícios reais associados à saúde.
ALANA ROX
Alana Rox é apresentadora, empreendedora e ativista vegana. Apresenta o programa Diário de Uma Vegana no Canal GNT onde cria receitas culinárias e de outros produtos sem crueldade animal, como cosméticos e produtos de limpeza. Também lançou um livro de receitas com o mesmo nome do programa. Além de embaixadora da Baims, a Alana é também embaixadora da ONG Mercy For Animals Brasil.
"A vaidade não pode custar tão caro assim, ela não pode custar a vida de outros seres e do meio ambiente. A indústria de cosméticos é muito poluente e pode ser muito cruel com os animais. Sim, devemos estar bonitas mas não às custas do outro. O indivíduo, ao fazer escolhas diferentes, já impacta o coletivo. A escolha vale muito mais do que a omissão, quando você escolhe comprar um produto vegano e orgânico você está dizendo para o mercado que aquilo é importante para você como consumidor."
Eu sou vegana há 16 anos e quando comecei não existiam muitas opções de produtos. Quando iniciei essa transição, passei a me alimentar e usar exclusivamente aquilo que eu sabia o que era e da onde vinha, passei inclusive a fazer tudo que consumia, sem exceção. Eu sempre gostei muito de maquiagens e cosméticos, então fazia meu próprio blush e batom. Mas, quando comecei a gravar para o GNT, eu precisava de uma produção um pouco melhor e os produtos que eu fazia ou até mesmo de algumas marcas veganas da época não tinham performance e não pigmentavam muito bem.
Eu me juntei com uma amiga que também tinha as mesmas preocupações que as minhas e decidimos criar a nossa própria marca de maquiagem do jeito que buscávamos. Fomos para Joinville começar nossa marca e conhecer outras para termos referência. E foi assim que conhecemos a recém-criada, Baims. A embalagem me chamou muito a atenção e começamos a testar os produtos, foi amor à primeira vista. Olhei o site da marca e tudo o que eu queria fazer eles já tinham feito. Decidimos que não precisávamos criar a nossa marca ideal porque ela já existia, a Baims.
"Maquiagem nenhuma esconde uma pele não saudável, por que a sua pele é reflexo de como você tá por dentro. Claro que se alimentar bem e ter hábitos saudáveis ajuda muito, a Baims só faz o gran finale na sua beleza, enaltece os seus pontos positivos."
Produtos veganos, orgânicos e naturais
O produto ser vegano não quer dizer que ele seja orgânico e não quer dizer que ele não tenha ingredientes tóxicos. O ideal é que ele seja vegano - sempre - e também seja orgânico, ou seja, sem agrotóxicos e ingredientes nocivos.
Maquiagem vegana é só para veganos?
Não, de jeito nenhum! Não podemos segregar o produto vegano. Produtos veganos não são só para veganos, são para veganos também. A maquiagem vegana é para pessoas que querem começar a mudar seus hábitos e comprar produtos que sejam menos nocivos ao meio ambiente, que não prejudiquem ninguém e que façam bem para elas mesmas.
Como saber se um produto orgânico é confiável?
Os selos de certificação ajudam muito. Por exemplo, a Ecocert é uma organização muito séria de produtos orgânicos e a Vegan Society comprova que o seu produto é vegano. É necessário buscar esses selos já reconhecidos do mercado.
Qual o diferencial da Baims?
O diferencial é que a Baims é vegana, orgânica, natural e tem performance. De que adianta dizer que você é vegano se o produto acaba fazendo mal para o meio ambiente quando é descartado? É muito importante que a marca seja orgânica e natural. E a performance dela está, por exemplo, na pigmentação. Você passa o iluminador uma vez e já dá aquele efeito “uau”. Isso sem falar que a textura da base é maravilhosa: ela cobre bem a pele sem deixar pesada, traz a leveza do ser natural. O segredo é você se mostrar bonita sem parecer que está maquiada.
Há anos que eu só uso Baims porque ela ela fecha todas as pontas: as embalagens são extremamente sustentáveis de bambu e com plástico reciclado, ela tem todos os selos de certificação, ela é 100% realmente orgânica natural e é de tratamento para pele. Me sinto extremamente confortável de usar e tranquilidade de falar da Baims porque eu tenho muito orgulho de saber que existe uma empresa tão séria e transformadora assim no mercado.
Como uma maquiagem pode agir também como skin care?
Quando você usa uma maquiagem que não tem produtos tóxicos você está tratando a sua pele sem danificar ela ou envelhecer de maneira precoce. Ao usar esses produtos com óleos essenciais e vegetais naturais que têm antioxidantes, vitaminas e anti-inflamatórios você pode prevenir diversos problemas de pele. É poder usar uma maquiagem que enquanto te deixa bonita, tem efeito de skincare. Hoje nós buscamos praticidade, quanto mais benefícios em um único produto, melhor.
A preocupação não para no cosmético em si. A Baims também tem pincéis de maquiagem especiais, né?
Eu sou enlouquecida pelos pincéis porque eles são realmente muito bons! As cerdas são extremamente suaves com tratamento antimicrobiano que evita questões alergênicas, eles duram muito mais e não tem crueldade animal, não usam pelos de animaizinhos.
Dicas de maquiagem com Alana Rox
Como preparar a pele para a maquiagem?
Preparando o organismo. Uma alimentação saudável, à base de plantas. Tomar muita água para hidratar a pele e deixá-la radiante. Sempre limpe muito bem a pele. Gosto de usar água termal e água micelar e amo óleos essenciais como a lavanda, que acalmam a pele.
Maquiagem para o dia a dia - cara de saúde com olhar marcante
- BB Cream
- Sombra leve no olho
- Lápis na sobrancelha
- Rímel para aquele olhar
- Blush para dar uma “corzinha de saúde”
Verão:
- Cores solares
- Glossy e brilho
Inverno:
- Cores terrais, mais fechadas
Make para noite
- Batom vermelho
- Olho mais marcado com lápis Kajal
- Iluminador
- Rímel
- Sombra mais acentuada
- Pele com contorno
Make no home office
- Corretivo para as olheiras
- Base
- Blush com tonzinho saúde
- Contorno para afinar o rosto na câmera
- Rímel para evidenciar o olhar
- Batom - já que em casa não precisa de máscara
Quais são os produtos que você gosta de usar de maneiras inusitadas na maquiagem?
- Lápis de boca como batom e como delineador.
- Batom como blush.
- Gloss como sombra
E VOCÊ?
Conta pra gente: qual produto de make você gosta de usar de maneira inusitada?
- Tags: Beleza & Saúde Entrevistas