Mesa Posta de Páscoa: Inspire-se Para Fazer a Sua

Mesa Posta de Páscoa: Inspire-se Para Fazer a Sua

Reparou que as fileiras de ovos de chocolate já começaram a dominar as gôndolas do supermercado? Pois é! Apesar de acontecer apenas no dia 17 de abril, os preparativos para o feriado de Páscoa já começaram. E quando falamos dessa data, além de pensar em chocolate e coelhinhos, também lembramos dos grandes almoços e jantares com a família e amigos - seja por um motivo religioso ou não.

E cá entre nós, a refeição fica muito mais gostosa quando temos uma decoração linda, não é? Por isso, separamos algumas dicas e inspirações para você montar uma mesa posta de Páscoa para impressionar seus convidados e aproveitar esse momento. Ver ver:

O que quer dizer mesa posta?

Sousplat, um prato para para a entrada, um para o prato principal e outro para a sobremesa, diferentes facas para diferentes cortes, guardanapos de pano e mil copos em cima da mesa. Conseguiu visualizar uma mesa arrumada por aí?

A mesa posta é nada mais do que aquela mesa feita com vários utensílios, decorativos ou não, para jantares, almoços ou cafés da manhã. Ela também é comumente associada às regras de etiqueta, isso porque é arrumada com louças e talheres que atendem finalidades diferentes.

Muitas vezes feita com o propósito de receber convidados, a missão da mesa posta é deixar todos os alimentos mais apetitosos e a reunião com amigos ou família mais prazerosa - afinal, é muito mais gostoso comer com pratos e taças chiquérrimas, não é?

Como montar uma mesa posta de Páscoa?

Se nesse feriado você irá receber convidados em casa, aqui vai algumas dicas essenciais de como montar uma mesa posta de Páscoa:

1. Use objetos decorativos temáticos

Aqui vale tudo. Reaproveite decorações de anos anteriores e se aventure nos “faça você mesmo” temáticos de Páscoa. Além disso, use enfeites que remetem a coelhos, cenouras, ovos coloridos ou ovos de chocolate. Outra dica é também usar elementos que tenham o tema floral, trazendo maior delicadeza para sua mesa.

Se você quer apostar na improvisação, use guardanapos de pano para fazer dobraduras em formato de orelha de coelhos ou deixe em destaque aquele saleiro que tem a cara de um ovo. Olha essas inspirações:

2. Prefira tons pastéis

Os tons pastéis ou as candy colors são cores suaves, com baixa intensidade e saturação, mas com alta luminância. Para simplificar, são as famosas cores tons de bebê, sabe? Podem ser encontradas em variações do amarelo, verde, lilás, rosa e azul.

Para a sua mesa posta de Páscoa, procure optar por elementos que possuam essas cores, já que o tom pastel pode trazer suavidade e tranquilidade para a sua refeição. O amarelo pastel, por exemplo, pode ser associado à positividade e frescor, enquanto o azul pastel pode ser usado para remeter a sensação de pureza e o verde à renovação e crescimento.

3. Traga a natureza para a mesa

Não tenha medo de se jogar nos elementos naturais. Use utensílios de madeira, palha, arranjos de flores, folhagens e outros tipos de decoração que lembram a vida no campo e o dia a dia dos coelhinhos da páscoa. Vem ver esses itens perfeitos para sua mesa posta de Páscoa:

4. Aposte em decorar a mesa com chocolates

Por que não usar os ovos de chocolate que ganhou ou irá presentear seus convidados para decorar sua mesa? Embrulhados ou não, use seus chocolates em formato de coelhos e ovinhos para deixar sua decoração com ainda mais cara de Páscoa. A melhor parte é que tudo é comestível e pode servir até mesmo de sobremesa.

5. Use guardanapos de pano e faça dobraduras

Se você procura por um truque infalível de como deixar sua mesa mais elegante, temos a resposta! O guardanapo de pano é o acessório mais versátil e útil que você poderia investir. Para a mesa posta de Páscoa, use-o para fazer dobraduras e deixar sua decoração ainda mais delicada. Olha só essas inspirações:

O que é necessário em uma mesa posta de Páscoa simples?

Assim como em qualquer outra temática, para uma mesa posta de Páscoa simples e elegante, o essencial é não deixar sua mesa com espaços em branco. Por isso, aposte em um conjunto de talheres e em uma variedade de pratos e copos. Para começar, você pode decorar sua mesa com um prato de sobremesa e prato raso, por exemplo. Assim como reservar um lugar para apoiar uma taça de vinho e um copo simples para bebida.

Outra dica para dar aquele toque extra e deixar sua mesa com a cara da Páscoa é usar arranjos de flores e frutas.

O que muda em uma mesa posta de café da manhã de Páscoa?

Não há muitas diferenças entre uma mesa posta de café da manhã do dia a dia para uma temática de Páscoa. Aqui, invista em todos os utensílios de uma decoração simples, mas acrescente também os elementos que remetem a data, como os guardanapos dobrados em forma de orelha de coelho, chocolates e ovos.

Aqui, que tal dar destaque para aquele ovo cozido do café da manhã? Te garantimos que não há nada com mais cara de Páscoa do que uma decoração com ovos.

Ideias de DIY para mesa posta de Páscoa

Gosta de se aventurar nos DIYs da vida? Separamos os melhores “faça você mesmo” de decoração de Páscoa para você:

https://br.pinterest.com/pin/6122149484550605/

E aí, curtiu? Então, fale para a gente nos comentários qual foi sua dica preferida e não deixe de conferir as novidades de mesa posta na AMARO!