Coloração Pessoal: O Que é e Como Funciona

Coloração Pessoal: O Que é e Como Funciona

Olhar uma roupa na internet. Achar linda. Comprar. Provar. Achar péssima no corpo.

Esse ciclo é frustrante e a gente entende. Mas já parou pra pensar que talvez você esteja insistindo em roupa com paleta de cor que não é a sua?

Não é novidade que as cores têm efeito sobre a gente. Nosso cérebro pode associar diferentes cores a diferentes sentimentos, sensações e impressões.

Por isso surgiu a coloração pessoal, para te ajudar a encontrar as cores que melhor te favorecem. Quer saber mais? Olha só:

Você Merece Mimos na Black Friday

Novembro chegou e isso quer dizer que é tempo de Black Friday! Garanta mimos de moda, beleza e casa com os descontos de Black Friday da AMARO!

O que é coloração pessoal

Vem cá, deixa eu te contar: tudo que está à nossa volta não tem cor! Sim, é isso mesmo.

O que acontece é que quando os objetos são atingidos por luz, eles absorvem certos comprimentos de onda do espectro eletromagnético e refletem outros, e é essa "cor" que enxergamos. Ou seja, o que chamamos de cor, nada mais é do que luz.

Quando falamos de coloração pessoal, queremos entender quais cores melhor iluminam e refletem a nossa pele natural, harmonizando todos os aspectos do nosso rosto e nos deixando com um aspecto radiante e saudável - sem precisar abusar da maquiagem.

Outro aspecto importante da coloração pessoal é conhecer o círculo cromático. Com as principais cores percebidas pelo nosso olho, o círculo permite identificar várias tonalidades, bem como a concordância de uma com as outras. Dentro dele, podemos identificar as cores análogas, como o verde escuro e o verde claro - tons adjacentes - e as complementares, como o rosa e o verde - tons opostos no círculo cromático.

Tá vendo os círculos dentro dessas bolinhas? Apesar de serem da mesma cor, parecem que são mais intensos dentro da bola de cor complementar. O mesmo acontece quando usamos as cores que nos favorecem. Dependendo da combinação entre pele e roupa, podemos acabar com o aspecto mais “ofuscado” ou “vivo”.

Círculo cromático, cores complementares e cores análogas

Com a coloração pessoal é possível descobrir qual é a paleta ideal para favorecer nossa pele, equilibrando nosso traços, texturas e pigmentos. Depois disso, fica muito mais fácil escolher as roupas certas e fazer um consumo mais consciente - sem se frustrar comprando peças que pareciam melhor na arara ou na modelo.

Hoje já existem diversas combinações de cores que ajudam a exaltar a nossa pele, mas as principais cartelas de cores são a de primavera, verão, outono e inverno, trazendo os principais tons das estações.

Como funciona a coloração pessoal

A coloração pessoal é realizada por um profissional da área de consultoria de imagem e estilo e tem o objetivo de identificar quais são os tons e subtons que compõem a nossa pele e rosto. Nessa análise entra tudo: cor dos olhos, veias, sardas e pele.

Sem maquiagem e com luz natural, a prática é feita isolando o cabelo com uma faixa e o corpo com um avental, enquanto o profissional faz o teste de cores com vários tecidos diferentes, buscando reconhecer quais cores iluminam e refletem melhor o seu rosto.

Teste de coloração pessoal

Tom e subtom de pele

Conseguimos descobrir o nosso tom de pele simplesmente olhando para um espelho em luz natural. O tom da nossa pele é comumente classificado em muito claro, claro, médio, escuro, muito escuro e mais.

Já o subtom é a cor que não conseguimos ver com tanta facilidade à primeira vista, isso porque ele é a mistura de vários pigmentos que temos na pele - manchas, veias, marcas etc. Foi essa combinação de cores em diferentes peles que nos fez chegar no subtom de temperatura quente, com pigmentos mais amarelados, e no subtom frio, com pigmentos mais azulados e roxos.

E por quê tudo isso é importante?

Quando usamos cores que combinam com a gente, elas exaltam a nossa pele. Por outro lado, quando usamos que não nos caem bem, iremos parecer cansades ou até mesmo doentes. Isso pode acontecer quando usamos uma paleta de subtom frio quando a nossa pele tem um subtom quente.

Por isso, a regra é: cores que têm o mesmo subtom que você, sempre te farão parecer mais radiante

Como descobrir tom de pele, pele quente e pele fria

Outra dica para você descobrir seu subtom de pele é por meio de uma folha de papel branca. Se você colocá-la perto do seu pescoço e perceber que sua pele se torna mais avermelhada, provavelmente você tem o subtom frio. Mas se sua pele estiver mais perto de um amarelado, provavelmente você tem o subtom quente.

Nunca será uma divisão de pele quente ou fria perfeita, mas a paleta natural tende a se inclinar ligeiramente ou fortemente em apenas uma direção de temperatura.

Cabelos, olhos e temperatura

Saber o tom e subtom de pele ajudam a descobrir sua paleta de cores ideal, mas não é o suficiente. A cor do cabelo e dos olhos também têm grande influência nessa descoberta, por isso, criamos esse organograma para te ajudar a identificar qual tipo estação você é:

Organograma como descobrir paleta de cores

Cartelas de cores na Coloração Pessoal

Hoje há muitas possibilidades de composição de paletas, mas para quem está começando no assunto agora, conhecer as cores da sua estação pode ser um ótimo início na jornada de descoberta da sua coloração pessoal. Dá uma olhada:

Paletas de cores da estação

Cartela de Cores Primavera

As pessoas da coloração da primavera têm as cores mais quentes, leves e brilhantes. Aqui, como as flores, árvores e plantinhas da própria estação, as cores verde e rosa bem iluminadas são uma boa aposta. Olha essa inspiração de look:

Looks com Cartela de Cores Primavera
SAIA MAXI DETALHE NERVURA, BLAZER ALONGADO ABOTOAMENTO DUPLO, BLAZER CLÁSSICO ALFAIATARIA e VESTIDO MAXI MANGA BALONÊ

Cartela de Cores Outono

Ainda na paleta de cores quentes, a cartela do outono possui tons escuros e suaves ao mesmo tempo. Para essa cartela, é só lembrar de como ficam as árvores da estação: alaranjadas e marrons. Se essa é a sua coloração, se jogue em looks com cores terrosas como o caramelo, o dourado e o laranja.

Looks com Cartela de Cores Outono
SHORTS CINTURA SUPER ALTA ALFAIATARIA, BLAZER CREPE ALONGADO SEM LAPELA, MACACÃO MANGA 3/4 COM CINTO e T-SHIRT MOTHER EARTH LOVERS CLUB

Cartela de Cores Verão

Na paleta de verão, as cores são mais suaves, claras, frias e acinzentadas. Para quem tem essa cartela de cores, as melhores cores são um rosa-bebê ou amarelo mais pálido.

Looks com Cartela de Cores Verão
T-SHIRT OVERSIZED ESTONADA COM BABADO NA MANGA, CALÇA PANTALONA COM FAIXA e BLUSA CROPPED DETALHES FRANZIDOS

Se a sua cartela de cores é a do verão, olha essas dicas da Luciana Ulrich, expert em coloração pessoal:

Cartela de Cores Inverno

A cartela de cores de inverno é extremamente fria, com cores puras e intensas. Com o tom mais profundo e vívido, as cores preferidas do inverno são o azul royal e o vermelho. Por isso, se essa é a sua cartela, pode apostar naquele look monocromático vermelhão à vontade!

Looks com Cartela de Cores Inverno
BLUSA OMBRO A OMBRO BOTÕES, SUÉTER DE TRICOT COM MANGA PONTO ESPECIAL, CALÇA SLIM CINTURA ALTA COM BOLSO e BLUSA MANGA LONGA TEXTURA POA, MANGA COM BABADO