Skin Positivity | Tudo sobre o movimento de aceitação da pele

Skin Positivity | Tudo sobre o movimento de aceitação da pele

Quem nunca perdeu tempo olhando a própria pele no espelho, estourando loucamente as espinhas, repuxando marquinhas e se frustrando por não ter a pele de veludo das fotos do Instagram e propagandas? Geramos expectativas impossíveis ao buscar essas imagens e nos criticamos duramente por ter peles e corpos reais. Por isso, movimentos de beleza natural e aceitação da própria pele - como o skin positivity - são tão relevantes. Conheça essa tendência que dominou as redes sociais e os principais influencers para se inspirar. Olha só:

O QUE É SKIN POSITIVITY?

Com mais de 118.500 publicações, a #skinpositivity tomou conta do Instagram. Sem contar as hashtags semelhantes como #acnepositivity e #loveyourskin. As imagens mostram pessoas com acne, vitiligo ou rosácea com mensagens de positividade e autoaceitação. Fotos artísticas de espinhas como constelações, flores ao redor do rosto ou apenas a pele natural exposta à luz natural. O objetivo não é romantizar ou vangloriar condições da pele. É demonstrar para os outros que não precisamos esconder, ter vergonha ou sofrer, que cuidar da pele é sobre se amar e ser feliz consigo mesme.

PELE, AUTOESTIMA E ACEITAÇÃO

Estamos em meio à uma revolução de como percebemos os padrões de beleza. Os movimentos de corpos diversos afetaram todo o mundo da moda e a cada ano isso aparece com mais força. O mesmo está começando a acontecer em relação a nossa ideia de “pele perfeita”. Beleza e saúde devem sim andar lado a lado. No entanto, quando o que definimos por beleza está desalinhado com a realidade, pode acabar se tornando um processo tóxico. É preciso buscar saúde tanto fisicamente quanto mentalmente. Por isso, primeiro se aceitar e reconhecer sua própria beleza antes de qualquer tratamento na pele é tão importante.

PELE NATURAL

Usamos mil e um produtos durante anos - às vezes a vida toda - para atingir uma imagem que é editada em poucas horas no Photoshop. Tem algo errado, não é? O movimento de positividade da pele é sobre recalibrar o nosso olhar e reconhecer a beleza em todos os tipos de pele, em todos os seus momentos, condições e idades. É sobre mostrar como a beleza natural é algo que devemos buscar.

SAÚDE DA PELE

A saúde da pele não é uma tendência e deve ser levada muito a sério. Portanto, é importante lembrar que beleza natural e #skinpositivity não significam ignorar condições que precisam serem tratadas por um dermatologista ou médico especializado. A busca pela saúde vem em primeiro lugar e deve partir de um processo de autocuidado e autoamor. Não de vergonha, dor ou ódio. Saúde é se cuidar com carinho.

PESSOAS PARA SEGUIR

É real, precisamos de um detox dos nossos feeds nas redes sociais. Consumimos imagens que trazem apenas sentimentos de desamor e comparação tóxica. Olhe pare as imagens que aparecem para você. Você se vê nelas? Tem alguma que te faz sentir mal? Procure seguir quem te faz se sentir bem com você mesme e com a sua pele. Confira algumas das pessoas incríveis que fazem parte do #skinpositivity para você seguir:

CURTIR A PRÓPRIA PELE

Tire um tempo para cuidar da pele sem pressão. Relaxe. Beleza natural e autocuidado devem andar lado a lado. Se você fica com ansiedade durante o skincare, tá errado. Confira alguns produtos para você amar sua pele do jeito que ela merece: