Conheça 7 Tipos de Protetor Solar e Saiba Como se Proteger do Sol

Conheça 7 Tipos de Protetor Solar e Saiba Como se Proteger do Sol

Quando você pensa em verão, o que te vem à cabeça? Sol, calor, piscina, mar, praia, biquíni... Mas e o protetor solar? Esse é um dos cuidados com a pele mais importantes — e não é só no verão!

Pensando nisso, preparamos este post para falar sobre a importância do uso desse produto e mostrar quais são os tipos de protetor solar, além de trazer muitas informações e várias dicas para você.

Qual é a importância dos protetores solares?

O uso de protetor solar é um dos mais importantes cuidados com a pele no verão. Mas por quê? Os raios solares são uma forma de radiação que faz parte do nosso dia a dia.

Os tipos de raios que mais devemos prestar atenção são o UVA e UVB. O primeiro tipo é o mais perigoso porque penetra mais fundo nas camadas da pele e é, também, mais abundante. O segundo, por sua vez, está relacionado à ocorrência de queimaduras superficiais.

Quando esses raios entram em contato com a nossa pele, têm a capacidade de causar mudanças no nosso DNA, o que pode levar ao surgimento de manchas ou o aparecimento de rugas. Mas, infelizmente, isso não é tudo. O câncer de pele é o maior dos riscos da exposição aos raios solares. Ele acontece por conta de mutações no DNA que fazem com que as células se tornem malignas. Este é o tipo de câncer mais comum no Brasil.

Para prevenir todas essas situações, o melhor é sempre caprichar no uso do filtro solar. Assim, você mantém a sua pele saudável e bonita!

Como os protetores solares funcionam?

O protetor solar é um produto que cria uma barreira protetora na pele, fazendo com que os raios do sol não consigam penetrar em suas camadas. Assim, o DNA fica protegido contra os efeitos que já citamos.

Apenas um detalhe: é importante que você sempre dê uma olhadinha na embalagem do protetor que comprar. Lá estarão informações como o tempo recomendado para a reaplicação do produto. Siga a orientação direitinho para que o protetor não perca a eficácia, ok?

Qual é a diferença entre protetor solar químico e físico?

Agora é hora de falarmos sobre a primeira divisão entre os tipos de protetor solar. Eles são categorizados entre físicos e químicos, considerando a fórmula e o modo como funcionam.

Protetor solar físico

Os protetores do tipo físico são os que criam uma barreira palpável contra os raios solares. É como se eles batessem e voltassem, sendo afastados da pele por conta da ação dos compostos ali presentes.

Protetor solar químico

Já no caso dos protetores químicos, os raios não “voltam”. Aqui, a composição do produto reage com a dos raios solares, fazendo com que eles sejam neutralizados e se tornem seguros.

Lembrando que as fórmulas do protetor solar para o corpo e do protetor solar facial podem ser diferentes. Por isso, o ideal é comprar um produto para cada área, respeitando suas características (pele oleosa, sensível, seca, entre outros).

Quais são os tipos de protetor solar?

Outra forma de dividir os tipos de protetor solar é pela textura e consistência do produto.

1. Protetor solar líquido

O protetor solar do tipo líquido é um dos mais comuns. Ele tem uma textura fluida, o que significa que é mais indicado para quem tem a pele mais oleosa ou tendência à acne.

2. Protetor solar cremoso

Outra opção de protetor solar é o cremoso. Sua textura é mais pesada, assim como a sua cobertura. Por isso, não é incomum encontrá-lo associado a outros tipos de produto, como as bases. Aqui, a indicação é mais para quem tem pele seca ou pele madura. Também são bem mais frequentes em formulações para o corpo.

3. Protetor solar spray

O protetor solar em spray é tão eficaz quanto os outros tipos, mas exige um maior cuidado na hora da aplicação para que algumas áreas não fiquem sem produto. É indicado para todos os tipos de pele e tem a praticidade como uma das suas maiores vantagens.

4. Protetor solar em pó

Os protetores solares em pó são associados a outro importante componente de uma maquiagem perfeita: o pó compacto. Com alta cobertura, eles são úteis para fazer com que a hora da make fique mais simples, além de permitir uma reaplicação frequente sem prejudicar o resultado do look.

5. Protetor solar em bastão

Por fim, temos os protetores solares em bastão. Eles são bem eficazes e trazem uma sensação agradável após a aplicação, sem pesar no rosto. Além disso, são resistentes à água e ao suor, sendo ideias para a prática de atividades físicas. Outra boa notícia é que eles podem ser usados por pessoas com qualquer tipo de pele!

Como reforçar a proteção solar?

Para te ajudar a se proteger ainda mais dos raiso solares, separamos algumas dicas extras:

Evite os horários de pico

O primeiro grande cuidado com a exposição ao sol é evitar pegar praia ou piscina nos períodos em que os raios solares estão mais intensos e causam maiores danos à saúde. O horário de pico solar compreende o período entre 10h e 16h. Sempre que possível, deixe para tomar o seu banho de sol antes ou depois desses horários, ok?

Use acessórios

Acessórios transformam completamente qualquer look. E é claro que eles também podem ser utilizados no verão com o objetivo de nos ajudar com a proteção solar!

Boas dicas são o uso de chapéus, que deixam qualquer look mais descolado e, de quebra, protegem o rosto e os olhos contra os raios solares. Echarpes leves e lenços também ajudam muito nesse propósito e podem ser usados sem medo.

Capriche nas roupas

As roupas escolhidas por você também podem colaborar com a sua proteção durante a exposição ao sol. Nos horários já mencionados — ou seja, das 10h às 16h —, priorize o uso de roupas mais longas, como calças.

É claro que é bem difícil fazer isso no calor. Por isso, o ideal é apostar em tecidos bem fresquinhos — como viscose, algodão e linho — e, de preferência, de tonalidades mais claras. Se não der, tudo bem, capriche no protetor solar e está tudo certo!

Aplique proteção nos cabelos

Outra dica para minimizar os possíveis efeitos negativos do sol na sua saúde e beleza é usar protetores solares para os cabelos. Pouca gente sabe que eles existem, então está aí mais uma boa dica!

Esse tipo de produto previne o ressecamento dos fios, os deixando bem mais brilhosos e auxiliando na retenção de tratamentos feitos ao longo do verão. Ou seja: se você faz cronograma capilar, por exemplo, pode se beneficiar com esse uso.

Não se esqueça dos óculos

Os óculos escuros também são muito importantes para a sua segurança no verão. Não se esqueça de que os raios solares também podem fazer mal aos nossos olhos e, por isso, protegê-los é fundamental.

Mas não é qualquer óculos, é preciso que você compre produtos de qualidade, que tenham uma boa certificação de proteção contra os raios ultravioleta. Pesquise cuidadosamente e compre marcas confiáveis.

Proteja os seus lábios

Outra área muito esquecida pela maioria das pessoas durante o verão é a dos lábios. Eles também precisam de uma proteção extra, pois são extremamente sensíveis e podem ser prejudicados pelo sol.

Por isso, invista em hidratantes labiais que tenham proteção UV. Eles são um ótimo investimento para a sua saúde.

Se cuide também dentro de casa

Outro erro muito comum durante o verão — em boa parte, por falta de informação — é a falta de cuidados quando estamos dentro de casa.

A aplicação do protetor solar dentro de casa é também muito importante. O sol que passa pela janela, assim como outras fontes luminosas — como o computador — podem prejudicar a pele. Então capriche!

Mantenha a hidratação em dia

A última dica é muito importante para o corpo como um todo e também tem tudo a ver com a proteção solar. Estamos falando, é claro, da importância de se hidratar, tomando água em pequenas quantidades ao longo do dia.

Isso porque um corpo bem hidratado é, também, um corpo que funciona melhor. Assim fica muito mais fácil permitir que a sua pele esteja apta a absorver os tratamentos feitos nela e a combater agentes causadores de problemas.

Gostou de saber mais sobre os tipos de protetor solar e de entender a importância dos cuidados para proteção ao sol durante o verão e no restante do ano?

Aproveite e confira os protetores solares da AMARO para garantir proteção para o ano todo!