Como Tomar Shake: Ideias Para Turbinar Shakes e Vitaminas

Sucos E Shakes

Quem disse que comer de forma saudável não é gostoso não experimentou o melhor que os shakes e vitaminas têm a oferecer. Variações de sabores não faltam, mas o mais legal é incrementar com nutrientes e sabores extras para deixar sua bebida turbinada. É importante dizer que comer saudável não é necessariamente sinônimo de emagrecimento. Afinal, independente do corpo, todos nós precisamos de nutrientes, minerais e vitaminas para que nosso organismo funcione bem e tenha imunidade. Já que todo mundo se dá bem com um bom shake, olha só essas ideias de como deixar o seu mais gostoso e turbinado:

O QUE SÃO SHAKES?

sucos e shakes

Os shakes são bebidas batidas que possuem um índice calórico reduzido porém, com uma alta proporção de proteínas, vitaminas, gorduras e nutrientes. Os shakes podem ter sabores variados ou até mesmo não ter sabor nenhum para você poder acrescentar frutas ou outros suplementos.

QUAL É A FUNÇÃO DO SHAKE?

sucos e shakes

Os shakes podem ter duas funções: complementar ou substituir parcialmente uma refeição. Eles são amplamente conhecidos como auxiliares em uma dieta de emagrecimento, usados para garantir uma refeição com os nutrientes necessários só que com menos calorias. No entanto, não é recomendado substituir mais de uma refeição por shake. Mas, para quem busca ganhar peso, a bebida nutricional é uma ótima forma de complementar sua refeição e garantir calorias extras de forma saudável.

Por exemplo, uma batida com alto índice de proteínas traz a sensação de saciedade e ajudam a ganhar massa magra ou evitar perdê-la durante a dieta.

Se você está em uma dieta alimentar, precisa saber de duas coisas: a primeira é que o acompanhamento profissional é super necessário e, segundo, o processo precisa ser saudável, ou seja, respeitando os limites e necessidades do seu próprio corpo.

QUAL A MELHOR FORMA DE TOMAR SHAKE?

sucos e shakes

Cada shake tem uma função específica de acordo com seus índices nutricionais. Os shakes com maior quantidade de carboidratos, por exemplo, dão mais energia - sendo ideal para consumir antes dos exercícios físicos. Já um shake proteico é muito usado para ganho de massa magra. Olha só alguns momentos para tomar cada tipo de shake:

PRÉ-TREINO

Carboidratos são fontes importantes de energia e ajudam a garantir uma melhor performance durante os exercícios físicos. Aposte em shakes com carboidratos de baixo índice glicêmico e para turbinar o seu pré-treino, não deixe de incluir proteínas. Outro pontinho extra para acrescentar antes de treinar, é a cafeína, que melhora a sua disposição e estimula o Sistema Nervoso Central.

PÓS-TREINO

Após o treino é legal repor suas energias e, principalmente consumir proteínas. Depois de realizar exercícios, o corpo fica mais apto a realizar síntese proteica, ou seja, construir músculos.

Entre os shakes de proteínas, um dos mais conhecidos é o whey. Esta é uma proteína encontrada no leite que você pode consumir com menos calorias - e mais proteínas - em um shake. Mas existem diversas opções de shakes proteicos como a caseína e até mesmo opções veganas de proteínas isoladas de soja, amendoim ou ervilha.

SUBSTITUIR REFEIÇÃO POR SHAKE

sucos e shakes

Se pretende substituir uma refeição do dia por shake, lembre-se que esse processo deve ser feito com cuidado. Primeiro, escolha um shake que tenha um índice de vitaminas, gorduras, proteínas, carboidratos e fibras ideais para uma alimentação balanceada. Escolha apenas um horário para realizar esse processo: café da manhã, almoço ou jantar. Lembre-se que a substituição é parcial, você pode - e muitas vezes deve - complementar seu shake diário com uma porção de nozes para uma dose extra de proteína.

PODE TOMAR SHAKE COM ÁGUA?

Não há problema em tomar shake com água. Há um mito de que se você fizer sua batida com água, você estaria processando menos nutrientes. Isso não é verdade. O seu corpo é plenamente capaz de extrair os nutrientes necessários com o shake à base de água.

O QUE MISTURAR NO SHAKE

sucos e shakes

O shake é ótimo, mas pode ficar ainda melhor! Existem diversos suplementos para turbinar seu shake ou sua vitamina de acordo com suas necessidades. Uma dose extra de fibra, um up na proteína diária e até mesmo aquela mistura com cafeína pra começar o dia com pé direito. Vem ver:

COLÁGENO

O colágeno é uma proteína produzida pelo nosso próprio corpo e é conhecido como um dos principais responsáveis pela elasticidade da pele e saúde das unhas e cabelos. Além disso, o colágeno contribui para a flexibilidade e resistência aos músculos, articulações e tendões. Acontece que, por volta dos 30 anos a produção de colágeno começa a diminuir. Portanto, a reposição da proteína a partir da ingestão de Vitamina C ou até mesmo de colágeno hidrolisado é muito significativa para o bem-estar e a saúde do corpo. Sem dúvida, é um ótimo suplemento para misturar na sua vitamina diária.

GUARANÁ

A rotina da manhã tem que estimular o seu dia e a boa alimentação é parte essencial. Um ótimo up no seu shake matinal é o guaraná em pó. Contém alto índice de cafeína e ajuda a melhorar a concentração, estimula a produção de dopamina e serotonina - que melhoram o humor - e ainda traz mais energia para o seu dia.

WHEY

Como já pontuado, o whey é uma proteína do leite muito recomendada para quem busca ganho de massa magra e quer turbinar seu pós-treino com um shake especial. Existem três principais tipos: concentrado, isolado e hidrolisado. O whey concentrado é um shake com cerca de 80% da proteína junto com lactose. O isolado já tem um índice de 90% de whey sem lactose. Já o shake de whey hidrolisado passa por um processo que garante a absorção da proteína pelo corpo de maneira mais rápida.

XILITOL

O Xilitol é o que faltava para fazer aquele shake docinho com a mesma sensação do açúcar comum, porém, com até 40% menos calorias. Ele não tem nutrientes mas é uma boa opção para quem não dispensa aquele docinho na vitamina do dia a dia.

PROTEÍNA VEGANA

Como o whey é derivado do leite, não é uma opção para quem é vegano, por exemplo. Mas não faltam opções de proteínas para shakes a base de vegetais, como é o caso da soja, da ervilha e até mesmo do arroz.

FIBRA

A fibra é um complemento alimentar extremamente importante, principalmente para o metabolismo. Garante o funcionamento saudável do intestino e uma digestão sem desconfortos - como gases, cólicas e outros efeitos não desejáveis como diarreias. Quem têm paz com o próprio intestino é privilegiado sim, e o quanto de fibra você consome pode te ajudar nisso.

GLUTAMINA

A glutamina é outra queridinha da síntese proteica e do ganho de músculos. Ela é um aminoácido produzido pelo nosso próprio organismo mas que é muito bem-vinda como suplementada em um shake turbinado. Ela ainda ajuda na imunidade, no fortalecimento dos tecidos, na memória e raciocínio e de quebra ainda auxilia a regulação do funcionamento do intestino.