Cuidados com a Pele no Verão Para Rosto e Corpo

Cuidados com a Pele no Verão Para Rosto e Corpo

Tomar aquele solzinho de verão é uma delícia. Tirar o bronze de ar condicionado e luz fluorescente pode fazer bem para o visual, mas seus principais benefícios estão na saúde com o aumento da vitamina D. Mas, tomar sol e pegar uma corzinha têm que estar acompanhado de cuidados com a pele e um bom protetor solar.

No verão, nossa pele requer atenção redobrada para impedir o ressecamento, queimaduras, manchas e até mesmo o envelhecimento precoce. Para você aproveitar o melhor que o verão tem a oferecer sem danificar sua saúde, separamos as melhores dicas de como cuidar da pele no verão. Vem ver:

Quais cuidados devemos ter com a pele no verão?

Para cuidar da sua pele durante a estação mais quente do ano é preciso muita hidratação, alimentação saudável e protetor solar. Veja essas 5 dicas para você ter uma pele saudável o verão todo:

  1. Hidratação: o sol pode maltratar a nossa pele deixando ela mais sensível e ressecada. Invista em um bom hidratante e não deixe de passar todos os dias no pós-banho. Dê atenção redobrada para regiões mais ressecadas como mãos, joelhos, cotovelos e pés.
  2. Beba muita água: com o calor nosso corpo perde muita água. Se manter hidratado é essencial e você não deve esperar sentir sede para abrir sua garrafinha de água. Certifique-se de que você está ingerindo por volta de 2 litros de água por dia e prefira alimentos leves que ajudam na hidratação como uva, melancia, pepino e melão. Uma cervejinha na beira da piscina é ótimo, mas cuidado com bebidas alcoólicas no verão pois elas estimulam a desidratação do corpo.
  3. Consuma alimentos com betacaroteno: essa substância natural é responsável pela produção de vitamina A no nosso organismo e é um ótimo antioxidante, ou seja, auxilia a combater os radicais livres que são produzidos em grande quantidade pelo nosso corpo quando ficamos muito expostos aos raios UVA e UVB. Assim, alimentos com betacaroteno ajudam a pele a ficar mais tonificada, além de auxiliar na produção de melanina que protege a pele contra a radiação solar e dá um up no bronzeado.
  4. Não depilar no dia de tomar sol: ao tomar sol, nossa pele fica mais sensível e, quando depilamos, apenas deixamos o tecido ainda mais vulnerável. O ideal é tomar sol pelo menos 24 horas antes ou depois da depilação. Assim você evita que o procedimento cause machucados ou que o sol manche sua pele recém-depilada. Evite passar bronzeador para não causar manchas nas áreas que foram depiladas e não deixe de aplicar protetor solar com proteção mínima de FPS 20. Outra dica é evitar piscinas logo após a depilação para prevenir o surgimento de alergias devido ao cloro da água.
  5. Ao sair do mar, tome ducha de água doce: além de refrescar ainda mais o calorzão da praia, tomar um banho de água doce logo após sair do mar é muito importante para lavar o sal e areia do corpo. Eles facilitam o surgimento de mini fissuras na pele, o que a deixa vulnerável a bactérias e microrganismos. Além disso, o sal do mar acelera o ressecamento da pele.

Cuidados com a pele do rosto no verão

Independente da estação, os cuidados epecíficos da pele do rosto e do corpo sempre serão diferentes. Afinal, o pH, a expessura e até mesmo a hidratação de cada uma são completamente diferentes. Generalizar os produtos para ambas pode acabar dando um efeito rebote de ressecamento ou aumento de sebo da pele. Por isso, vamos falar aqui sobre algumas dicas específicas para a pele do rosto no verão.

  • Use o protetor solar certo: o protetor do rosto deve ser preferivelmente com um FPS maior do que utilizado no corpo, a indicação mínima é de FPS30 mas para uma segurança maior escolha o FPS60 com proteção contra raios UVA, UVB e poluição.
  • Limpe a pele todos os dias: é importante higienizar bem a pele do rosto todos os dias no verão uma vez que o calor aumenta a oleosidade da pele causando a obstrução dos poros e o desenvolvimento de acne e cravos. Como suamos mais, a limpeza também é importante para limpar as células mortas.
  • Hidrate: a hidratação também é indispensável todos os dias no calor. O sol tende a ressecar e dexar a pele mais sensível. Um bom hidratante auxilia a deixar a pele firme, tonificada e acalmar regiões sensibilizadas. Além disso ajuda na regeneração de pequenas queimaduras.
  • Evite usar maquiagem carregada: a pele fica mais oleosa e uma base com alta cobertura tende a aumentar ainda mais o óleo no rosto, entupir os poros e até mesmo “derreter” durante o dia. Aposte em uma make mais levinha, com um BB Cream e uma boa preparação de pele.
  • Aplique água prebiótica: sua melhor amiga durante o calor é a água prebiótica ou termal. Leve sempre na bolsa e aplique no rosto sempre que achar necessário. Esse produtinho queridinho hidrata, nutre e acalma a pele. Além disso também regula o óleo da pele, evitando o acúmulo de sebo nos poros.
  • Não dispense um bom chapéu: além de ser um acessório super fashionista e que com certeza vai incrementar seu look, ele oferece uma camada extra de proteção do contato direto do sol com a pele do seu rosto.

Como cuidar da pele oleosa no verão

  • Água Micelar anti-oleosidade: comece retirando a maquiagem com uma água micelar antioleosidade. Ótima para tirar todas as impurezas com suavidade e sem deixar a sensação oleosa na pele.
  • Limpe: higienize a pele duas vezes por dia - de manhã e à noite - com um sabonete suave. Evite produtos muito adstringentes, no calor a pele fica mais sensivel e retirar toda a oleosidade natural da pele pode dar o efeito rebote: as células passam a produzir ainda mais sebo.
  • Hidratante: depois de fazer a limpeza, hidrate a pele para garantir a saúde do tecido e evitar o ressecamento devido o sol e ao calor. Para peles oleosas, prefira usar séruns hidratantes ou gel oil free para conseguir
  • Protetor solar oil free: o protetor solar é um step indispensável da sua rotina de skincare e, para quem tem pele oleosa, os modelos oil free são os melhores para garantir uma proteção sem aumentar o sebo da pele.

Como cuidar da pele seca no verão

  • Água micelar hidratante: demaquile seu rosto ao mesmo tempo que hidrata a pele. Comece sua rotina de skincare noturna com uma água micelar específica para hidratação e regeneração das células cutâneas.
  • Limpe sem ressecar: fique longe de produtos muito adstringentes. Prefira balms de limpeza ou sabonetes em gel ou à base de ingredientes ricos em água. Leites de limpeza tamém são muito recomendados para quem busca uma limpeza profunda com alto teor de hidratação.
  • Hidratação profunda: o step mais que essencial para quem tem problemas com pele seca. Nesses casos, o ideal é optar por loções cremosas com hidratação profunda e de longo prazo.

Cuidados com a pele do corpo no verão

  • Tome 2 banhos por dia: no calor, suamos com mais frequência, o que exige uma limpeza maior da pele do corpo. Isso promove a regeneração do tecido e a retirada de células mortas, garantindo uma pele mais saudável. O número ideal de banhos no verão é 2 vezes ao dia.
  • Evite tomar banho com água quente: há quem só tome banho com a água quentinha, até mesmo no calor. No entanto, esse hábito não é muito recomendado para cuidar da pele no verão. A água quente retira a gordura superficial do tecido e assim retirando a proteção. Além disso, isso danifica a hidratação natural da pele
  • Limpe: é muito importante escolher bem o seu sabonete para o corpo. O recomendado é que o sabonete tenha um pH próximo ao da pele, ou seja, por volta de 5,5. Sabonetes em barra têm o pH próximo a 7, enquanto sabonetes líquidos ou cremosos variam entre 5 e 6.
  • Hidrate: após o banho, aplique um bom hidratante para corpo, de preferência cremoso, e espalhe por todo o corpo. Para um cuidado extra, utilize um creme para as mãos e pés que seja específico para essas áreas.
  • Esfolie: pelo menos uma vez por semana, dedique um tempo do seu banho para esfoliar a pele do corpo afim de retirar a pele morta e fazer uma limpeza mais profunda.
  • Use protetor solar diariamente: é indispensável passar protetor solar todos os dias, principalmente no verão. Aplique nas áreas expostas ao sol mesmo no dia a dia.
  • Use roupas leves: no verão é muito importante deixar a pele respirar. Isso ajuda não só no seu conforto físico como evita alergias e esté mesmo espinhas na pele do corpo. Escolha tecidos leves como algodão, roupas de linho, viscose e seda.

Dúvidas mais comuns sobre cuidados com a pele no verão

Por que hidratar a pele no verão?

A pele tende a ficar mais ressecada com as altas temperaturas. O cloro da piscina e o sal do bar também ajudam o ressecamento da pele. Além disso, para lidar com o calor tomamos mais banhos, que pode agravar o ressecamento.

Como manter a pele hidratada no verão?

Para manter a pele hidratada no verão, evite utilizar água muito quente durante o banho, limite a frequência para duas vezes ao dia e sempre passe um bom creme para o corpo. Além de uma hidratação constante, é importante beber pelo menos 2 L de água por dia para o funcionamento saudável do organismo e para ajudar o nosso corpo a regular a sua temperatura. Outra dica é comer alimentos leves e ricos em água.

Pode fazer limpeza de pele no verão?

A limpeza de pele deve ser feita com menor frequência no verão, já que a pele fica mais sensível durante o calor. O ideal é realizar o tratamento com o espaçamento de no mínimo 30 dias entre sessões. É extremamente necessário que se aguarde um período de 48h após a limpeza para expor a pele ao sol.

Como controlar a oleosidade da pele no verão?

Para controlar a oleosidade da pele no verão o ideal é limpar a pele no máximo duas vezes ao dias com produtos leves, fique longe dos adstringentes durante o calor para não produzir ainda mais sebo no rosto. Utilize um esfoliante duas vezes na semana para desobstruir os poros e limpar as células mortas e sempre ande com uma bruma hidratante na bolsa para deixar a pele hidratada e firme durante o dia todo.

Quais os cuidados que devemos ter com a exposição ao sol?

Além do protetor solar, devemos tomar alguns cuidados extras para proteger nossa pele dos raios solares:

  1. Utilize roupas de banho com proteção UV: tecidos com proteção UV podem proteger nossa pele contra os raios solares cerca de 2o vezes mais que um tecido comum. Para quem gosta de passar o dia na praia ou na beira da psicina, isso é essencial para evitar alergias e machas na pele do corpo.
  2. Use chapéus no ar livre: fique mais estilosa enquanto se protege do sol direto no rosto, evitando o surgimento de sardas e acne de verão.
  3. Fique longe do sol do 12h às 16h: esse é o período de maior radiação solar, com os índices mais prejudiciais para a saúde da pele, portanto, evite sair ao ar livre e tomar sol nesses horários.
  4. Evite a exposição direta ao sol: você não precisa ficar torrando no sol para se bronzear. Prefira aproveitar os dias de calor na sombra, debaixo de um guarda-sol, para poupar sua pele de queimaduras e manchas.

Quais são os efeitos do cloro de piscina na pele?

O cloro da psicina é um dos principais causadores do super ressecamento da pele no verão. Ele remove a camada de gordura da pele (camada lipídica) que tem a função de proteger o tecido. Em alguns casos, o cloro pode causar alergias, irritaç oes e dermatites.

O verão é a estação perfeita para aproveitar o ar livre, relaxar e se divertir. Mas é muito importante não colocar em risco a saúde e exagerar na exposição ao sol. Invista em produtos para pele e proterores solares para ter um verão mais saudável e com a pele mais radiante.