Finalizador Para Cabelo: Conheça os Benefícios e Saiba Como Usá-lo!

Finalizador Para Cabelo: Conheça os Benefícios e Saiba Como Usá-lo!

Sair do banho depois de lavar e cuidar das madeixas traz uma sensação boa, não é? Mas o momento de cuidados com a saúde dos fios não acaba por ai. Para complementar a hidratação é importante utilizar um finalizador para cabelo.

Esse é aquele tipo de produto para cabelo que pode se tornar indispensável na sua rotina, pois te deixa com a cara de quem acabou de sair do salão. Os finalizadores são multifuncionais, seja para ajudar a fazer um penteado, seja para deixar os fios mais macios e brilhantes.

Neste post, vamos falar mais sobre esse produto e quais os benefícios de incluí-lo no seu dia-a-dia.

Produtos: Finalizadores para cabelos

Para que serve o finalizador para cabelo?

O finalizador é um produto muito verátil e prático, por isso você pode aproveitá-lo para diferentes objetivos. Ele é uma excelente opção para deixar os fios mais macios ou com um aspecto mais saudável. Além disso, têm o poder de dar aquela ajudinha para modelar os cabelos, fazer penteados, abaixar o frizz,muitas outras coisas.

Esse é um produtos para cabelo com mil e uma utilidades e benefícios. Veja só!

Modelar os fios com finalizador de cabelo

Para quem tem cabelos crespos, ondulados ou cacheados, o finalizador é uma peça-chave para modelar os fios e fazer penteados.

Já os cabelos lisos, também podem aproveitá-lo para criar algumas curvas. Ao aplicar o produto nas pontas e amassar as madeixas, ou utilizar um modelador de cachos, é possível garantir um efeito com muito mais volume e movimento.

O ideal, nesse caso, é optar por produtos voltados para a curvatura dos seus cabelos, que pode variar de 1A (lisos, com pouca ou nenhuma ondulação) a 4C (crespos e com menos definição de cachos).

Como identificar o seu tipo de fio:

  • 1A — madeixas lisas, finas e sem nenhuma curvatura;
  • 1B — fios mais grossos e que ganham movimento;
  • 1C — algumas mechas contam com leves ondas e os cabelos são mais espessos e pesados;
  • 2A — as madeixas são onduladas e com poucos cachos nas pontas;
  • 2B — todo comprimento aparece em um formato de S, com ondas bem formadas;
  • 2C — o volume é garantido e as ondas são visíveis, aproximando-se bastante de cachos;
  • 3A — aqui, os cabelos são cacheados, porém, com cachos mais abertos nas pontas e a raiz lisa;
  • 3B — nesse caso, tanto a raiz quanto o comprimento dos fios são cacheados;
  • 3C — os cachos são bem fechados quando estão secos, porém, esticam-se se estiverem molhados;
  • 4A — com fios bem definidos e fechados mesmo quando estão molhados;
  • 4B — o volume e o fator encolhimento aumentam bastante, embora a definição diminua;
  • 4C — cachos com pouca ou nenhuma definição e fios no formato semelhante a um espiral.

O finalizador para cabelo também pode ser utilizado no day after, com os cabelos úmidos, para recuperar o movimento dos cachos sem ter a necessidade de lavá-los novamente.

Finalizador de cabelo que ajuda Hidratar

Alguns dos ingredientes que compõem os finalizadores também podem ajudar na hidratação dos seus fios, tornando este um produto importante também para reter a água dos fios.

Existem diversas formas enriquecidas com óleos como rícino, ojon, argan e de coco. Eles fazem com que as madeixas permaneçam hidratadas por mais tempo, evitando aquele efeito indesejado de cabelo ressecado.

Não poderíamos deixar de falar também sobre o prolongamento dos efeitos do cronograma capilar, como:

  • fortalecimento dos fios;
  • mais brilho natural;
  • prevenção e diminuição das pontas duplas;
  • revitalização.

Finalizador de cabelo com Proteção térmica

Alguns finalizadores contam com um fator de proteção contra altas temperaturas. Esse é mais um ponto positivo para o produto porque também ajuda a evitar o ressecamento e a danificação dos fios ao ter contato com secadores, pranchas, escovas térmicas e modeladores.

A proteção térmica é muito interessante, especialmente para quem tem os cabelos tingidos ou está cuidando dos fios brancos porque evita o desbotamento ou a mudança da cor, problemas causados pelo calor. Dessa forma, os fios permanecem com uma tonalidade mais uniforme e sem perder o brilho natural, mesmo após terem contato com temperaturas mais altas.

Produto: Truss Brush Queratina Thermo Active

Reduzir o frizz com finalizador de cabelo

De bônus, o finalizador também pode ser utilizado para diminuir o frizz, aqueles fios que ficam para cima sem querer. Esse fenômeno acontece por conta da eletricidade estática, provocada pelo contato da umidade do ar com o cabelo, fazendo com que os fios mais leves se levantam da cabeça, é um dos fenomedos capilares mais odiados.

Com um finalizador, é possível diminuir o contato dos agentes externos com o cabelo e prevenir a desidratação dos fios. Essas duas funções são ótimas para reduzir o frizz e manter as madeixas mais alinhadas.

Quais os tipos de finalizadores para cabelo?

Você provavelmente vai gostar de saber que é possível encontrar o finalizador para cabelo de vários tipos, texturas e finalidades. Ou seja, além de ter diversas utilidades, o produto ainda é bastante versátil.

Portanto, é possível escolher o tipo de finalizador que mais combina com os seus objetivos e garantir o efeito desejado. Veja mais!

Finalizador de cabelo em pomada

A pomada tem um toque seco e ajuda a garantir uma boa modelação dos fios. Por esse motivo, costuma ser bastante utilizada para finalizar os penteados, mantendo a estrutura fixa por muito mais tempo.

Além disso, esse é um produto que combina com os mais diferentes tipos e formatos de cabelo. Sendo assim, tanto os fios lisos e ondulados quanto os crespos e cacheados, dos mais variados tamanhos, podem aproveitar a pomada modeladora.

Finalizador de cabelo ativador de cachos

Agora, quando o assunto são cabelos ondulados e cacheados, esse tipo de finalizador é o queridinho. Ele é ótimo para garantir mais definição aos fios e deixá-los no volume que você gosta. Quem está em processo de transição capilar vai gostar ainda mais do finalizador ativador de cachos porque ele ajuda a harmonizar a curvatura das madeixas.

Finalizador de cabelo leave-in

O leave-in é o clássico creme para pentear. Esse tipo de finalizador é um grande aliado da emoliência, deixando os fios mais leves, macios e soltos. Por isso, ajuda na hora de desembaraçar e de montar penteados com acessórios.

Produto: Sebastian Leave-in no Breaker

Finalizador de cabelo reparador de pontas

Para quem tem as pontas dos cabelos ressecadas ou sofre com pontas duplas, o reparador de pontas é um finalizador que pode ajudar a diminuir esses efeitos indesejados. Geralmente, são encontrados no formato de óleo o sérum e a sua aplicação é indicada apenas na extensão dos fios, para evitar o excesso de oleosidade no couro cabeludo.

Produto: Beudose Creme Reparador Repair.me

Como utilizar o finalizador para cabelo?

Já que esse tipo de produto é tão interessante para se usar no dia a dia, nada melhor do que conferir algumas dicas para aproveitá-lo ao máximo. A seguir, conheça alguns truques para utilizar o finalizador para cabelo!

Aplique o finalizador sobre o cabelo limpo

O momento ideal para utilizar o finalizador para cabelo é após a lavagem dos fios com shampoo e condicionador. Assim, o produto penetra melhor nos fios e os efeitos permanecem por mais tempo.

Os finalizadores aumentam a maciez e o brilho, dando continuidade a ação dos demais produtos que fazem parte da sua rotina de lavagem dos cabelos. Sendo assim, você garante fios mais saudáveis e protegidos no dia a dia.

No entanto, isso não impede de aproveitar os finalizadores também nos dias depois da lavagem. Como você viu, o produto serve também para fazer o day after, principalmente para os cabelos cacheados e crespos, trazendo uma maior definição para as madeixas, sem pesar nos fios ou deixar os cabelos oleosos.

Use o produto apenas na extensão dos fios

A maioria dos produtos de finalização para cabelo conta com alguns óleos em sua composição. Por esse motivo, nem sempre é uma boa ideia aplicar o finalizador na raiz, já que eles podem causar excesso de oleosidade e prejudicar o couro cabeludo. Sem contar que a extensão dos fios costuma ser a mais afetada pelos agentes externos. Por isso, merece um pouco mais de proteção.

Teste diferentes tipos de finalizadores

Já que existem diversos tipos de finalizadores, com uma função e um efeito esperado, por que não testar cada um deles? Assim, é possível descobrir qual funciona melhor para as suas madeixas.

Isso vale para marcas e linhas diferentes, em casa ou no salão de beleza. Afinal, uma das melhores maneiras de descobrir os produtos que você mais gosta é experimentando. Por isso, aproveite as oportunidades de testar os mais diversos finalizadores.

Faça penteados usando finalizador para cabelo

O finalizador para cabelo é um grande aliado para os penteados que dão aquele toque extra nos looks do dia a dia ou para os eventos especiais. Além disso, aproveitar a versatilidade desse produto é uma excelente estratégia para caprichar no visual.

Para quem tem cabelos cacheados ou crespos, por exemplo, fazer pequenas tranças na lateral do cabelo é uma maneira de diferenciar a composição e combinar com diferentes estilos. O ativador de cachos pode fazer com que o penteado dure muito mais tempo, sem nenhum frizz.

Outra opção, principalmente para quem está sem tempo, ou quer deixar o rosto mais evidente no look, são os coques altos. Ao unir todas as madeixas no penteado, aplique a pomada modeladora ou o leave-in para não deixar nenhum fio de fora. Além disso, essa é uma opção que combina com as mais diferentes curvaturas de fios.

Já para quem tem os cabelos lisos e ondulados, e quer se ver livre do frizz, vale a pena aproveitar a pomada para finalização. O produto, por ser mais leve, não aumenta a oleosidade, assim como garante uma boa fixação dos penteados, principalmente aqueles para os eventos especiais, como tranças embutidas e semi-presos.

Produto: Scrunchie Camurça Colors

No entanto, se você está em busca de uma opção versátil e que combina com diferentes ocasiões do dia a dia, a trança mais solta e o rabo de cavalo podem ser as melhores opções, principalmente para cabelos médios e longos. Com um leave-in e um reparador de pontas, é possível caprichar ainda mais no look e evitar as pontas duplas.

Como você viu, um finalizador para cabelo ajuda bastante na rotina de cuidados com os fios e traz uma série de benefícios, como hidratação, maciez, emoliência, proteção e modelação. Por isso, vale a pena experimentar diferentes versões, linhas e marcas até achar as suas favoritas!

Quer saber onde encontrar esses produtos? Confira aqui as mais variadas opções de finalizadores para cabelos. Além disso, não se esqueça de compartilhar o post com as amigas!