O Caimento de Roupa Perfeito | Dicas de Styling

O Caimento de Roupa Perfeito | Dicas de Styling

Chega o fim do mês e a vontade de comprar uma roupinha para se mimar é grande, né? Mas quando se trata de compras online, nem sempre estamos seguras de que a peça vai servir direitinho na gente. São muitas dúvidas sobre o tamanho, elasticidade, tipo de tecido e se o que estamos adicionando no carrinho vai ser confortável no nosso corpo.

Por isso, trouxemos a Lelê Isola, stylist da AMARO, para dar algumas dicas super valiosas e ajudar a escolher as roupas com os melhores caimentos para você. Dá uma olhada:

Você Merece Mimos na Black Friday

Novembro chegou e isso quer dizer que é tempo de Black Friday! Garanta mimos de moda, beleza e casa com os descontos de Black Friday da AMARO!

Alessandra Isola, stylist da AMARO

"Nasci em São Paulo, mas me mudei muito nova para o interior, uma cidade chamada Jaú, conhecida como a capital do calçado. Voltei para a minha terrinha amada para estudar moda e aqui fiquei. Trabalho como stylist há 12 anos e recentemente vim fazer parte do time AMARO - estou aqui há 7 meses. Sou louca por filmes, séries, uma boa comida, um bom papo e me perder pelas ruinhas de qualquer cidade em busca de novas inspirações."

O que é caimento de roupa?

Caimento de roupa é o modo como uma peça veste o nosso corpo. Se ela fica justa, larga, apertada, tem mangas compridas ou curtas e por aí vai. Acima de tudo, é o caimento que diz como o nosso corpo pode ser valorizado, independente do formato dele.

Menina olhando seu corpo no espelho

A Lelê disse pra gente:

“As peças que a gente compra devem valorizar os nossos pontos fortes e não um corpo que gostaríamos de ter <...> a roupa tem que fazer você se sentir bem, por isso, precisamos estar sempre em sintonia com nossas preferências”

- Alessandra Isola

Tecidos para roupas com caimento perfeito

Um fator muito importante no momento de comprar roupas é o tecido. Ele diz muito sobre como uma peça se comporta em nosso corpo. O quanto de elasticidade ela tem, se é maleável, se tem fios grossos ou finos, se amassa fácil, é fresquinha ou uma peça pesada.

Saber sobre essas características do tecido te ajuda a descobrir como a roupa pode valorizar cada parte do seu corpo e, claro, se ela fica confortável. Por exemplo, o elastano, geralmente encontrado em leggings e alguns jeans, tem certa elasticidade, se ajusta bem ao corpo e consegue modelar bem qualquer silhueta. Por isso, é muito importante estar atenta nas descrições dos produtos e nas etiquetas.

Olha essa dica da Lelê:

"Uma ótima dica de como escolher uma roupa pelo tecido, comprando on-line, é: se você se interessar por uma peça, olhe na descrição de que tecido ela é feita. Procure no seu armário roupas com tecidos iguais aos da descrição e pense em como você se sente quando está com elas - se é ou não confortável”

Infográfico com tipos de tecido

É importante saber que alguns tecidos podem sofrer deformações. As peças acabam se alargando ou retraindo com a lavagem ou o tempo de uso. O algodão e a poliamida, por exemplo, são tecidos que sempre valem um cuidado extra.

Por isso, é importante ficar de olho na etiqueta para saber a temperatura ideal da água para lavagem, se a peça pode ser colocada em máquina de lavar ou se é recomendada a lavagem em lavanderia profissional.

Pensando nisso, separamos alguns tecidos que valem o seu cuidado:

  • Tricoline
  • Sarja
  • Linho puro ou misto
  • Jacquard
  • Bengaline
  • Laise
  • Cambraias de linho e algodão
  • Jeans
  • Viscose
  • Poliamida
  • Algodão

Mas calma! Não precisa deixar de comprar uma peça que amou só porque ela tem algum desses tecidos. O truque é optar por um tamanho maior, assim, depois de lavar ele fica no tamanho certinho.

E não se preocupe com a ida e vinda dos tamanhos das peças - geralmente, as peças encolhem apenas na primeira lavada. É por isso que é muito importante conferir a etiqueta de cada peça e verificar como cada peça deve ser lavada. Assim a gente prolonga o tempo de uso da roupa e não fica chateada se ela mudar de forma.

Como Escolher Looks Com o Melhor Caimento

O primeiro passo para escolher looks com o melhor caimento é nos conhecermos. Saber o nosso estilo e como nos sentimos bem e confiantes é fundamental. Muitas vezes, por padrões estéticos e tentar encaixar nosso corpo em um único número mágico, podemos acabar esquecendo da coisa mais importante nessa escolha: a gente mesmo. A roupa tem que fazer você se sentir bem, por isso, precisamos estar sempre em harmonia com nossas preferências.

Agora que você já refletiu sobre a sua relação com seu estilo, é hora de colocar em prática. Nossa stylist trouxe três conselhos valiosos:

  1. Tire suas medidas. Você irá precisar de uma fita métrica, um bloquinho de notas e uma amiga disposta a te ajudar! Pense bem: se você tentar medir o próprio corpo as medidas não serão 100% corretas – isso se deve à movimentação. Como você mede a circunferência do braço se ele está contraído? Ou o comprimento se você precisa curvar-se para enxergar o número na fita? Peça ajuda para outra pessoa, ok?
  2. Tenha as principais medidas anotadas. As principais medidas que você deve saber antes de comprar on-line são: busto, quadril e cintura. Para determinadas modelagens você também pode querer saber o comprimento do braço, ombro e perna - essa importante para comprimentos de saias e vestidos. Por exemplo, dependendo da sua altura, o vestido midi pode ficar longo ou a saia curta ainda mais curta.
  3. Verifique a tabela de medidas da roupa. Cada marca tem uma numeração de roupa, não esqueça de comparar a tabela com as suas medidas.

Como escolher parte de cima

A escolha da peça da parte de cima tem a ver com o seu estilo e o que você busca destacar. Assim, se você quer dar destaque para o seu busto e colo, invista em decotes que o valorizem. Para quem tem um corpo mais reto, abuse e use de itens que crie formas e desenhos em você. Dá uma lida no que separamos sobre como escolher cada peça de parte de cima:

Como escolher blusas

Pela grande variedade, escolher uma blusa com o caimento que você quer pode ser uma tarefa difícil. Mas quando estiver na dúvida, é só prestar atenção nestes pontos aqui:

Decotes são muito importantes no momento de definir se o caimento da blusa ficará ideal para você. Por exemplo, se você tem o quadril mais largo que os ombros a dica é: tente equilibrar a silhueta, dando destaque na parte de cima - busto e colo - usando peças com decotes em V ou U.

Primeira modelo vestindo blusa preta gola U e segunda modelo vestindo blusa branca gola V
BLUSA MANGA CURTA GOTA DECOTE e BODY BÁSICO DECOTE PROFUNDO

A blusinha decote V dá destaque para o pescoço e peito. É uma daquelas peças que têm o dom de valorizar todos os tipos de corpos. Hoje existem muitos modelos, inclusive que combinam perfeitamente com as últimas tendências: estampas, babados e mangas bufantes. Você não terá problemas para encontrar a blusa com decote V que melhor combina com seu estilo.

Modelo vestindo body florido com decote V e babado
BODY DECOTE V COM BABADO

Para quem quer acentuar a cintura, peças com recortes, cintos largos ou finos que marquem bem essa parte do corpo é uma ótima opção. Aqui, você também pode abusar dos croppeds, já que eles deixam à mostra esse pedacinho do corpo.

Modelo vestindo cropped listrado em branco e vermelho
CROPPED ALGODÃO MANGA CURTA DECOTE V

Como escolher camisas

Se você quer que a camisa fique justa ao seu corpo, mas ao mesmo tempo confortável de fazer movimentos, é necessário que se atente à tabela de medidas, sua numeração e às especificações do tecido.

Ok! Mas como saber se a camisa não vai ficar repuxando?

“Se você possui a parte superior do corpo mais larga é importante conhecer esta medida para ter certeza que ficará confortável. E quando a loja não dispõe da medida das costas/ombro basta você observar a parte de trás do modelo: se as costas forem bem marcadas, fique atenta! Hora de conferir se o tecido tem elastano – se for 100% poliéster ele limitará sua movimentação. O que é importante para chegar nesta conclusão? Conhecer bem o seu biotipo.”

Para quem ama uma tendência, nossa dica é outra: use e abuse dos modelos de camisa oversized. Elas ficam ótimas como peças únicas, com calças jeans, colete de tricô e acompanhadas de saltos, botas ou tênis.

Modelo vestindo camisa branca com manga bufante
CAMISA MANGA LONGA BUFANTE

Como escolher casacos

A terceira peça preferida por aqui, os casacos tem o poder de dar o up no look quando têm o caimento certo. Na hora de escolher casacos, além de se atentar à tabela de medidas, sua numeração e às especificações do tecido, é preciso entender o comprimento da peça e qual silhueta ele dará ao seu look.

Por se tratar de uma peça de sobreposição, toda a atenção será dada a ela. Por isso, repare se o casaco fica confortável nos ombros e permite uma boa movimentação dos braços, além de saber se possui elásticos ou cintos na cintura que possam ajudar a definir e destacar sua silhueta.

Modelo vestindo casaco trench coat bege
TRENCH COAT LONDON BREEZE

Como escolher parte de baixo

As principais observações que você deve fazer ao escolher a parte de baixo do look são: a altura da cintura, comprimento, tipo de corte, tipo de barra, se possui elástico embutido na cintura e o quão justa a peça fica no corpo. Independente do formato do seu corpo, certas roupas têm o dom de destacar todas as silhuetas. Dê um zoom nessas peças que você pode ter no seu guarda-roupa: saia lápis de cintura alta, vestido envelope, saia midi, calças cintura alta e com pernas largas.

Como escolher calças

Para delinear a cintura no momento de escolher calças, nossa stylist recomenda investir em peças que já têm elásticos na cintura ou em peças de cintura alta. Além de definir a silhueta, costuma ser mais confortável e fica incrível com uma t-shirt simples por dentro da calça. Outro truque legal é usar cores mais claras nas peças de cima e deixar as mais escuras para a parte de baixo.

Um clássico, a calça jeans é uma peça-chave no armário quando se trata de alongar as pernas e definir a sua figura. Seja em uma modelagem skinny, reta ou flare, seu corte fica bem em todos os tipos de corpo em um piscar de olhos. Além de acompanhá-la a cada estação, os jeans de cintura alta são simplesmente atemporais.

Quando falamos de comprimento de calça, precisamos pensar sobre as barras. Quem nunca comprou uma calça que precisou mandar ajustar a barra na costureira, né? O comprimento da calça é essencial para dar formato ao seu corpo e valorizar suas pernas. Mas se você não tem tempo para ir até uma costureira, você pode experimentar dobrar a barra da calça. Vale para todas as alturas e fica incrível principalmente com jeans.

Calça skinny jeans
CALÇA JEANS SKINNY BÁSICA e CALÇA JEANS RETA COM PREGA

Tendência do momento, a calça wide leg tem inspiração nos anos 70 e se tornou queridinha por trazer muito conforto e estilo. Com cintura alta (que amamos) e pernas largas, essa peça tem a vantagem de ficar bem em todo mundo. Combina com tudo e não deixa de ser elegante e casual, se adaptando a muitas ocasiões, podendo ser usada com um par de tênis ou sandálias de salto alto. Olha esse modelo de calça wide leg alfaiataria:

Calça wide leg linho
CALÇA WIDE LEG LINHO COM CINTO

Como escolher saias

Ao escolher a saia com caimento ideal para você, você deve ter em mente qual parte do corpo quer destacar. Caso queira realçar as coxas, invista em uma minissaia. Se o foco for as canelas e dar a figura de um triângulo para o seu corpo, é a saia midi que você deve escolher.

A Lelê disse pra gente:

“Já se passaram muitos anos desde que vimos a saia midi na vanguarda do cenário da moda. Atualizada ao gosto do dia no final da década de 1940 com o New Look de Christian Dior, esta peça retrô nunca deixa de estar na moda. Reconhecida por sua forma bastante ampla e seu comprimento chegando abaixo dos joelhos, a saia midi serve para todos os tipos de corpos.”

Saia midi plissada vermelha
SAIA MIDI PLISSADO FRONTAL COM FIVELA

Como escolher peças únicas

Assim como as outras peças, ao escolher uma peça única é necessário observar o seu tecido, medidas e como a peça irá se adequar ao seu corpo. Isso porque a peça única se comporta como parte de cima e parte de baixo ao mesmo tempo.

Aqui, saber sobre tipos de comprimento e de tecido para vestido com caimento é super importante. Vestidos justos costumam dar destaque para a cintura, enquanto vestidos mais soltos tendem a dar foco ao movimento da peça.

A Lelê indica duas opções infalíveis:

“Gorda ou magra, o vestido envelope – também conhecido como wrap dress – é a peça que destacará sua silhueta como nenhuma outra. Hoje, ele está infinitamente disponível para satisfazer os gostos e desejos de todos. Floral, com babados ou liso… Se você ainda não o tem em seu armário, é hora de comprar um.”

Modelo vestindo vestido vermelho transpassado
VESTIDO TRANSPASSADO JERSEY ESSENTIAL

“O pretinho básico continua sendo um dos princípios básicos da moda e que você precisa ter em seu guarda-roupa. Durante anos, tem sido o melhor amigo das mulheres, qualquer que seja sua morfologia. Sua sobriedade, elegância e atemporalidade o tornam um aliado incomparável, seja na vida cotidiana ou em ocasiões maiores.”

Modelo vestindo vestido curto preto
VESTIDO CURTO CAMISETA COM ELÁSTICO NA CINTURA

Como escolher acessórios

Os acessórios são incríveis para dar destaque para uma específica parte do corpo. Se quiser destacar o colo e pescoço, escolha um colar maxi. Além de ser uma peça tendência, ele vai super bem com a gola V. Caso queira enfatizar as curvas de sua cintura, é nos cintos que deve apostar.

Talvez você não tivesse pensado que acessório faz parte do assunto quando falamos de caimento, mas a gente te garante que é ele que pode fazer a diferença no seu look e acentuar sua parte preferida do corpo.

“Use e abuse dos acessórios, eles são ótimos para compor qualquer ocasião do dia, principalmente quando queremos valorizar alguma parte do corpo, como colo (colares), cintura (cintos ou lenços) e pernas (sandálias que amarram ou que tenham detalhe ou uma cor chamativa)”

Modelo usando colar choker
CHOKER CILINDRICA FOLHEADA
Modelo vestindo lenço quadrado no pescoço e cinto fivela
LENÇO QUADRADO ACETINADO e CINTO FIVELA CORRENTE
O Caimento de Roupa Perfeito | Dicas de Styling