Símbolos de Lavagem: Entenda a Etiqueta e Saiba Como Lavar Roupa Corretamente

Símbolos de Lavagem:  Entenda a Etiqueta e Saiba Como Lavar Roupa Corretamente

Você ficou dias namorando aquela peça, pensou, fez conta, pediu opinião das amigas, olhou o guarda-roupa e finalmente decidiu que era um bom investimento. Afinal, você vai poder usar em várias ocasiões e montar muitos looks incríveis com ela.

Seus planos juntas eram lindos, até que chegou o dia da lavagem – você juntou todas as roupas da mesma cor e colocou na máquina de lavar, mas esqueceu de dar aquela olhadinha nos símbolos de lavagem na etiqueta. Nem preciso terminar o desfecho trágico dessa história, né?

Já passou por isso também? Sempre fica em dúvida do que significam aqueles símbolos na etiqueta das roupas? Pensando nisso, montamos um guia completo para suas roupas durarem mais. Então, descubra o que significam as “figurinhas” de lavagem das etiquetas e confira algumas dicas de como deixar suas roupas com cara de novas por mais tempo:

Você Merece Mimos na Black Friday

Novembro chegou e isso quer dizer que é tempo de Black Friday! Garanta mimos de moda, beleza e casa com os descontos de Black Friday da AMARO!

Símbolos de Lavagem de Roupas nas Etiquetas

Uma imagem diz mais que mil palavras. Mas às vezes, não é tão fácil assim, né? Os símbolos de lavagem de roupas podem ser confusos e um tanto abstratos. Para te ajudar a tirar a dúvida do que eles podem representar, desvendamos alguns dos símbolos mais comuns nas etiquetas:

O que significa os símbolos de lavagem de roupas nas etiquetas

Qual o símbolo da limpeza a seco?

A lavagem a seco, comumente recomendada para roupas delicadas, consiste em limpar uma peça sem uma gota d’água. O símbolo da limpeza a seco é representado por um círculo que pode aparecer vazio, com um “x” ou uma letra na sua etiqueta. Quando o símbolo aparece vazio, significa que a peça pode ser lavada a seco sem problemas!

Se aparece com um “x” sobreposto, a indicação é de que a peça não deve ser lavada a seco e, quando acompanhada de uma letra, é indicado o tipo de produto químico que pode ser usado na lavagem. Aqui, o mais comum é a letra “A”, que libera a limpeza a seco com qualquer tipo de solvente.

Qual símbolo de máquina de lavar?

Se estiver na dúvida se a sua peça preferida pode ir na máquina de lavar, procure na etiqueta pelo símbolo que remete a um balde com água. Junto com o desenho ainda pode aparecer a temperatura ideal da água a ser usada para lavar a roupa ou um traço inferior indicando a recomendação de lavagem no ciclo delicado.

Já para identificar peças que não podem ser colocadas na máquina de lavar procure pelo mesmo símbolo com um “x” sobreposto.

Como saber se pode ou não lavar na máquina?

É fácil! Depois que achar o símbolo que lembra a um balde, é só confirmar que não há nenhum “x” sobrepondo a figura ou a imagem de uma mão dentro do balde - nesse último caso, o indicativo é de que a peça de roupa deve ser lavada à mão, comum em peças delicadas de seda e tricô.

Qual o símbolo de não centrifugar?

Para identificar que sua roupa não pode ser centrifugada, procure por um quadrado com um “x” sobreposto na etiqueta, acompanhado ou não de um círculo interior. Nos casos do símbolo de lavagem ser acompanhado por um círculo vazio, o significado é de que a peça pode ser levada para a centrífuga ou secadora. Já quando o círculo é preenchido, é indicativo de que a peça pode ser seca sem necessidade de aquecimento.

Dicas de Como Lavar Roupas

Dicas de Como Lavar Roupas
  • Na hora de lavar, procure separar suas roupas de acordo com a cor e o tipo de lavagem.
  • Verifique se a peça tem alguma mancha para ser retirada antes do ciclo normal de lavagem.
  • Se você for lavar as roupas à mão, prefira usar um sabão neutro ou detergente suave.
  • Para as peças mais delicadas que podem ser lavadas na máquina, além de usar o ciclo suave, você pode utilizar um saco para lavar roupas – que oferece uma proteção extra.
  • Outra dica importante é limpar o tambor da sua máquina de lavar a cada 6 meses para evitar o acúmulo de fiapos nas roupas.

Dicas de Como Secar Roupas

Dicas de Como Secar Roupas
  • Para a secagem em varal, use cabides para secar camisetas e camisas e já tirar a maior parte do amarrotado pós-lavagem. Não use essa técnica para cardigãs e suéteres de lã, já que isso pode deformar a peça.
  • Antes de pendurar, aplique a técnica da “sacudida” para já tirar boa parte das linhas amassadas.
  • Intercale – no varal – as roupas mais pesadas com as mais leves.
  • Na secadora, separe as roupas por cor e tecido.
  • Retire as roupas da secadora um pouco antes do fim do ciclo. Isso facilita na hora de passar e evita o encolhimento da peça.

Dicas de Como Passar Roupas

Dicas de Como Passar Roupas
  • Prefira passar as roupas logo após a secagem, para facilitar o processo.
  • Caso isso não seja possível, use um borrifador com água e uma pequena dose de amaciante diluído. Borrife levemente nas peças antes de passar.
  • Para passar camisas sociais, comece pela gola – sem estar dobrada – e em seguida passe os punhos, mangas e a frente da peça. Siga o processo nas costas e termine dobrando o colarinho.
  • Nos tecidos que não amassam, apenas use o ferro caso seja necessário ou se você quer dar um toque extra. Assim, diminui o seu trabalho e economiza energia.

Cuidados com as roupas: conheça os tecidos

Além de saber como higienizar suas roupas e sapatos por meio dos símbolos de lavagem, é preciso ter alguns procedimentos diferentes em cada tipo de tecido. Afinal, se suas roupas não são todas iguais, os cuidados com elas também não são.

Seguindo essas dicas práticas de como cuidar de cada tipo de material, você garante um look impecável por muito mais tempo. Olha só:

Como Cuidar De Peças De Cashmere

A cara da riqueza, a cashmere, por ser uma matéria prima nobre, requer alguns cuidados específicos. Para fazer durar anos o seu básico essencial, dá uma olhada nessas dicas:

  • Lave a peça à mão ou leve até um profissional que realize a lavagem à seco. A cashmere, por ser um tecido delicado, não deve ser lavado com frequência, por isso, opte pelas lavagens amenas que não desgastam a fibra.
  • Na lavagem à mão, vire a peça do avesso e gentilmente remova a sujeira e excesso de água com pequenos apertos - nunca com torção!
  • Na secagem, utilize a sombra.
  • Nunca pendure suas peças de cashmere em cabides, sempre as guarde dobradas - isso evita deformações na malha.

Como Cuidar De Peças De Liocel

De origem sustentável, o Liocel é um tipo de tecido eco-friendly perfeito para peças leves e fresquinhas. Para manter sua peça de liocel macia e resistente por muito tempo, além de conferir a etiqueta da peça e seus símbolos de lavagem, siga esses cuidados:

  • Evite altas temperaturas. Tanto na lavagem, secagem ou ao usar o ferro de passar, o recomendado é cuidar da sua peça de Liocel entre 30°C e 40°C para que ela não encolha ou deforme.
  • Lave à mão sempre que possível. E quando não, use a máquina de lavar no ciclo suave.
  • Deixe suas peças de Liocel penduradas secarem ao ar. Evite as secadoras e prefira deixar o tecido secar naturalmente.
  • Não use alvejantes, amaciantes ou removedores de manchas.
  • Lave suas peças a menor quantidade de vezes possível. Isso fará com que suas roupas garantam um visual refinado por um maior tempo e que o tecido tenha uma maior durabilidade.
  • Quando for passar a sua roupa feita com Liocel, use a temperatura mínima do ferro de passar.

Como Cuidar De Peças De Couro

Seja uma bolsa, carteira, bota ou a clássica jaqueta de couro, as peças feitas com esse material precisam de um cuidado especial para que sua durabilidade seja estendida e mantenha aquela aparência de nova. Vem ver essas dicas de como cuidar com carinho suas peças de couro:

  • O couro pode esticar, por isso, cuidado com o peso que você coloca nos bolsos dos casacos, calças ou nas bolsas - descuidos podem fazer com que a silhueta se deforme.
  • Nunca lave sua peça de couro mergulhando na água ou em uma máquina de lavar. Para limpar o couro, use uma escova de cerdas macias ou um pano macio úmido.
  • A cada 6 meses, use um hidratante ou condicionador especial para as peças de couro para manter a aparência da peça.
  • Se sua peça de couro molhar, deixe-a secar naturalmente, sem ajuda de secadoras ou altas temperaturas.
  • Ao guardar sua peça de couro, evite dobrar a peça ou guardá-la em sacos plásticos, além de sempre mantê-la em lugares secos.

Como Cuidar De Peças De Algodão

O algodão costuma ser o mais prático dos tecidos na hora do cuidado. Normalmente podem ser lavados à máquina, vão na secadora e resistem ao ferro. Como cuidado, a sugestão é:

  • Olhar sempre a etiqueta de lavagem – misturas de materiais podem mudar as instruções de cuidado.
  • Separe as roupas claras das coloridas – você não vai querer correr o risco daquela blusinha branca ficar cinza, não é mesmo?
  • Se a sua peça for 100% algodão ou for feita com algodão pima, a dica é lavar a mão, sem alvejantes e com secagem à sombra. E na hora de passar, o indicado é não ultrapassar os 110°C, ok?

Como Cuidar De Peças De Tricô

Queridinhas do guarda-roupa, as peças de tricô são práticas (não amassam), cheias de estilo e perfeitas para o outono/inverno, porém pedem cuidado redobrado. Portanto, para que seus suéteres, croppeds e vestidos durem uma vida, a dica é:

  • Lavar sempre à mão com água morna.
  • Secar à sombra e na horizontal – elas podem encolher na máquina ou deformar se penduradas.
  • Guarde-as sempre dobradas, nunca penduradas e de preferência em sacos plásticos.

Como Cuidar De Peças De Viscose

Apesar de mais resistentes que o tricô e a seda, as peças de viscose ainda demandam cuidados – tudo vai depender da composição do tecido e com quais outros materiais a viscose é misturada, portanto olhe sempre a etiqueta. Fora isso, alguns cuidados são sempre bem-vindos:

  • Lavar a mão é sempre mais garantido, mas se não tiver tempo, leve a máquina na função de roupas delicadas.
  • Evite secadoras, as peças de viscose preferem secar naturalmente.
  • Na hora de passar, vire do avesso para evitar aqueles brilhos e marcas indesejadas.

Como Cuidar De Peças De Linho

O linho está entre os nossos tipos de tecido favoritos – são elegantes, fresquinhos e fáceis de cuidar. Além de, é claro, conferir as instruções dos símbolos de lavagem, a sugestão para manter suas peças de linho com cara de novas por mais tempo é:

  • Dar preferência a sabão neutro líquido (evitar as versões em pó).
  • Não pendurar com pregadores para evitar marcas indesejadas.
  • Vale centrifugar na máquina, mas é recomendado evitar a secadora para evitar possíveis encolhimentos.

Como Cuidar De Peças De Poliéster

Por ser uma fibra sintética, o poliéster costuma ser de fácil cuidado. Peças de poliéster costumam ser resistentes à máquina e fáceis de passar. Como a fibra pode ser encontrada em diferentes tipos e delicadezas de tecido, requer sempre aquela conferida na etiqueta. Portanto, em termos de cuidado, é importante ficar atenta com:

  • Ferros de passar, o poliéster tem maior tendência a queimar/marcar com o calor do ferro.
  • Seque na secadora em temperatura baixa e tire antes de estarem completamente secas para evitar rugas e acúmulo de estática.

Curtiu as dicas sobre os símbolos de lavagem e como cuidar melhor das suas peças de roupas?

Então compartilha com a gente o que achou nos comentários e não deixe de conferir a nossa coleção de básicos essenciais com tecidos nobres e feita para usar durante anos!