Estilo Skatista: Looks Para Se Inspirar

Estilo Skatista: Looks Para Se Inspirar

Se você ainda tinha alguma dúvida de que os estilos dos anos 90 voltaram, esse texto deve confirmar esse assunto de uma vez por todas. O estilo skatista sempre esteve por aí, mas foi nos últimos anos que ganhou relevância na moda de luxo e fora das passarelas (e também não podemos negar que conquistou nosso coração nas Olimpíadas de 2021).

O estilo usado principalmente por skatistas está de volta com tudo e dessa vez você não precisa fazer um ollie ou um kickflip para usar também. Se você quer se inspirar nessa tendência que vem influenciando gerações, dá uma olhada no que separamos:

Meninas andando de skate

O que é o Estilo Skatista?

Podemos dizer que o skatewear, por ter a rua como pista, é fruto do streetwear, o famoso estilo casual urbano. O estilo skatista é marcado por roupas largas, despojadas, confortáveis e feitas com tecidos resistentes, como a sarja e o jeans - protegendo o corpo nas quedas.

Apesar de não podermos estabelecer uma data específica para o surgimento do skatewear, sabemos que foi em meados de 1950 que os primeiros skates começaram a surgir. O esporte criado por surfistas que queriam replicar seus movimentos fora da água se popularizou nas décadas seguintes e influenciou o estilo de vida de muitas gerações. No cenário musical, assim como o punk marcou uma época, o rap e o hip hop tocaram a estética de uma variedade de subculturas underground, ressoando até mesmo na Stüssy, marca referência mundial do estilo skatista.

Inspirações do Skate

As suas inspirações do skate podem ser várias, mas algumas marcaram uma geração inteira. Avril Lavigne e Chorão do Charlie Brown Júnior marcaram os adolescentes dos anos 2000 por suas músicas e pelo autêntico estilo de vida skatista. Bermudas e camisetas largas apresentavam a atitude marrenta que os dois carregavam.

Pulando anos à frente, Rayssa Leal (ou Fadinha) conquistou uma nova geração de jovens pelas redes sociais durante a Olimpíada de 2021. Seja pelo seu estilo ou talento nas pistas de skate, a pequena skatista profissional já influencia uma onda de pessoas que buscam se vestir como ela.

Chorão, Fadinha e Avril Lavigne
Chorão, Fadinha e Avril Lavigne

Peças do Estilo Skatista

Na pista, algumas peças de roupa do estilo skatista são indispensáveis. De modo geral, devem ser largas e confortáveis, deixando o skatista livre para fazer seus movimentos. Dá uma olhada nessas inspirações:

Camiseta Skate

Um clássico do guarda-roupa skatista, a camiseta oversized é aquela que vai te acompanhar em todos os momentos. Para essa peça, prefira usar bons tecidos e golas arredondadas próximas ao pescoço, mantendo a estética.

Dica: para um look registrado de skatista, durante o inverno você pode usar a camiseta oversized por cima de um moletom.

Camiseta estonada feminina
T-SHIRT OVERSIZED ESTONADA GOLA REDONDA CHUMBO e T-SHIRT OVERSIZED ESTONADA GOLA REDONDA CAPUCCINO

Camisa Skate

A camisa do estilo skatista é uma sofistificação da camiseta e pode ser usada com calças, shorts e bermudas. Aqui, a dica é apostar em modelos leves e que não segure o movimento dos braços.

Camisa feminina
CAMISA MANGA CURTA ESTAMPADA, CAMISA MANGA CURTA BOLSOS e CAMISA OVERSIZED DE TRICOLINE

Calças Skatista

É claro que as calças não iriam fugir da estética “larguinha”, afinal, para andar de skate é preciso que você consiga movimentar com facilidade suas pernas. Para escolher uma calça, aposte nos modelos retos, de sarja ou jeans. Uma dica para um styling despojado é dobrar a barra da calça reta, deixando o comprimento acima do tornozelo e as meias à mostra.

Calça skatista
CALÇA JOGGER CREPE, YEBO CALÇA THINA, CALÇA RETA SARJA PESPONTO AJUSTE TORNOZELO e CALÇA JEANS RETA COM ELÁSTICO

Tênis Para Skate

Para um autêntico estilo skatista, escolher o tênis certo é essencial. Na procura por um tênis para skate, escolha aqueles que possuem a sola reta e que tenham cores sóbrias - afinal, é para usar até rasgar.

Seja no modelo slip on ou no clássico com cadarço, a sola deve ser lisa para facilitar a aderência dos pés no skate. Se você procura um look mais retrô, uma boa aposta é optar por tênis com cano até o tornozelo.

Look Skatista Feminino

Look Skatista com Calça

Se está na dúvida, vai no clássico do estilo skatista. Uma boa camiseta com calça jeans e tênis, nunca falham. Para sofisticar o look, você ainda pode acrescentar uma jaqueta oversized.

Look skatista feminino com calça jeans
CALÇA JEANS RETA COM ELÁSTICO, T-SHIRT OVERSIZED ESTONADA GOLA REDONDA, ARAGÄNA TÊNIS MIRANDA M006 e JAQUETA DE COTELE OVERSIZED

Look Skatista com Bermuda

Para os dias de calor, uma boa aposta é a bermuda. Em um estilo andrógeno, a bermuda e a regata carregam um look super estiloso. Para acrescentar ainda mais poder no look, use uma camisa oversized colorida desabotoada por cima. Ela dará movimento e personalidade para o visual.

Look skatista feminino com bermuda
BERMUDA JEANS TIKTOK, REGATA BASIC VISCOSE, CAMISA OVERSIZED DE TRICOLINE e ARAGÄNA TÊNIS MIRANDA M002

Look Skatista com Moletom

O moletom, além de ser perfeito para os dias de frio e quando queremos um conforto extra, pode ser estilizado para o look skatista quando combinado com um tênis básico branco. A melhor parte desse look é poder usá-lo dentro e fora de casa.

Look skatista feminino com moletom
CALÇA JOGGER MOLETOM, TOP ESPORTIVO DE MOLETOM, MOLETOM FLANELADO COM CAPUZ e TÊNIS BÁSICO DETALHE COSTURA ZIG-ZAG
Estilo Skatista: Looks Para Se Inspirar