Como Usar Mix de Estampas | Dicas e Inspirações

Como Usar Mix de Estampas | Dicas e Inspirações

Assunto polêmico do dia: mix de estampas. Afinal, o que mais ouvimos por aí é que misturar padronagens é brega. Mas será mesmo?

O que importa pra gente é nos sentirmos livres para vestir o que quisermos. E as estampas podem nos ajudar quando queremos expressar nossa personalidade. Por isso, vamos te explicar tudinho sobre como combinar estampas sem medo. Vem ver!

Misturar estampa é brega?

Como fazer um mix de estampas?

O mix de estampas foi destaque nos desfiles Fall 2021 Couture de alta costura. A gente amou os looks floridos da Fendi e o mix de estampa com o clássico terninho xadrez da Chanel. E, como o que aparece nas passarelas logo domina as araras do mundo inteiro, vamos te ensinar como arrasar o mix de estampas, olha só:

  • Vista o que te faz sentir bem. A estampa pode transparecer sua personalidade e você pode amá-la, mas nem todo mundo pode gostar dela. E tá tudo bem. Não fique triste por isso, o que importa é como você se sente.
  • Na dúvida, comece por peças sutis. Se você acha que uma peça inteiramente estampada pode ser muita coisa para você, escolha um lenço ou outro detalhe estampado no look. Você também pode usar peças neutras por cima da padronagem, como um sobretudo ou jaqueta por cima de um vestido estampado.
  • Escolha estampas clássicas. Começar por um mix de estampa xadrez, listras ou bolinhas pode ser muito mais fácil do que combinar animal print, por exemplo.
  • Use as cores ao seu favor. Um truque para combinar estampas é ficar de olho na cor de fundo da roupa, buscando outras peças com estampas do mesmo tom e paleta. Por isso, use e abuse das cores!
  • Escolha padronagens de tamanhos diferentes. Para misturar estampas de mesma padronagem procure brincar com o tamanho das figuras. Assim você consegue dar destaque para a estampa com elementos de tamanho maior, enquanto a de tamanho menor serve como uma peça “neutra”.
  • Quebre regras. Nem tudo precisa combinar. A melhor parte das estampas é poder brincar com a individualidade de cada peça, e juntar duas padronagens diferentes pode te dar um look statement. Caso você queira minimizar o impacto visual, invista em um blazer de cor neutra ou um trench coat para uniformizar o look.
  • 3 Looks para começar

    Agora que você já sabe tuuudo sobre como fazer mix de estampas, chegou a hora mais divertida: montar os lookinhos. Vamos te dar 3 looks para você se inspirar:

    Mix de mesma estampa

    Lembra daquela dica de escolher padronagens de tamanhos diferentes? É exatamente isso que faremos aqui! Ao escolhermos uma parte de cima com bolinhas pequenas, a tornamos neutra, direcionando o olhar para a parte de baixo, onde a saia com bolinhas grandes ganha destaque. Além disso, o fundo da blusa tem a mesma cor do poá da saia, trazendo uniformidade para o look.

    Primeira modelo vestindo blusa estampada de poá e segunda modelo vestindo saia midi com fenda poá
    BLUSA ESTAMPADA DE DECOTE QUADRADO COM MANGAS BUFANTES e SAIA MIDI COM FENDA ESTAMPADA

    Mix de estampa e cor

    Para esse look, usamos as cores a nosso favor. Aqui, você pode usar de uma cor neutra ou colorida para ser apoio da sua peça estampada. Nesse look que montamos, começamos pela estampa da saia, que tem tons escuros e claros. Assim, escolhemos uma parte de cima neutra preta e completamos o visual com um blazer poá bege - que adivinha? Tem um tom parecido com o da saia. Olha como ficou:

    Primeira modelo vestindo blazer viscose poá, segunda modelo vestindo body de malha uma alça e saia midi estampada
    BLAZER LINHO COM VISCOSE POÁ, BODY DE MALHA UMA ALÇA e SAIA MIDI DRAPEADO LATERAL

    Mix de estampa com estampa

    Pode combinar estampa com estampa? Sim e deve! Essas produções são as mais divertidas de fazer. Para misturar estampas diferentes, você pode escolher peças que tenham alguma cor em comum, similar ou complementar.

    Por exemplo, uma blusa estampada com fundo rosa, fica incrível com uma saia estampada com apenas detalhes rosa. Outra opção é usar o fundo preto de uma blusa floral combinando com a linha do xadrez de uma saia.

    Dica: abuse de acessórios com cores neutras, como bolsas e echarpes, para deixar o look homogêneo.

    Primeira modelo vestindo blusa manga bufante estampada, segunda modelo vestindo camisa florida, saia estampa geométrica e bolsa tote preta
    BLUSA DECOTE QUADRADO MANGA BUFANTE, SAIA MAXI AMPLA VICHY, CAMISA ESTAMPADA COM BABADOS, ALLMOST VINTAGE SAIA TETRIS e BOLSA TOTE GRANDE MULTI ALÇAS

    Tem dúvida em quais são as estampas perfeitas para você? Essas dicas podem ajudar. Olha só:

    Tudo sobre estampa

    A primeira coisa que devemos notar na estampa é o tipo de característica e elementos que ela carrega. Assim fica muito mais fácil escolher os looks e pensar de que forma você pode combinar uma peça estampada. Preste atenção nesses elementos:

    Escala da estampa

    A escala determina o tamanho da padronagem da estampa, ou seja, se ela tem figuras pequenas, médias ou grandes. E por que isso é importante? Porque o tamanho da estampa influencia diretamente na ilusão de ótica!

    Uma estampa com elementos grandes, por exemplo, tende a dar a ilusão de maior volume na área em que é colocada. Por isso, é uma ótima dica para você que busca realçar alguma parte do corpo, como o quadril ou o busto.

    Escala da estampa

    Densidade da estampa

    A densidade da estampa é a que diz o quanto conseguimos focar nos elementos da padronagem. Ou seja, se consigo enxergar um elemento sozinho ou apenas sobreposições.

    Assim, uma estampa é considerada densa se temos dificuldade de focar em um único elemento, mantendo o nosso olhar em “movimento”. Já uma estampa com pouca densidade tem o efeito contrário e permite criar pontos focais. Desse jeito, se você quiser fixar o olhar em uma parte do corpo, escolha uma peça com pouca densidade.

    Densidade da estampa

    Contraste da estampa

    O contraste da estampa é determinado pela combinação de cores escuras e claras, além de dizer o quanto o elemento da estampa se mistura com o fundo. Assim, quanto menor o contraste da peça, mais fácil é de combinar com outras peças estampadas, já que ao se assemelhar com o fundo, cria um aspecto de textura e não ganha tanto protagonismo.

    Contraste da estampa

    Aleatoriedade da estampa

    A aleatoriedade da estampa é a que vai te dizer o quão organizado estão os elementos da padronagem. Ou seja, se a estampa tem linhas retas, tortinhas ou completamente bagunçadas. As estampas clássicas costumam ser mais ordenadas enquanto as mais criativas e incomuns costumam ser aleatórias.

    Aleatoriedade da estampa

    Tipos de estampa

    Os tipos de estampa são infinitos e é por isso que amamos. Há estampa para qualquer gosto. Separamos pra você aqueles que normalmente encontramos por aí, olha só:

    Estampa poá

    Muito além do biquíni de bolinha amarelinha, a estampa poá é um clássico. Amada pelos fãs do estilo vintage, ela pode ser de vários tamanhos e cores, o que nos dá liberdade para inúmeras combinações. Dá uma olhada nesses opções:

    Saia midi poá e blusa cropped manga longa poá
    SAIA MIDI ASSIMÉTRICA ALGODÃO ESTAMPADO e BLUSA CROPPED MANGA LONGA POA

    Estampa listrada

    A estampa listrada também é um clássico no mundo das padronagens. As mais famosas são as com listras preto e branco, ocupando o fundo de muitas blusinhas e vestidos por aí.

    Muscle tee listrada e cardigan listrado
    T-SHIRT MUSCLE TEE LISTRADA e CARDIGAN DE ALGODÃO ORG NICO LISTRA FINA

    Estampa geométrica

    A estampa geométrica é aquela que não tem regra. Pode ser feita de formatos quadrados, triangulares e até arredondados. Abstrata ou não, podem fazer parte de um look statement e fica ótima em camisas. Olha essas opções de blusas geométricas:

    Camisa estampada e casaco tricot geométrico
    CAMISA ESTAMPADA MANGA 7/8 e CASAQUETO TRICOT ESTAMPA GEOMÉTRICA

    Estampa xadrez

    Por aqui temos uma quedinha pela estampa xadrez. Pode ser o estilo vichy, pied-de-poule ou príncipe de gales, sempre buscamos por alguma blusa ou camisa xadrez para ser aquela peça especial do guarda-roupa. E o melhor? Poder combinar várias de suas estampas em um só look.

    Camisa vichy e blazer xadrez preto
    CAMISA EM VICHY COM GOLA MAXI e BLAZER XADREZ LEVE AMARRAÇÃO

    Estampa floral

    A estampa floral é sempre uma boa escolha e já virou item indispensável no nosso guarda-roupa na primavera e no ano inteiro.

    Se você preferir looks clássicos e neutros, aposte em estampas florais com fundos neutros, como o preto e o branco. Mas se você é do time que ama cores, combine a estampa floral com peças de cores parecidas à padronagem. Temos certeza que assim será muito mais fácil.

    Blusa florida com babados e saia vintage florida
    BLUSA ESTAMPADA COM BABADOS e ALLMOST VINTAGE SAIA LE VIN RONGEANT

    Estampa animal print

    Zebra, onça, cobra, leopardo e até girafa, a estampa animal geralmente aparece nos tons terrosos e amarelados. E sim, a gente sabe que pode ser ousada, mas há muitas maneiras de trazer sutileza para o look, como escolher uma estampa em conjunto com um look neutro. A gente adora essa opção animal print oncinha, dá uma olhada:

    Blusa manga bufante de oncinha e suéter de tricot onça
    BLUSA CROPPED MANGAS BUFANTES ESTAMPADO e SUETER DE TRICOT PESADO TEXTURAS ONÇA
    COMO USAR MIX DE ESTAMPAS | DICAS E INSPIRAÇÕES