Como Usar Estampa Xadrez | Dicas e Inspirações

Como Usar Estampa Xadrez | Dicas e Inspirações

Há quem diga que a estampa xadrez é só para a festa junina, mas a gente está aqui para derrubar esse mito e mostrar porque ela é uma das nossas favoritas. Vem que a gente te conta tudo sobre essa estampa atemporal e como montar looks incríveis com ela.

O que é Estampa Xadrez?

Uma das padronagens mais comuns, a estampa xadrez, recebe esse nome justamente por lembrar um xadrez de tabuleiro - sim, aquele dos quadradinhos pretos e brancos. Sua forma geométrica permite brincar com espessuras de suas linhas cruzadas, cores e contrastes, dando a ilusão de ótica que aumenta e diminui profundidades. Além de ser uma super peça-chave no seu armário.

Como surgiu a estampa xadrez?

Apesar de lembrarmos do xadrez só na festa junina (saudades), ele tem uma origem muito mais antiga. A estampa se popularizou nos anos 20 e com o movimento punk/grunge, mas a sua verdadeira origem vem da Escócia do século 16. Naquela época, os regionais usavam suas saias “tartan” - o que a gente reconhece como o clássico xadrez vermelho - para se proteger do inverno violento. Essa peça era formada por vários materiais diferentes, coloridos e tecidos em um padrão listrado.

Com o passar do tempo, essa padronagem foi sendo adaptada por diversos estilos e tribos até ser o xadrez que a gente conhece (e ama) hoje.

Estampa Xadrez Retrô

As suas cores começaram a ser cada vez mais diferentes e suas padronagens também. Os anos 60 ficaram marcados pelas saias e vestidos xadrez, geralmente compostos por variações de duas cores primárias. A estampa acompanhava as saias rodadas pin-up e as clássicas saias colegiais. Nem precisa falar que a gente adora esse estilo retrô e se inspira nele até hoje, né?

Estampa Xadrez Punk

Depois de um tempo em que a estampa já estava bem disseminada, ela se tornou peça característica da tribo punk. Lembra do tartan? Então! Esse típico xadrez vermelho ganhava destaque nas camadas de sobreposição do look punk.

Aqui ele voltou a aparecer em flanela e acompanhado de outras peças super características da época - jaquetas de couro, coturnos, spikes, calças rasgadas e tudo do universo que trazia um “ar de rebeldia”.

Tendências Quando O Assunto É Estampa Xadrez

Não é novidade que esse conjunto de quadrados sempre foi inspiração para vários estilistas da alta costura. Nas coleções pre-fall de 2021, a estampa dominou as passarelas ao redor do mundo - Chanel e Casablanca trouxeram em seus desfiles peças com as padronagens quadradinhas mais diferentes possíveis.

Agora que você já sabe tudo sobre a história dessa estampa-chave, vamos te mostrar os mais variados tipos de padronagens possíveis. E claro, provar que o xadrez foi e ainda é tendência para todos os estilos fora da passarela. Vem ver:

Xadrez Vichy

Essa estampa, lembrada como “toalha de piquenique” por ser frequentemente encontrada em vermelho e branco, era produzida em Vichy, na França.

É impossível pensar nesse tecido e não lembrar dos clássicos looks dos anos 50 a 80. Saias, calças e vestidos xadrez usados por Marilyn Monroe, Princesa Diana e a musa francesa do Vichy, Brigitte Bardot. Além do icônico vestido Vichy com camisa branca de Dorothy em Mágico de Oz.

Hoje essa estampa traz a forte personalidade das grandes mulheres que o usaram. Ao mesmo tempo que o tecido pode ser statement, o xadrez traz a delicadeza que você estava procurando. Confira:

SAIA MAXI AMPLA VICHY e BLUSA VICHY MANGA CURTA COM PREGAS

Xadrez Príncipe de Gales

A padronagem de Príncipe de Gales, com cores sóbrias e geralmente acinzentadas, é comumente usada por quem busca por maior elegância e formalidade. O tecido em nome dado em referência ao príncipe de Gales, Edward VII. Ele usava tanto, mas tanto, que acabou criando uma forte tendência na moda masculina na época.

Atualmente, o xadrez príncipe de gales já é comumente usado por todos os gêneros e encontrado em diversos tecidos, além de ser recorrente na alfaiataria. Ele é essencial para aquele momento que temos que nos vestir formalmente e não queremos pensar muito no que usar. Se você quer uma peça-chave requintada e simples no seu guarda-roupa, é nesse tecido que deve apostar. Olha esse modelo aqui:

VESTIDO COM SAIA TRASPASSADA

Xadrez Pied-de-poule

O “quebrado” padrão xadrez com certeza é o mais elegante de todos. E adivinha? Sim, é mais um com origem escocesa. O xadrez carrega esse nome por lembrar um dente de cachorro. Era usado por quem queria criar uma ilusão de ótica - já que de longe, suas cores se misturavam, fazendo a figura parecer mais distante.

Nos anos 50 ganhou força com os terninhos de Christian Dior e depois disso foi muito usado como estampa de várias peças de lã. Por isso, fica a dica: uma blusa xadrez pied-de-poule no inverno é tu-do.

SUETER DE JACQUARD PIED DE POULE

Looks Com Estampa Xadrez

Depois dessa imersão nas mais diferentes estampas de xadrez, você está pronta para tirar sua blusinha do armário e criar looks incríveis. Ou melhor, se inspirar e se apaixonar pelas peças que separamos pra você. Confere aí:

Xadrez Monocromático

Destaque dos desfiles de 2021, além do xadrez, foi a tendência de peças monocromáticas. Agora, imagina um visual todinho xadrez e monocromático? Amamos.

Peças de uma só cor e estampa criam um aspecto visual incrível. Você pode achar que são apenas para pessoas ousadas e corajosas, mas a gente garante que é um jeito de tornar o look estiloso de maneira super simples e elegante. Para quem busca um conforto extra, looks que carregam o xadrez em um tecido leve são a aposta:

BLAZER XADREZ LEVE AMARRAÇÃO, SHORTS XADREZ CLASSIC, MACACÃO XADREZ PANTALONA e REGATA XADREZ COM BABADOS

Xadrez e Calça Jeans

Esse é o visual que pode desenterrar aquela blusa xadrez esquecida no fundo do armário. A gente ama um clássico e uma aposta simples: a calça jeans. É para todos e qualquer tipo de clima (seja de São João ou não).

Aqui, não tem segredo: uma boa calça jeans com lavagem azul ou preta vai dar o destaque para todo o estilo que o xadrez carrega. E o melhor, de uma forma casual e confortável.

CAMISA DE CHIFFON COM BABADOS, CALÇA JEANS SLIM COM PREGA CENTRALIZADA e BOTA BÁSICA SALTO BLOCO

Xadrez e Bota

Uma bota acompanha qualquer look. Quando falamos em xadrez, é o match perfeito! Usando calça ou vestido, é uma peça curinga, principalmente no frio.

O combo vestido xadrez + bota traz o ar “country”, mas não perde sua delicadeza. Esse conjunto permite brincar com todos os tipos de comprimento de vestido, assim como as várias alturas de cano de bota.

Dica: uma bota branca traz modernidade por meio da simplicidade e dá um up no visual. Se você estava procurando um jeito diferente de usar bota no inverno, essa dica é pra você.

VESTIDO LONGO BABADOS COM AMARRAÇÃO e BOTA BÁSICA SALTO BLOCO

Veja também como Web Story

Como Usar Estampa Xadrez | Dicas e Inspirações