Orgasmo Feminino: Conheça os 12 Tipos de Orgasmo Feminino

Orgasmo Feminino: Conheça os 12 Tipos de Orgasmo Feminino

Chegar lá, clímax, hora H, gozar e mil outros nomes para o pico de prazer que é o orgasmo. Apesar de tudo de bom e maravilhoso, essa palavra pode ser sinônimo de ansiedade para muitas mulheres. Por diversas razões e tabus, o orgasmo feminino tornou-se esse aspecto quase místico e “inatingível”. Com cada vez mais discussões sobre libertação sexual das mulheres a ideia de ficar sem gozar começou parecer cada vez mais inaceitável. Só que não existe apenas um jeitinho de “chegar lá”, muito pelo contrário, trouxemos mais de 10 tipos de orgasmos femininos e algumas dicas de como ter seu momento de prazer - sozinha ou acompanhada. Vem ver:

Você Merece Mimos na Black Friday

Novembro chegou e isso quer dizer que é tempo de Black Friday! Garanta mimos de moda, beleza e casa com os descontos de Black Friday da AMARO!

O QUE É ORGASMO?

EXISTE DIFERENÇA ENTRE GOZAR, EJACULAR E TER UM ORGASMO?

A DIFICULDADE DE CHEGAR LÁ

Vire e mexe alguma pesquisa científica sobre sexualidade feminina é divulgada com resultados alarmantes mas que já não chocam quase ninguém: existem muitas e muitas mulheres que nunca chegaram a ter um orgasmo.

Uma pesquisa de 2018, publicada na revista norte-americana Archives of Sexual Behavior, conclui que apenas 65% das mulheres heterossexuais e 66% das mulheres bissexuais atingem o clímax durante o sexo, já mulheres lésbicas têm uma taxa de orgasmos bem maior com 86%. O que deixa um pouco implícito que o problema não é com a anatomia feminina, rs.

Mulheres brasileiras têm uma experiência similar, infelizmente. Uma pesquisa do Projeto de Sexualidade da Universidade de São Paulo (Prosex), realizada em 2016, ouviu mais de 3 mil participantes de todo o país e concluiu que 43% das mulheres têm dificuldade (de leve à grave) de chegar ao orgasmo.

As razões variam entre tabus aprendidos quando crianças, falta de masturbação, parceires “ruins”, transtornos como vaginismo ou dores durante a relação e bloqueios psicológicos. A própria ansiedade envolta do orgasmo atrapalha muita gente a de fato aproveitar o momento e chegar ao clímax, afinal não gozar é ruim mas se sentir culpada por isso é pior ainda.

COMO CHEGAR AO ORGASMO

Para atingir o orgasmo é preciso de acúmulo de tensão e excitação. Parece simples? Pode ser. No entanto, a principal dificuldade de muitas mulheres é sentir prazer suficiente durante a relação e estar presente no momento para que tenha carga o suficiente para atingir um orgasmo.

Para quem nunca chegou lá, é importante se voltar para o próprio corpo. Explore e conheça ele, descubra o que te excita e o que você não gosta. Os vibradores são ótimos aliados nesse momento. É muito importante ter uma sexualidade positiva para estar aberta a novas experiências e de fato, chegar lá. Uma auto massagem com óleos lubrificantes também pode fazer maravilhas, utilize esse momento para se amar um pouquinho e veja onde isso pode te levar.

BENEFÍCIOS DO ORGASMO

A lista de benefícios do orgasmo pode ser bem longa, mas aqui vamos resumir em 5 vantagens de ter um orgasmo:

1- DIMINUI ANSIEDADE, ALIVIA TENSÃO

Se o orgasmo é uma descarga de energia, durante o processo nós aliviamos diversas travas emocionais, estresse e tensões. Depois do clímax, vem um profundo senso de relaxamento que ajuda - e muito - a lidar com as ansiedades. A “clareza mental" a que muitos se referem depois de chegar lá, vem desse momento em que descarregamos alguns bloqueios e ficamos menos ansiosos. A liberação de hormônios também auxilia a regular o estresse.

2- MELHORA O SONO

Não é só na sonequinha de conchinha que o orgasmo ajuda. A sensação de relaxamento depois do clímax auxilia muito quem tem dificuldade de dormir. A liberação de endorfinas e a ativação de neurotransmissores aumenta a qualidade do sono de forma prolongada - e não só no dia em que teve o orgasmo.

3- AUMENTA A IMUNIDADE

Uma pesquisa da Wilkes University dos Estados Unidos concluiu que uma vida sexual ativa aumenta o nível de anticorpos conhecidos como IgA. Eles são responsáveis pela imunidade corporal contra gripes, infecções e resfriados.

4- PELE E CABELO MAIS BONITOS

Quem diria que ter um orgasmo pode ser parte da sua rotina de beleza? Pois é, durante o clímax nosso corpo libera substâncias que ajudam a deixar a pele e cabelo mais viçosos e brilhantes. Sem falar que o estímulo da circulação sanguínea durante o sexo dá um brilho natural para todo o corpo, deixando com uma aparência mais saudável.

5- AUMENTA A AUTOESTIMA

Pode parecer um pouco mais subjetivo, mas esse momento de conexão com o próprio corpo tem resultados positivos e aumenta a autoconfiança da mulher. Valorizar seu prazer, se expressar sexualmente sem amarras e estar presente no momento deixa a autoestima lá em cima.

ZONAS ERÓGENAS FEMININAS

Para chegar no orgasmo é preciso acumular excitação, certo? Para isso é necessário estimular as zonas erógenas, ou seja, pontos ricos em terminações nervosas. E não estamos falando só de preliminar. O sexo como um todo deve explorar esses pontos para que se tenha prazer e, finalmente, chegue ao clímax.

É importante deixar claro que todos temos zonas erógenas similares, mas cada um tem as próprias preferências. Uma mulher pode gostar que um determinado ponto seja estimulado, enquanto outra não.

As principais zonas erógenas femininas são:

  1. Lábios
  2. Nuca e pescoço
  3. Orelhas
  4. Seios e em volta deles
  5. Umbigo
  6. Lateral do corpo
  7. Pés
  8. Mãos
  9. Parte interna da coxa e atrás dos joelhos
  10. Virilha
  11. Clitóris
  12. Ponto A
  13. Ponto G
  14. Ponto U
  15. Bumbum e anus

TIPOS DE ORGASMO FEMININO

Vamos para a parte divertida. Não existe apenas um tipo de orgasmo feminino, tão pouco ele acontece de forma idêntica para cada mulher. A intensidade e a manifestação dele muda muito de uma para outra. Mas aqui trouxemos 12 tipos de orgasmos femininos listados inicialmente pelo instagram Vulva Livre. Olha só:

Vulva feminina

ORGASMO CLITORIANO

É por aqui que a brincadeira começa. O clitóris é a porta de entrada para o orgasmo feminino. Sua função é unicamente dar prazer e, para isso, basta estimular do jeito que você quiser: boca, dedos e brinquedinhos.

ORGASMO CERVICAL

O orgasmo cervical acontece no colo do útero e é atingido por meio da penetração mais profunda. Pra isso, um brinquedinho ou um parceire em que você confia pode te ajudar a atingir esse orgasmo. No entanto, esse processo demanda que a penetração atinja pontos e ângulos específicos que variam de corpo para corpo. Então explore seu corpo e as melhores posições para você ter um orgasmo cervical.

ORGASMO PONTO G

Ah, o queridíssimo ponto G... Ele é tão famoso que existem vibradores exclusivos para estimular essa parte do corpo feminino. Ele fica na vagina, na “parede superior”. Ao ser estimulado, você vai notar que ele infla e te leva a um orgasmo digno da fama desse ponto erógeno.

ORGASMO PONTO U

O orgasmo ponto U é o clímax atingido na estimulação da uretra feminina. Sim, parece esquisito. Ele não deve ser penetrado, mas a estimulação com cuidado por fora leva à estimulação sanguínea da área e consequentemente ao orgasmo. É uma das formas em que acontece a ejaculação feminina.

ORGASMO PONTO A

Esse sim é um ponto difícil de alcançar. Ele costuma ficar na mesma “parede” que o ponto G, porém, mais para dentro. ele não tem uma textura diferente do resto do canal vaginal e por isso encontrar o lugar certo demora um pouco, mas estudos já comprovaram que o resultado da sua estimulação lava a um orgasmo mais intenso que o ponto G.

ORGASMO COMBINADO

O orgasmo combinado é quando duas ou mais zonas erógenas são estimuladas até levar ao orgasmo. Penetração + estímulo de clítoris, por exemplo, pode levar a um orgasmo combinado incrível. Os vibradores também são perfeitos para exercitar esse tipo de clímax.

ORGASMO MÚLTIPLO

O orgasmo múltiplo é quando ocorre mais de um orgasmo, um seguido do outro. É bem mais potente e é frequentemente descrito como ondas orgânicas, uma imediatamente depois da outra. Para chegar nele, é preciso conhecer muito bem o próprio corpo, estar em um momento relaxado e estimular diversas zonas erógenas ao mesmo tempo.

ORGASMO ANAL

Aqui não é exclusivo para mulheres. O orgasmo anal poder ser experienciado por qualquer um e geralmente acontece a partir da penetração anal combinada com o estímulo de alguma outra zona erógena.

ORGASMO DOS MAMILOS

Um estudo feito concluiu que a estimulação correta dos mamilos ativam uma parte do cérebro chamada córtex sensitivo genital - a mesma área ativada quando a parte genital do corpo é estimulada. Isso pode levar ao orgasmo, claro. Mas é bem importante ressaltar que os mamilos femininos são uma região sensível e não devem ser estimulados de qualquer jeito.

ORGASMO SONHANDO

Sim, orgasmos em sonhos também são possíveis. Sonhos eróticos podem levar ao clímax só com estímulo cerebral. Aqui, não temos muito controle de quando isso acontece e como, mas é sempre muito bem-vindo.

ORGASMO DURANTE ESPORTES

Não é toda mulher que consegue atingir um orgasmo enquanto pratica esporte. No entanto, uma pesquisa da Universidade de Indiana, concluiu que um terço das mais de 300 mulheres entrevistadas entre 18 e 63 anos já alcançaram o clímax durante a prática de exercícios e pelo menos 60% já tiveram prazer sexual enquanto se exercitavam. Mesmo sem um clima erótico ou intenção, o orgasmo é atingido por conta da estimulação da musculatura do core e da alta liberação de endorfinas.

ESR - RESPOSTA SEXUAL EXPANDIDA

A Resposta Sexual Expandida é o nirvana dos orgasmos. Não há muitos estudos ainda sobre esse fenômeno, mas o ESR acontece com ativação simultânea de diversas terminações nervosas e está muito relacionado à prática do sexo tântrico. As descrições são de orgasmos múltiplos intensos e prolongados e uma verdadeira experiência extra-corpórea.