Moda Atemporal Feminina: Conheça Peças e Se Inspire com Looks

mulher em primeiro plano vestindo trench coat, item da moda atemporal

Sabe quando você está revisitando fotos antigas do álbum de família e percebe que alguns looks da sua mãe, tia ou avó poderiam facilmente serem usados no dia de hoje? Então! Repare, temos certeza que esses looks foram montados com peças clássicas e fazem parte da moda atemporal.

https://giphy.com/gifs/hallmarkmovie-hallmark-christmas-on-honeysuckle-lane-miracle-of-F0OK2eUsxxbE5bJ9Xd
Giphy

Pode ser uma calça jeans de cintura alta, uma boa camisa branca ou um cardigan. Independente do período em que essas peças foram usadas, sempre serão aquelas curingas do guarda-roupa prontas para serem vestidas em qualquer ocasião, deixando o visual elegante e minimalista.

A moda sempre está em transformação, refletindo nossos comportamentos e os momentos que vivemos. Por isso, pode até parecer contraditório falar de uma moda atemporal, que prevalece ao decorrer dos anos. Mas te garantimos, essas peças têm a própria voz e conseguem ser usadas de geração em geração, sendo usadas até mesmo com tendências que vão e vem.

Também não podemos deixar de falar sobre como a pandemia influenciou a forma como nos vestimos, fazendo repensarmos a forma como consumimos. Portanto, se antes já nos importávamos com a origem, qualidade e conforto das roupas que usávamos, hoje tudo isso é ainda mais relevante.

A moda atemporal se torna uma solução para a busca de uma moda sustentável, confortável e que desperta o melhor de nós mesmas.

Se você está curiosa para conhecer mais sobre esse conceito ou se inspirar em looks feitos com peças básicas, listamos tudo o que você precisa saber. Vem ver:

O Que Significa Moda Atemporal?

Moda Atemporal - AMARO

No dicionário, atemporal significa aquilo que não pode ser controlado pelo tempo. Então, na mesma linha de raciocínio, a moda atemporal nada mais é do que um estilo que supera tendências e a passagem dos anos, conseguindo se manter um clássico. Fazem parte dessa moda as peças que eram usadas há 50 anos, são usadas ainda hoje e ainda poderão ser vistas nas ruas e vitrines daqui muitos anos.

Como exemplo de peças da moda atemporal, podemos citar a calça jeans reta, camiseta branca, camisas e um bom conjunto de alfaiataria. Mas afinal, será que existe uma fórmula atemporal que torna todas essas peças clássicas?

Para responder essa pergunta, podemos dizer que o que torna uma roupa atemporal é o número limitado de detalhes que a compõem, fazendo com que a peça se torne irreverente e elegante. Pode perceber, apenas um jeans e uma camiseta tem o poder de compor desde os looks casuais até os mais elegantes.

Com o lançamento de coleções a todo momento e o aparecimento de novas tendências a cada trend do TikTok, pode parecer que a moda atemporal vai na contramão de tudo o que vivemos hoje. E de fato, esse estilo representa quem busca um novo modo de consumo que se aproxima do slow fashion e procura por peças que ultrapassem as sazonalidades, diferente das tendências que vemos perdendo sua força ano após ano.

Mas não se engane, as tendências podem conviver com peças atemporais e montarem looks incríveis juntas. Isso porque a moda atemporal permite que suas roupas sirvam de base para terceiras peças e acessórios do momento.

Vantagens da Moda Atemporal

Nós sempre estamos mudando, e, consequentemente, a forma como nos vestimos também. Mais do que apenas visuais clássicos, a moda atemporal representa um conjunto de valores que passamos a apreciar e exigir.

Além da intenção de se fazer presente em qualquer ocasião, não se tornar obsoleta e gerar o menor impacto no planeta possível, também podemos destacar algumas das suas principais vantagens:

  • Maior qualidade e durabilidade. Muitas das roupas desse estilo, além de esteticamente representarem atemporalidade, são produzidas com materiais refinados e feitas para durar. Assim, com uma maior qualidade, desgastam menos ao decorrer do tempo e lavagens.
  • Versatilidade. As peças da moda atemporal podem ser usadas em qualquer estação do ano e combinadas com diferentes estilos e tendências.
  • Sustentabilidade. Por prezarem por uma cadeia produtiva sustentável e nunca saírem de moda, essas peças possuem um ciclo de vida muito maior, evitando o constante descarte de roupa e diminuindo o impacto no meio ambiente.
  • Elegância em um piscar de olhos. Com um guarda-roupa composto por peças da moda atemporal, fica fácil criar looks elegantes e com classe. Isso porque esse estilo tem o poder de naturalmente elevar os visuais com as peças básicas.
  • Mais tempo para você. As roupas da moda atemporal feminina, além de poderem ornar entre si sem muito esforço, te ajudam a diminuir o tempo com o qual você passa se arrumando.

Como Montar um Guarda-roupa Atemporal?

Se você já está convencida de que a moda atemporal pode mudar o seu estilo para melhor, vamos te ajudar a montar o guarda-roupa perfeito. Para isso, anote tudo o que não pode faltar:

  • Aposte em básicos. Você precisa de uma base de peças que possam ser facilmente combinadas. Por isso, aposte em uma variedade de t-shirts e modelos de calças jeans ou de alfaiataria.
  • Cores neutras. A maneira mais fácil de manter o seu guarda-roupa atemporal é investir em cores sóbrias. Na dúvida, escolha as roupas de cor preta, branca, cinza e bege.
  • É tudo sobre o caimento perfeito. Conhecer o seu tipo de corpo é essencial na moda atemporal. Dessa forma, você consegue escolher as roupas ideais para destacar sua silhueta e que façam com que você queira vesti-las durante muitos anos.
  • Invista em peças de qualidade. Melhor do que precisar repor aquela camiseta branca por desgaste todos os anos, é não precisar se preocupar com isso nunca mais. Para isso, é importante investir um pouco mais para ter peças que durem muito tempo.

Agora que você já anotou as dicas essenciais para montar um guarda-roupa atemporal, dá uma olhada nas peças must-have da moda atemporal:

8 Peças Atemporais Femininas

Camiseta Branca

Camisa de Botões

Cardigan

Suéter

Blazer

Jaqueta de Couro

Calça Jeans

Calça de Alfaiataria

5 Looks Versáteis de Moda Atemporal

Looks com Jaqueta de Couro

Looks com Calça Alfaiataria

Look com Blazer

Look com Calça Jeans

Look com Camiseta

Curtiu conhecer sobre Moda Atemporal? Então compartilhe com a gente nos comentários o que achou desse estilo e não deixe de conferir nossa nova coleção de básicos essenciais: Special Edition.