Looks Coloridos Sem Medo: Como usar, Dicas e Mais

Looks Coloridos Sem Medo: Como usar, Dicas e Mais

Apesar de amarmos o preto e o branco, as cores da estação que está por vir chama nossa atenção. Seja nos vídeos virais do TikTok ou nas peças conceituais da Jacquemus, as peças coloridas são alerta de tendência! Por isso, separamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto para abusar dos looks coloridos sem medo e arrasar nessa primavera e verão. Vem ver.

Look colorido RuPauls

Como Usar o Círculo Cromático

Se você conhece a teoria das cores, sabe que ela nada mais é do que a ciência e a arte de trabalhar com as cores. Ciência porque é ela que estuda a forma como percebemos e reagimos às cores e arte porque permite que a gente use combinações harmônicas que transmitem o que a gente quer comunicar. Bonito né?

Para começar nessa jornada colorida, entender o círculo cromático é o que pode fazer a diferença na montagem dos looks.

Desenhado por Isaac Newton entre o século XVII e XVIII, o círculo cromático compreende 12 cores: 3 cores primárias, 3 secundárias e 6 terciárias. Se você não prestou atenção suficiente nas aulas da escola, a gente explica rs:

  • Cores primárias: amarelo, azul e vermelho
  • Cores secundárias: verde, laranja e roxo
  • Cores terciárias: mix criado pelas cores primárias e secundárias, como o verde-água.
  • Outra coisa muito interessante do círculo cromático são as combinações dos esquemas de cores. Inicialmente usados por designers no marketing, os esquemas ajudam a descobrir quais cores melhor combinam umas com as outras. Mas, adivinha? Isso é super útil para os nossos lookinhos também.

    As cores complementares são aquelas opostas dentro do círculo cromático. Entre as cores há um forte contraste e nem sempre uma combinação tão óbvia e por isso a-ma-mos. Já as cores análogas são aquelas próximas umas das outras no círculo, como o vermelho e o laranja. Esse é o grupo perfeito para te dar ideias de looks monocromáticos.

    Círculo cromático, cores complementares e cores análogas

    Dica: se dividir o círculo cromático no meio, você ainda consegue separar as cores quentes (vermelhas, amarelas e laranjas) das frias (azuis e roxas) e entender melhor quais são as cores da sua coloração pessoal, além de combiná-las.

    Para te inspirar, separamos algumas ideias de looks, olha só:

    Looks com Cores primárias

    Além de usar as cores primárias vermelho e amarelo, esse visual é uma combinação quente - ou seja, para quem tem a coloração pessoal com a pele quente é uma super aposta.

    Look colorido cores primárias
    SUÉTER TURTLE NECK e SHORTS CINTURA SUPER ALTA ALFAIATARIA

    Looks com Cores Secundárias

    De primeira, a cor verde e roxa pode não fazer tanto sentido juntas, mas a gente garante que é um super match. Esse é o tipo de look que pode te acompanhar durante a noite ou dia.

    Look colorido cores secundárias
    BLUSA CROPPED DECOTE AMARRAÇÃO e CALÇA JOGGER COM BARRA DE ELÁSTICO

    Looks com Cores Complementares

    Do lado oposto do círculo cromático, o verde e o rosa são uma das combinações perfeitas e a cara da primavera. A calça rosa, apesar de parecer arriscada, é aquela peça essencial para se ter no armário, pois serve para looks com apenas um ponto de cor ou completamente coloridos.

    Look colorido cores complementares
    REGATA BÁSICA OMBRO DESLOCADO e CALÇA PANTALONA COM FAIXA

    Looks com Cores Análogas

    Uma do ladinho da outra no círculo cromático, as cores verde claro e verde escuro compõem um look análogo super tendência e monocromático. Se você escolher cores sóbrias, se torna um ótimo visual até mesmo para o trabalho.

    Look colorido cores análogas
    BODY DE MALHA ALÇAS LARGAS e CALÇA SLIM COM CORDÃO TORCIDO

    Tipos de Looks Coloridos

    Você deve ter percebido que quando o assunto é cor, poderíamos ficar conversando pra sempre. Para te dar mais dicas sobre a nova tendência, dá uma olhada nos tipos de looks coloridos que você pode montar:

    Look Monocromático

    Inteirinho de uma cor só, o look monocromático pode ser composto por uma só cor ou por cores análogas. Para o verão, a tendência são os looks pinks, olha essa referência:

    Look colorido monocromático rosa
    CALÇA SLIM TRICOLINE CINTURA DE ELÁSTICO

    Look Candy Color

    Direto do Pinterest e da confeitaria, as candy colors são os tons suaves de amarelo, azul, rosa e lilás. Os tons pasteis são perfeitos para as pessoas que não gostam tanto das cores escuras e ideais para quem tem a paleta verão na coloração pessoal.

    Look colorido candy color
    TOP CROPPED TRICOT CANELADO e CALÇA SLIM ELÁSTICO COSTAS TIKTOK

    Look Color Block

    Os looks color block nada mais são do que a combinação de blocos de cores vibrantes e lisas. Lembra das cores complementares? Essa é a tendência perfeita para você abusar dos seus conhecimentos sobre círculo cromático e criar combinações impactantes e cheias de originalidade.

    Look colorido color block
    BODY COM CUT-OUT NO COLO e CALÇA JOGGING ESSENTIAL

    Look Tom Sobre Tom

    O “ton sur ton” ou o famoso tom sobre tom é a combinação de cores com tons próximos. Aqui também é uma ótima oportunidade para usar as cores análogas do círculo cromático. Para começar, você pode escolher uma cor e combiná-la com o seu tom mais escuro ou mais claro.

    Look colorido ton sur ton
    REGATA MUSCLE EM TRICOT e CALÇA RETA PREGAS

    Look Estampa Colorida

    Polêmicas e ousadas, as estampas não podiam fugir desse assunto. Para quem ama um look diferentão, uma ótima dica para fazer um mix de estampa bem colorido é combinar uma peça lisa com uma cor presente na padronagem. Olha esses visuais:

    Look colorido com estampa de cogumelo
    BLUSA ESTAMPADA COM MANGAS BALÃO e SAIA MIDI CAMADAS CÓS ELÁSTICO
    Look colorido com estampa vermelha
    CONJUNTO TRICOT REGATA E SOBREPOSIÇÃO MANGA BUFANTE e SAIA MIDI CLOCHARD PALA ELÁSTICO EMBUTIDO

    Look Tie Dye

    O surto da quarentena, o tie dye teve o ápice da sua tendência lá nos anos 60 com os hippies e voltou a aparecer atualmente nos looks das fashion girls. Para quem gosta de tons vibrantes e um estilo good vibes, é a aposta certa.

    Look colorido tie dye
    MOLETOM TIE DYE COLORIDO e CALÇA MALHA TIE DYE

    Tendência Kidcore

    Por último, mas não menos importante, a tendência kidcore nasceu na pandemia com a tentativa de resgate das lembranças dos anos 2000. Com tons de cores vibrantes, acessórios fofos e makes super imponentes, o kidcore nos permite reviver aquela criança dentro da gente criando looks super coloridos.

    Para aderir a tendência, invista em minissaias, calças de cintura alta, croppeds justos ao corpo e acessórios coloridos.

    Tendência kidcore, cores e acessórios
    YEBO JAQUETA TONIA, YEBO SAIA KADI e KIT 3 ARGOLAS FOHEADAS PINGENTE MURANO
    Tendência kidcore, cores e acessórios
    COLAR MIÇANGAS COM BÚZIO ESMALTADO e T-SHIRT SLIM BECAUSE I'M HAPPY
    Looks Coloridos Sem Medo: Como usar, Dicas e Mais